A Liderança em Gestão de Projetos
Por: Rimoli • 4/3/2023 • Trabalho acadêmico • 4.201 Palavras (17 Páginas) • 59 Visualizações
LIDERANÇA EM GESTÃO DE PROJETOS
Marcelo Rímoli Martins Santos
Curso de MBA em Gestão de Projetos
Polo de Indaiatuba, SP
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da liderança em Gestão de Projetos. Em qualquer área ou ramo de atividade, são desenvolvidos projetos, até mesmo em nossa vida pessoal. Para um gestor de projetos obter sucesso e alcançar os resultados devidos a ele, é necessário saber liderar, essa fusão é importante para alcançar as metas desejadas. Com as técnicas de recursos humanos e liderança, somando-se as ferramentas de gestão de projeto, pode se alcançar bons resultados no projeto. Identificando os temas, gestão de pessoas e gestão de projetos, conclui-se a necessidade de juntar os dois temas para o sucesso na entrega de um projeto. Considerando a necessidade de realizar bons projetos com equipes multifuncionais, é preciso identificar e aplicar as ferramentas de Liderança, para que o gestor de projetos possa alcançar os resultados independente da equipe de trabalho. É necessário identificar as necessidades pessoais, habilidades e deficiências das equipes de trabalho, afim de extrair o melhor resultado dos liderados.
Para muitos Líderes de Projetos, a responsabilidade dele se restringe somente a cuidar do Cronograma, Custo e Qualidade na entrega do projeto, no entanto um líder que tem dificuldade em desenvolver habilidades de Liderança, tem dificuldades na condução do projeto. O Líder de Projetos precisa entender que ele precisa conseguir se comunicar com vários níveis hierárquicos e ter a capacidade de um negociador, pois durante a fase de projetos, ele irá precisar resolver questões de outros membros da equipe que precisam entregar suas tarefas para sucesso do projeto.
Conclui-se que todo profissional que se prepara para ser um líder, gestor ou gerente de projetos, necessita se preparar para ser um líder, mesmo com o desafio de muitas vezes não estar acima da equipe de forma hierárquica, mas precisará desenvolver bom relacionamento e ser um profissional influente para conduzir o projeto.
INTRODUÇÃO
Liderança em gestão de projetos é um tema no qual quando ouvimos falar, nos parece ser algo óbvio. No entanto a liderança por vezes é ignorada, por se entender que cada membro da equipe de projeto tem a sua própria responsabilidade para cumprir o que lhe foi designado, no entanto, em projetos, as coisas não acontecem como deveriam ser na teoria, e dessa forma aparece à necessidade de um gestor que tenha perfil e habilidade de líder para organizar as questões que fogem à normalidade.
Os projetos são planejados e executados pelas empresas a fim de criar novos serviços e produtos, implementando inovações no mercado. Projetos são milenares, se considerarmos grandes cidades antigas, e alguns monumentos históricos como pirâmides do Egito e a grande muralha da China. No entanto, com o passar dos anos e a necessidade de produção em escala global, junto a revolução industrial, percebeu-se a necessidade de se organizar a fim de conseguir controlar a mão de obra, qualidade, matéria prima, tempo de execução e entrega final gerando resultados. Desta forma o Gerenciamento de Projetos começou a se desenvolver se mostrando necessário para se obter resultados satisfatórios. Em fim, na década de 60 o Gerenciamento de Projetos foi reconhecido como uma ciência, e continua se aprimorando com novas metodologias para acompanhar a modernidade e desenvolvimento da sociedade.
Um Gestor, Líder ou Gerente de projetos, pode dominar as nove áreas de gestão, conhecer o produto, dominar as ferramentas de gestão, controlar os cronogramas e prazos do projeto, mas se ele não souber ser um líder, alguém que direcione a equipe, que consiga identificar onde é necessário atuar como tal, ele pode colocar todo o programa do projeto em risco. O gestor do projeto pode ter, conhecimento, pode ter habilidade, mas a atitude que completa as qualidades requeridas, está ligada em ser um bom líder.
Para ter bons resultados em um projeto,o gestor precisa estar capacitado para liderar a equipe, ele precisa passar confiança, ter respeito, saber motivar e entender as necessidades de recursos humanos, desta forma, unindo boa liderança e dominando bem as ferramentas de gestão de projeto, os objetivos serão alcançados com sucesso.
Justifica-se a elaboração deste artigo, pelo interesse do autor em estudar o tema: Liderança em Gestão de Projetos, visto que esse tema tem uma grande relevância no cotidiano das empresas que aplicam as ferramentas de liderança e de gestão de projetos. Com o objetivo de utilizar as ferramentas de Liderança juntamente a Gestão de Projetos, para que essa consolidação de habilidades possa alcançar resultados mais satisfatórios nos projetos.
- LIDERANÇA
Pode-se conceituar a palavra Liderança como a arte de comandar pessoas, podendo atrair seguidores e conseguir influenciar de forma positiva o comportamento e a mentalidade dos liderados.
Para Chiavenato (1999), a liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.
1.1 TIPOS DE LIDERANÇA
Para White e Lippitt (1939), existem 3 tipos de liderança:
Liderança Autocrática: O líder é centralizador,trazendo para si toda a autoridade e tomada de decisões, o líder autocrático tem por característica ser dominador, ele emite as ordens e espera plena obediência plena de seus liderados.
Liderança Liberal: O líder não interfere nas decisões por conta própria e permite total liberdade para seus liderados, ele somente participa das tomadas de decisões no momento que é solicitado. Tem o comportamento evasivo e falta postura firme sobre os liderados.
Liderança Democrática:Comunicação e relacionamento de perto são características desse líder, sabe ouvir a opinião das pessoas, encorajando a participação dos liderados,ele cuida simultaneamente do trabalho e do grupo liderado. O líder é aberto a ideias, tanto para orientar quanto para ajudar a por em prática as ideias dos liderados afim de solucionar problemas trabalhando em conjunto.
...