A Liderança Ética
Por: joaobacana123 • 19/2/2017 • Resenha • 946 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
Liderança Ética
Liderança e ética vem recebendo uma atenção surpreendentemente pequena, recentemente pesquisadores começaram a considerar as implicações de ética e liderança.
A ética toca a questão da liderança de diversas maneiras. Os lideres transformacionais são acusados de enaltecer a virtude moral ao mesmo tempo em que tentam manipular as atitudes e o comportamento de seus liderados. Os lideres carismáticos sem ética tem maior probabilidade de utilizar seu carisma para aumentar seu poder sobre os liderados, em proveito próprio. Os lideres éticos devem utilizar seu carisma de maneira socialmente construtiva, para servir aos outros. Existe também a questão do abuso de autoridade quando, por exemplo, um líder recebe altos salários e gratificações e ao mesmo tempo que para cortar custos, demite funcionários com longo tempo de casa.
A eficácia da liderança precisa considerar os meios utilizados pelo líder para atingir suas metas tanto quanto o teor das metas em si. Bill Gates conseguiu dominar o setor de software com a Microsoft por meio de uma cultura de trabalho extremamente agressiva, que os concorrentes e o governo dos Estados Unidos identificaram como a fonte de uma serie de praticas antiéticas.
A liderança não esta isenta de critérios de valor. Antes de julgar a eficácia de um líder, devemos avaliar o conteúdo moral de seus objetivos, bem como dos meios que ele utiliza para atingi-lo.
Liderança Online
Hoje em dia, os executivos e seus subordinados estão cada vez mais sendo ligados por redes de informação, sem proximidade física. Exemplos óbvios são os executivos que utilizam e-mails regularmente para se comunicarem com seu pessoal, gerentes que supervisionam projetos ou equipes virtuais, além daqueles executivos cujo subordinados trabalham a distancia e se conectam com a empresa apenas pelo computador.
Na comunicação face a face, as palavras mais duras podem ser suavizadas por ações não-verbais. Este componente não-verbal não existe nas interações online. A estrutura das palavras na comunicação digital também tem o poder de motivar ou desmotivar o receptor.
O líder precisa se certificar de que o tom da mensagem reflete as emoções que ele pretende expressar. O fato de que muitas pessoas tem um estilo de escrever diferente do que usam na comunicação oral é um problema potencial. Para exercer a liderança online eficazmente, os executivos precisam entender que tem de fazer escolhas corretas sobre as palavras, a estrutura, o tom e o estilo de suas mensagens digitais. Da mesma forma que a inteligência emocional melhora a capacidade do sujeito de monitorar e avaliar as emoções das outras pessoas, os lideres online eficazes devem ser capazes de decifrar os componentes emocionais das mensagens.
Os lideres online devem refletir cuidadosamente sobre as ações que suas mensagens digitais irão desencadear. Embora a comunicação informatizada seja relativamente nova, ela é um canal poderoso. Quando utilizada adequadamente, pode construir ou fortalecer a eficácia do líder. Mas, se mal utilizada, pode arruinar boa parte daquilo que o líder conquistaria por meio de suas ações verbais.
Lideres online enfrentam desafios únicos, dos quais o maior é o desenvolvimento e manutenção da confiança. Neste “novo mundo” da comunicação, as habilidades da redação devem se tornar uma extensão das habilidades interpessoais.
Desafios para a conceituação de liderança
Um conhecido especialista em administração diz “No século XVI, as pessoas atribuíam a Deus a responsabilidade por todos eventos que não conseguiam explicar. Agora a explicação para tudo é a liderança”. Ele comenta que quando a empresa faz sucesso, busca-se alguém para se dar o credito, e geralmente essa pessoa é o presidente da empresa; da mesma forma quando as coisas não vão bem, é preciso alguém para levar a culpa. Muitas coisas que determinam o sucesso ou o fracasso de uma organização estão além da capacidade de controle do seu líder, em muitos casos o sucesso ou fracasso, depende apenas de se estar no lugar certo, ou errado, em um determinado momento.
...