A Percepção, Atribuição, Atitude e Decisão
Por: Agnaldo Junior • 8/11/2018 • Dissertação • 343 Palavras (2 Páginas) • 632 Visualizações
Percepção, Atribuição, Atitude e Decisão
As pessoas se comportam desta ou daquela maneira com base não em como o ambiente externo realmente é, mas no modo como o vêem ou acreditam que ele seja. O fato de um gestor conseguir ou não planejar e organizar seu trabalho e o de seus subordinados, ajudando-os a estruturar suas funções com maior eficiência e eficácia, é muito menos importante do que a percepção que os funcionários têm sobre o esforço dele. Assim, questões como justa renumeração, a validade das avaliações de desempenho e as condições de trabalho são avaliadas pelos funcionários de acordo com sua percepção. Além disso, não há como assegurar que os indivíduos vão considerar suas condições de trabalho sob uma perspectiva favorável. Para influenciar a produtividade, é preciso antes descobrir como os funcionários percebem o próprio trabalho.
O absenteísmo, a rotatividade e a satisfação no trabalho são também atitudes baseadas nas percepções individuais. A insatisfação com as condições de trabalho e a convicção de que há poucas oportunidades de promoção na empresa são julgamentos baseados em uma tentativa de dar um sentido ao próprio trabalho. Os componentes de uma atitude são três. Componente cognitivo- o aspecto de uma atitude na forma de descrição ou crença acerca de como as coisas são, ele estabelece a base para a parte mais crítica de uma atitude: seu componente afetivo. O afeto é a dimensão emocional ou sensível da atitude, levando ao componente comportamental de uma atitude refere-se a intenção de se comportar de determinada maneira com relação a alguém ou alguma situação.
Os gestores devem se preocupar em compreender como cada interpreta a realidade e onde houver um diferença significativa entre percepção e a realidade, tentar eliminar essa distorção. Antes de tomarem um decisão podem seguir, para analisarem o caso em questão, a teoria da atribuição, que consiste na diferenciação, consenso e consistência.
Bibliografia:
Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14ª Ed. Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge, Filipe Sobral
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A Dinâmica do Sucesso das Organizações. 2ª Ed. Elsevier, 2005
Artigo Comportamento organizacional. Jorge Fornari Gomes
...