TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  30/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno: Fabiano Soares da Cunha

Turma: 0121-1_12

Introdução

Há muito tempo o perfil de liderança estava atrelado aos traços e a personalidade das pessoas, onde alguns fatores eram determinantes, destaco que era uma liderança embasada pelo poder que se exercia sobre os subordinados. Algumas pessoas somente executavam seus trabalhos por medo da “chefia”.

Nos tempos atuais, liderança está relacionada a confiança, esse vêm sendo um dos principais fatores pelo qual se obtém o sucesso.

Eu entendo que o líder deve fazer com que toda a equipe esteja em prol do mesmo resultado, este deve servir de exemplo e mostrar através de atitudes o melhor caminho para determinado objetivo.

O líder deve ser o agente de mudança, dar e receber feedbacks e deve procurar estar sempre atualizado.

Hoje o foco deve ser no conhecimento, o profissional que tiver mais conhecimento terá mais poder de lidar com situações adversas e irá trazer maiores resultados para as companhias. Porém, ter o conhecimento por si só não é garantia de resultados.

É preciso saber utilizar e divulgar esse conhecimento e principalmente formar novos líderes. Para essa atividade de formar novos líderes, precisaremos acompanhar o comportamento dos liderados e as situações que eles estarão enfrentando.  

Precisaremos enxergar e entender se eles realmente estão preparados para as mudanças organizacionais e será necessário desenvolver competências para essa atividade que é um grande desafio.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Para que possamos entender melhor essa relação de liderança, vamos usar o conteúdo de aprendizado e analisar quatro tipos de lideranças: Situacional, Adaptativa, Autocrática e Democrática.

[pic 1]

Analisando o perfil de liderança situacional, entendemos que se trata de um modelo onde se faz necessário adaptar-se de acordo com os profissionais que ali integram a equipe e ao momento que se encontram. Podemos destacar 4 fases sendo: Direção, onde o líder precisa direcionar o que se deve e não deve ser feito. Orientação, onde o líder deve estimular as equipes e abraçar sugestões dos liderados. Apoio, onde o líder facilite e incentive os liderados e por fim autonomia, onde o líder deve delegar e dar autonomia para os liderados.

O Líder adaptativo precisa ser mente aberta para poder absorver novas competências, estar preparado para a nova era da informação e da velocidade com que as coisas acontecem. Se espera desse modelo de liderança que além do desenvolvimento de habilidades técnicas, o líder também evolua em relação as habilidades comportamentais. Este tipo de liderança me agrada muito e é um modelo bem requisitado pois o mercado está exigente e busca por profissionais que tenham habilidades de solucionar problemas complexos de forma ágil, e para isso que tenham além de outras características o senso crítico, inteligência emocional e criatividade.

Liderança autocrática, modelo de gestão onde dificilmente o líder aceita sugestões e opiniões, a tomada de decisão fica centralizada em si próprio. Falta flexibilização para negociações. Como ponto positivo essa liderança pode ajudar a melhorar a produtividade pois ele acompanha a execução das atividades e o desempenho das equipes. Por um outro lado, esse acompanhamento de perto pode ocasionar uma certa dependência do líder e as equipes poderão enfrentar dificuldades na ausência dele.

Liderança democrática, ao contrário da autocrática, é uma liderança onde a tomada de decisão é mais participativa. A liderança não só aceita a sugestões e opiniões das equipes como gostam e participam e os estimulam. Para esse modelo de liderança o satisfatório é o bem-estar da equipe.

Dentre os perfis de liderança discutidos, pude vivenciar alguns deles onde me trouxeram lições e aprendizados sobre o que eu realmente precisaria fazer ou não na tomada de decisões do dia a dia.

Pude aprender que devemos estar sempre atualizados e desenvolver competências comportamentais e técnicas para poder direcionar de uma forma mais assertiva essas pessoas.

Aprendi que se tratarmos bem essas pessoas, elas irão tratar bem os produtos e o cliente final será beneficiado com um produto de qualidade, isso trará maior competitividade para as organizações pois funcionários felizes trazem maiores e melhores resultados.

Na maioria dos ambientes organizacionais, existem muitas oportunidades de melhorias em relação ao desenvolvimento de Liderança.

Estrategicamente e as vezes até como forma de sobrevivência, algumas empresas apostam em programas internos de desenvolvimento de Líderes onde a empresa contrata instituições de renome no mercado para aplicar a esses colaboradores, técnicas para o desenvolvimento de comportamentos e habilidades. Isso trará benefícios para ambos e tornará a empresa mais competitiva.

Considerações finais

As pessoas são o maior patrimônio que as empresas podem ter. São elas quem transformam as matérias-primas em produtos e através de outros recursos fazem com que esse produto chegue até o consumidor final.

Logo para que essas transformações e atividades aconteçam se faz necessário o papel da liderança que se utilizando de perfis mais variados, atendam a essas demandas que é de direcionar as pessoas para atingir os resultados esperados.

Neste trabalho pesquisamos e discutimos sobre os diferentes perfis de liderança presentes nas organizações e alguns fatores que precisam ser desenvolvidos.

Eu atuo no segmento industrial há pelo menos 29 anos e por maiores que tenham sido minhas experiências, eu continuo buscando o aprendizado continuo isso para poder estar cada vez melhor preparado para acompanhar esse ritmo e as novas tendências e mudanças que o mundo vêm enfrentando.

Eu penso que temos que continuar aprendendo, pois, o mundo não para de ensinar. Hoje em se tratando de hard skills meu foco é principalmente em relação a análise e solução de problemas e redução de desperdícios dentro da indústria, em relação á soft skills busco aprimorar formas de saber lidar com inteligência os fatores emocionais.

Referências bibliográficas

Administradores disponível em:https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-a-lideranca-situacional-e-como-ela-pode-ajudar-as-organizacoes-a-terem-mais-sucesso Acesso em: 22 fev.2021.

CrBasso disponível em:https://crbasso.com.br/blog/principais-estilos-de-lideranca/ Acesso em: 24 fev.2021.

Experience Club disponível em:https://experienceclub.com.br/os-principios-da-lideranca-adaptativa-para-voltar-a-crescer/ Acesso em: 23 fev.2021.

FGV disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/302406/Home Acesso em: 25 fev.2021.

Hbrbr disponível em:https://hbrbr.com.br/o-trabalho-da-lideranca/ Acesso em: 22 fev.2021.

Startup Creator disponível em:https://startupcreator.com.br/blog/lideranca-situacional/ Acesso em: 22 fev.2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (260.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com