A Nota de Artigo
Por: Belchior444 • 9/2/2019 • Artigo • 399 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Indústria 4.0
Letra a)
A era da indústria 4.0 teve início na Alemanha oriunda da união de conceito de internet das coisas com a automação industrial, visando integrar processos gerando customização da produção e inovação de produtos, esses fatores geram inteligência para a manufatura e infinitas possibilidades para os fabricantes. Essa nova era industrial apresenta grandes tendências de crescimento inclusive em nosso país, porém infelizmente ainda enfrenta diversos desafios a serem superados.
Dessa forma, esse novo modelo industrial evolui a passos lentos no Brasil, uma vez que há um déficit de profissionais qualificados, esse impasse cria necessidade de investimentos na educação e em mão de obra especializada, tanto na esfera governamental como também na iniciativa privada. Além desse maior suporte na educação, é importante melhorias estruturais visando potencializar iniciativas desse segmento. Por isso, entende-se que a indústria 4.0 em nosso pais deve adaptar-se especialmente dada as condições precárias referentes a estrutura e qualificação dos profissionais, requisitos essenciais para o incremento da tecnologia, digitalização integração dos processos produtivos em uma organização.
Além da deficiência de profissionais capacitados em nosso país, para a indústria tornar-se mais competitiva, produtiva e com maior participação na economia, deve haver integração em todos os seus processos por meio de melhorias e mudanças em hardware e em software.
Com base nas informações apresentadas nas referências sugeridas, evidencia-se que atividade produtiva das indústrias possuem a tendência de maior integração entre seus processos, possibilitando a redução dos custos, seja na mão de obra seja no uso dos insumos (decorrente da automatização industrial). Além disso, a digitalização também minimiza os erros e riscos proporcionando melhoria significativa na qualidade e ainda no controle dos processos da empresa. Todos esses fatores aumentam o nível de serviços das organizações, sendo pilares essenciais para garantir a competitividade, principalmente devido a intensa concorrência decorrente da globalização.
Por isso, ao analisar o cenário a longo prazo, observa-se a tendência do investimento em tecnologia e integração nos processos, possibilitando as atividades produtivas automatizadas e sistemas de informação voltados a facilidade na resolução de atividades cotidianas. Assim, o ambiente corporativo torna-se cada vez mais inovador e criativo, com produtos de funcionalidades alinhados a novas necessidades, esse ambiente mercadológico exige organizações mais dinâmicas e flexíveis, proporcionando ainda maior valorização do capital humano, qualificando, treinando e direcionando os esforços dos colaboradores na elaboração das estratégias da empresa.
Letra b)
REFERENCIAS
...