A OBSERVAÇÃO DE CÉLULAS DE UMA PLANTA AQUÁTICA
Por: Kerli25 • 11/9/2018 • Trabalho acadêmico • 832 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
TECNOLOGIA EM ALIMENTOS BIOLOGIA GERAL MAYARA SALGADO
OBSERVAÇÃO DE CÉLULAS DE UMA PLANTA AQUÁTICA- Elodea densa Casp Hydrocaritaceae (monocotiledônea); OBSERVAR O TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA - CÉLULA VEGETAL
JOQUEBEDE ALVES KERLIANA PAULA
LIMOEIRO DO NORTE SETEMBRO - 2018
INTRODUÇÃO
Elódea (nomes científicos: Egeria densa, Egeria brasiliensis) é o nome genérico dado a determinadas plantas aquáticas submersas que são do grupo das angiospermas. Utilizada na ornamentação de aquário e lagos artificiais. Costumam confundi-la com “alga”, devido sua semelhança com algumas espécies de algas talosas, mas a Elódea está inserida do Reino das Plantas. É considerada uma macrófita aquática, pois são muito importantes para o equilíbrio desse ambientes, porque além de produzirem oxigênio - que é liberado na água, servem de alimento para muitas espécies de peixes, aves e mamíferos. (ÁDAMO SIENA,2018)
Rheo discolor, mais conhecida por abacaxi-roxo. Da família das Commelinaceae, é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem perene e colorida, cultivada em diferentes regiões tropicais do mundo por suas qualidades como ornamental.É uma espéci exótica, que tem rizomas carnosos e rosetas de folha em forma de lança. As folhas são escuras a verde metálico em cima, com roxo brilhante por baixo.
A ciclose é um fenômeno que consiste em uma corrente citoplasmática, originada pelas interações entre actina e miosina (citoesqueleto), que possibilita ao conteúdo celular a realização de um movimento que permite melhor o aproveitamento da luz pelos cloroplastos. Além disso, a ciclose proporciona melhor distribuição dos constituintes moleculares da célula ( proteínas, íons, água, ácidos nucleicos, etc).
A osmose é a passagem de água de um meio menos concentrado (hipotônico) para outro mais concentrado (hipertônico), através de uma membrana semipermeável. Tendo com finalidade igualar as concentrações entre uma solução hipotônica e outra hipertônica, até que se atinja um equilíbrio. Solução hipotônica: uma célula colocada em meio hipotônico pode inchar até romper, pois há movimento de água para dentro da célula; Solucão hipertônico: maior pressão osmótica e de concentração de soluto. Em meio hipertônico as células tendem a encolher, já que perdem água; Solução isotônica: concentração de soluto e pressão osmótica são iguais.
As plantas contêm tecidos de revestimentos que servem para proteger os vegetais dos agentes nocivos do meio externos, além de controlar e regular as trocas de nutrientes entre os meios interno e externo. Mais comum é a epiderme e suas variações: Cutícula: é uma película de cutina que tem por objetivo ocasionar a perda de água por transpiração (em cactos); Pêlos: são projeções formadas por uma ou mais células com a função de regular a transpiração excessiva da planta; Acúleos: são saliências pontiagudas formadas por células epidérmicas que servem como uma estrutura de proteção ao vegetal; Estômatos: é a mais importante variação da epiderme, pois reula as trocas gasosas entre o vegetal e o meio externo.
É um tecido constituído por uma única camada de células vivas e firmemente unidas, conferindo à planta, uma grande proteção mecânica, sofrendo adaptações em sua estrutura conforme o meio em que a planta se encontra.
2. OBJETIVO
❖ Analisar e observar células de uma planta aquática - Elodea densa Casp
Hydrocaritaceae (monocotiledônea); ❖ Observar modificações vacuolares decorrentes de mudanças de
concentração do meio extracelular; ❖ Identificar parede celular, vacúolo, núcleo,cloroplasto; ❖ Analisar
...