A OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ROTEIRIZAÇÃO E TRANSPORTE DO FRIGORÍFICO FRIGOSUL
Por: export.poa • 24/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 327 Visualizações
A OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ROTEIRIZAÇÃO E TRANSPORTE DO FRIGORÍFICO FRIGOSUL
Diego Oliveira
Gabriel Carminatti
Rossane Carvalho
Professor orientador Me Diego Silva
RESUMO
Este artigo apresenta o modelo de distribuição de um frigorífico brasileiro especializado no comércio e exportação de carne bovina, visando uma análise das técnicas utilizadas pela mesma, a fim de, obter melhores resultados na prestação de serviços com os menores custos possíveis. O estudo aponta também, a importância de um planejamento logístico estratégico para se obter um diferencial competitivo no mercado globalizado. O trabalho tem como foco principal as operações logísticas existentes durante os processos de exportações. Serão detalhadas as operações logísticas nos dias atuais, bem como possíveis melhorias
PALAVRA-CHAVE: Logística. Transporte. Frigorífico. Cliente. Custos.
INTRODUÇÃO
Numa época de globalização, a alta competitividade organizacional requer que as empresas estejam cada vez mais atentas às exigências dos seus consumidores, melhorando a qualidade dos seus serviços, cumprindo prazos e reduzindo custos, a fim de fidelizar e conquistar clientes. Neste contexto, o processo logístico, quando bem administrado, torna-se uma ferramenta estratégica eficaz, capaz de manter um diferencial competitivo entre as organizações.
No setor de exportação de carnes, o fator-chave da cadeia de suprimentos é o transporte, pois impacta diretamente no nível de responsividade e eficiência da empresa. A agilidade na entrega é um dos requisitos fundamentais para a satisfação dos clientes. Sabendo que a roteirização e os tipos de modais escolhidos pela empresa irão determinar o tempo que o produto levará para chegar ao seu cliente final e, considerando que o Brasil possui ainda meios de transportes bastante precários, surge o problema de pesquisa deste trabalho: Como otimizar o processo de transporte do frigorífico Frigosul, reduzindo o tempo de entrega e custos?
CASO ESTUDADO
O frigorífico Frigosul foi fundado e 1947, começando suas atividades com o comércio de couros; com o passar dos anos, expandiu seus negócios para ajustar-se às tendências do mercado, passando a atuar na produção de carnes e seus subprodutos, propiciando a distribuição para diversos estados brasileiros e atendendo pedidos de vários países do mundo. Atualmente a matriz está localizada na cidade de Aparecida do Taboado, no estado do Mato Grosso do Sul, e conta com uma área de 4000m², que dispõe uma capacidade para abater mensalmente 12000 cabeças de gados. A empresa tem crescido consideravelmente nos últimos anos e, hoje atende em torno de 7% do mercado brasileiro, contando com duas plantas aprovadas para o mercado externo, além de três plantas que produzem apenas para o mercado interno.
Um estudo prévio realizado dentro da organização indica que 95% das exportações feitas pela empresa ocorrem através do Porto de Santos, localizado no litoral do estado de São Paulo. Segundo informações obtidas através do despachante do frigorifico, a empresa opta por embarcar no Porto de Santos devido a questões logísticas, dado que os produtos são oriundos das plantas frigorificas localizadas nas cidades de Várzea Grande (MT) e Aparecida do Taboado (MS), cidades próximas ao porto.
Entretanto, há diversas situações que contribuem de forma negativa para as operações neste porto. Dentre elas, podemos destacar a lentidão dos processos que, acabam por retardar o tempo de entrega dos produtos, pois as mercadorias demoram mais tempo para serem despachadas, originando assim, custos desnecessários para o produtor, que variam desde a diária do motorista do caminhão até custos com a armazenagem e o monitoramento da carga, além de gastos com energia elétrica entre outros.
Neste cenário, o presente estudo tem como objetivo principal apresentar alternativas que otimizem o processo de transporte do frigorífico Frigosul, reduzindo o tempo de entrega e seus custos, e como objetivos específicos: caracterizar a empresa estudada, descrever as operações logísticas do frigorífico Frigosul e identificar possíveis problemas de roteirização na organização estudada.
A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso descritivo, de caráter qualitativo quanto a sua abordagem e, será realizado através de observação e entrevistas com os funcionários da empresa.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Logística
Para Nogueira (2012, p. 21)
¨Logística é o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos dos consumidores.¨ (NOGUEIRA, 2012, P. 21).
Segundo Ballou (2010, p. 17), ¨a logística empresarial estudada como a administração pode promover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos¨. Os elementos do sistema logístico, o transporte, o estoque, a segurança, e o nível de serviços, estão interligados e não podem ser considerados isoladamente completa Nogueira (2010).
Transporte
Chopra (2011, p. 55) sugere que:
O dilema fundamental para o transporte está entre o custo de transporte de determinado produto (eficiência) e a velocidade com que o produto é transportado (responsividade). O uso de transportes rápidos aumenta a responsividade e o custo do transporte, mas reduz o custo de manutenção do estoque. (CHOPRA, 2011. p. 55)
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Atualmente, o Frigosul embarca seus produtos através do Porto de Santos para diversos países do Continente Africano, Asiático e do Oriente Médio pois, este é um porto centralizado e possui diversas rotas marítimas; além de que, a distância entre a planta frigorifica e o Porto de Santos é de 733 km.
...