A MUDANÇA NO PAPEL DO TRABALHADOR NO MERCADO
Por: REPROVADA • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.524 Palavras (7 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
bacharelado em administração
ELIZABETH VALE DO AMARAL
(individual)
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL (A mudança no papel do trabalhador no mercado)
[pic 3]
BARCARENA-PA
2016
ELIZABETH VALE DO AMARAL
A mudança no papel do trabalhador no mercado
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.
Professores Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Monica Silva.
Tutora eletrônica: JANAINA TUTEL
Tutor (a) de sala: João CARLOS DOS SANTOS
BARCARENA- PA
2016
INTRODUÇÃO
Durante anos os trabalhadores tem rotina diária, de muitas vezes, ir para o escritório, para a fábrica ou em outros muitos locais de trabalho que existem, onde prestam serviço para o mesmo empregador, com horários pré-estabelecidos, com salários fixos no fim do mês, e no fim do dia voltam para suas casas para no dia seguinte começar tudo de Novo. Essa rotina já se encontra em modificação com o constante aumento dos trabalhadores temporários no mercado.
Os freelancers são resultado do avanço da tecnologia no mercado de trabalho onde as gerações mais novas atraídas por essa tecnologia querem trabalhar em horários alternativos. Ser um frila requer muita força de vontade, paciência e organização, porque assim como tem muitas vantagens, também te desafios á serem enfrentados.
DESENVOLVIMENTO
(A evolução da humanização no trabalho)
Nas organizações burocráticas há uma padronização das tarefas, é um modelo de organização com autoridade centralizada e uma hierarquia de comando, onde cada colaborador tem um cargo específico e deve saber seus limites para não prejudicar o trabalho de seu colega, o ocupante de um cargo não faz a sua tarefa como quiser, mas como a burocracia o manda fazer. As pessoas não são contratadas como pessoas, mas sim de acordo com o cargo que vai ocupar, não há paixão, emoção, não envolve sentimentos, existe apenas um conjunto de regras que precisam ser obedecidas, tais regras ou regulamentos previamente escritos ditam o bom funcionamento da empresa.
Organizações que apresentam flexibilidade em sua estrutura diferenciam – se das organizações burocráticas em vários aspectos, essas organizações são criativas, inovadoras, buscam meios diferentes para alcançar seus objetivos. Neste tipo de organização são eliminadas as cadeias de comando, o gerente cria condições para que sua equipe desenvolva suas tarefas, evitando controle excessivo. Estão abertos a mudanças para poder se adaptar ao mercado, normalmente essas mudanças acontecem na base da organização, se os funcionários que formam uma empresa estiverem satisfeito com modo de trabalho com certeza produzirão mais.
No século XX, quando havia um crescimento desordenado das empresas fez-se necessário o estudo de métodos administrativos para evitar desperdícios e alcançar a eficiência. A principio a ênfase foi dada para a estrutura organizacional da empresa, desconsiderando o elemento humano. Com o avanço dos estudos percebeu-se que o fator humano influenciava diretamente na produção, desde então os pesquisadores vem desenvolvendo teorias de motivação a fim de aumentar a produção e consequentemente fazer a organização se desenvolver.
Exemplos de empresas que investem na motivação dos seus colaboradores são as bem sucedidas Google, IBM e Facebook, elas se diferenciam das demais pela maneira como tratam seus funcionários. Na Google seus engenheiros são encorajados a gastar 20% do seu tempo em projetos de seu próprio interesse é o chamado Innovation time off onde metade dos lançamentos de novos produtos da Google surgiram dessa politica. A empresa Facebook é jovem criativa e inovadora que tem seus lucros provenientes das publicidades feitas no website. Já a IBM funciona como um mega sistema com mais de 398.455 colaboradores em todo o mundo e possui representações em mais de 150 países, ela é um conjunto de partes que interagem entre si e funcionam como um todo. A IBM investe em pesquisas , desenvolvimentos e de acordo com as demandas do mercado ela transforma, amplia e inova seus produtos e serviços. Essas empresas investem acima de tudo em seus colaboradores dando-lhes ambientes de trabalho diferenciados, e condições de buscarem meios diferentes de se chegar á um resultado comum.
As chamadas empresas vanguardistas fogem dos métodos clássicos onde há um comando centralizador com ênfase nas tarefas e na estrutura, até o modelo tradicional de emprego esta mudando, pois é cada vez mais comum contactar o trabalhador temporário para realizar determinada tarefa, os chamados freelancers. Esses profissionais não possuem vínculo empregatício com a empresa, nem horários fixos de trabalho, apenas de realizar determinada tarefa.
Para ser um bom freelancers é preciso está atento ao mercado de trabalho, estar onde a oportunidade está, atualizando seus conhecimentos para não ser derrubado pelos concorrentes. Segundo a consultora de recursos humanos do curso de tecnologia em gestão de recursos humanos do centro universitário Plinio Leite, o ‘’frila’’ deve ser alguém desinibido, que goste e saiba fazer uma rede de contados poderosa, para conseguir formar uma cartela de clientes. As profissões das áreas de comunicação, administração de empresas, gestão ambiental e tecnologia da informação são as que mais oferecem oportunidades para os profissionais autônomos. No inicio da carreira ganha- se menos, o trabalho serve como experiência para outros maiores que ainda podem vir. Para Andrei Scheiner, publicitário e especialista em marketing digital, é necessário investir num bom portfolio online, fazer marketing pessoal, se mostrar para o mercado. Se o profissional já se consolidou no mercado seu curriculum vai ser bem mais rico, podendo este usar recursos como, dados estatísticos de trabalhos já realizados ou citar organizações reconhecidas no mercado o qual tenha prestado algum serviço, esses recursos são maneiras de enriquecer o texto de apresentação desse profissional.
...