A PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR
Por: Camila Incerpi • 26/9/2019 • Relatório de pesquisa • 957 Palavras (4 Páginas) • 189 Visualizações
ANÁLISE DO PERFIL DO CONSUMIDOR DA BAIXADA SANTISTA
Psicologia do consumidor
Camila Incerpi Thomaz 11160425
Júlia Azevedo
Melissa Padora
Sabrina Camargo 12150023
Santos
2019
Introdução
O produto utilizado para a referência da pesquisa é o patinete elétrico, um modelo de mobilidade urbana que tem crescido em demanda nos últimos meses. Por se tratar de uma opção de deslocamento prática e ecologicamente correta, o número de adeptos cresce a cada dia. Devido a isso, adiante encontra-se uma análise desenvolvida com o fim de apontar qual é o retrato do consumidor deste tipo de veículo.
O questionário aplicado possui 21 questões com base nas categorias atividades, interesses e opiniões. Ele foi desenvolvido com o objetivo de identificar o perfil do consumidor do produto escolhido e, através das perguntas, foi possível estabelecer o padrão psicológico do público aqui mencionado.
Ao total foram aplicados 103 questionários na cidade de Santos e nas cidades vizinhas para a população que mora em outros locais, mas utiliza o produto nela. A aplicação das questões foi feita em faculdades, avenidas movimentadas e na orla da praia.
A população de Santos é composta em sua maior parte por pessoas de idades entre 25 e 34 anos. Historicamente tem se adaptado a novas tendências em vários setores, com um alto índice de aceitação para novidades e o uso do patinete também se encaixa nisso.
A faixa etária predominante que pôde ser definida a partir das entrevistas realizadas varia entre 21 e 25 anos de idade. Portanto, são jovens da geração Y e Z, de acordo com as classificações americana e brasileira. Ambas gerações têm como característica comum uma certa familiaridade com a tecnologia e suas possibilidades, aprendem a utilizar aparelhos novos com muita facilidade e optam por alternativas rápidas quando o assunto é locomoção, o que demonstra o interesse por produtos inovadores e ao mesmo tempo práticos, como é o caso do Patinete MMUA.
Além disso, a maioria dos entrevistados é solteiro e não gasta muito dinheiro com a utilização do aparelho, pois prefere utilizar para momentos de lazer, mais uma vez apontando para um perfil de consumidor jovem. Ao mesmo tempo, alguns tendem a utilizar o produto como forma de integração social por ser algo moderno.
Foram analisadas também questões a respeito da sustentabilidade e meio ambiente, com o propósito de concluir se a descrição psicológica do público que utiliza o produto se preocupa com o atual cuidado ao planeta.
Para analisarmos o perfil do consumidor que utiliza o patinete para se locomover dentro das cidades da Baixada Santista, decidimos entrevistar 100 pessoas com 21 perguntas divididas em Atividades (o que a pessoa faz), Interesses (o que a pessoa quer) e Opiniões (o que a pessoa pensa).
Atividades
- Idade
A maioria dos consumidores estão na faixa etária de 21 a 25 anos (73,9%), caracterizando geração Y. Em segundo lugar, mistura-se a geração Y com a Z (17,4%), entre 15 a 20 anos.
[pic 1]
- Onde Reside
Como decidimos optar por estudar o perfil do consumidor que mora na Baixada Santista, a cidade que consta a maioria desse perfil é Santos com 78,3%. Depois disso, temos São Vicente com 13% e Bertioga com 2%.
[pic 2]
- Estado Civil
Pudemos observar que predomina solteiros, ou seja, o patinete é uma atividade para se locomover sozinho ou na presença de amigos.
[pic 3]
- Ramo de atuação
Decidimos colocar as opções: saúde (17,4%), educação (17,4%), serviço (13%) e indústria. E a opção mais votada foi outros com 52,2%.
[pic 4]
- Quanto você gasta com o uso do patinete
Analisamos que a maioria dos consumidores que utilizam esse serviço gastam menos que 20 reais (87%). Entre 20 a 50 reais (8,7%) e mais que 100 reais (4,3%).
[pic 5]
- Qual meio de transporte mais utiliza
Quase em sua totalidade, os consumidores utilizam carro (60,9%). E a segunda opção mais votada foi ônibus com 21,7%.
...