A Pesquisa Operacional
Por: marantolim • 17/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 650 Visualizações
[pic 1]
MARCOS ANTONIO LOPES LIMA
MAYARA NOGUEIRA DA SILVA
TRABALHO 7
Softwares Para Resolução de Problemas de Programação Linear
Disciplina: Pesquisa Operacional
Professor: Veríssimo Guimarães Junior
Catalão
2016
SUMÁRIO
1. GAMS (General Algebraic Modeling System) 3
2. MPL (Mathematical Programming Language) 4
3. ProLin (Programação Linear Mista) 5
4. Software LINGO 6
5. Software PO (Programa PO) 7
6. Software TORA (Temporary Ordered Routing Algorithm) 8
REFERÊNCIAS 10
- GAMS (General Algebraic Modeling System)
O Algebraic Modeling System Geral (GAMS) é projetado especificamente para modelagem linear, não-lineares e problemas de otimização mista de inteiro . O sistema é especialmente útil com problemas grandes, complexos. GAMS está disponível para uso em computadores pessoais, estações de trabalho, mainframes e supercomputadores. GAMS permite ao usuário concentrar no problema de modelagem, fazendo instalação a simples. Os sistema de modelos de problemas de uma forma altamente compacto e natural. O usuário pode alterar a formulação rápido e facilmente, pode mudar de um solver para outro, e pode até mesmo converter de linear para não-linear com pouca dificuldade.
Modelam o problema como um sistema de equações algébricas, as quais são tratadas como restrições (ou função objetivo) do problema de otimização - Analisam automaticamente a estrutura do modelo e o classificam de acordo com o tipo de otimização.
Um exemplo clássico é do modelo de transportes.
[pic 2]
O software é disponibilizado de forma gratuita, porém material como solvers para o mesmo é disponibilizados para compra.
Entre as principais vantagens temos a facilidade na modelagem de problemas complexos (representação algébrica), solvers comerciais robustos e consolidados, grande comunidade usuária (facilidade na obtenção de informações), IDE (edição, desenvolvimento, debugging e solução).
Uma desvantagem são Solvers de código fechado, resolução de sistemas dinâmicos e distribuídos.
- MPL (Mathematical Programming Language)
A linguagem de programação matemática (MPL) é uma linguagem de programação orientada para o utilizador de alto nível destinada especialmente para desenvolver, testar e comunicar algoritmos matemáticos. Desenvolvido pela Maximal Software.
O objetivo principal de uma linguagem de modelagem é para recuperar dados de uma fonte de dados estruturados, como um banco de dados, e gerar uma matriz que o solver otimização pode tratar. Para grandes modelos de otimização, esta geração de matriz requer uma linguagem de modelagem com recursos altamente avançados, como indexação esparsa e gestão de dados, bem como a alta escalabilidade e velocidade. Muitos detalhes precisam ser levados em conta ao escolher uma linguagem de modelagem para projetos de otimização.
Podemos citar entre as vantagens:
- Ambiente de Desenvolvimento Modelo
- Robustez e flexibilidade da Modeling Language
- Indexação e Gerenciamento de Dados
- Escalabilidade e velocidade
- Conexão de banco de dados
- A conexão com Solvers
- Implantação em Applications
E também como desvantagem:
- Impossibilidade de trabalhar com expressões que tenham ambiguidade.
A seguir uma imagem contendo um exemplo do uso da linguagem MPL.
[pic 3]
3. ProLin (Programação Linear Mista)
O Sistema para programação linear - PROLIN - é uma ferramenta desenvolvida em 1987 na Universidade Federal de Viçosa - UFV - para solucionar problemas genéricos de Programação Linear - PPL. Em sua versão inicial para micros, está limitado a um máximo de 100 (cem) restrições e 500 (quinhentas) variáveis, não se incluindo, entre essas, as variáveis de folga e as artificiais.
O PROLIN utiliza o Simplex Revisado como algoritmo-base, adaptando-o para lidar com variáveis ou com restrições limitadas. Foi um sistema implementado na linguagem de programação FORTRAN77, o que o torna extremamente eficiente. O programa original possui uma rígida interface para entrada de dados, o que limita o seu uso por usuários principiantes. Existe tambem uma adptação para internet do software a qual pode ser acessada em[3]. A adaptação para que o software possa ser utilizado pela internet teve inicio em 2001 e se concliu em julho de 2002. Esta adaptação visa o aproveitamento do código em Fortran e a criação de uma interface utilizando a linguagem PHP, utilizando o mínimo de alterações possíveis em sem código original.
O programa ProLin é gratuito sempre que seja utilizado para fins educacionais, por isso, não pode ser vendido ou comercializado sem autorização dos respectivos autores.
4. Software LINGO
O Lingo é uma ferramenta computacional utilizada para solucionar problemas de otimização linear ou não linear. Este software funciona de forma parecida a outros softwares de solução em problemas de otimização. Ou seja, para que se possa encontrar o resultado, é necessário entrar com o modelo matemático e as restrições, junto com as demais informações necessárias. Feito isso é necessário executar a ferramenta 'solve' e caso tenha sido inserido tudo na forma correta, o software abrirá uma nova janela com os resultados da modelagem.
[pic 4]
5. Software PO (Programa PO)
O software PO é um aplicativo de apoio no ensino dos tópicos de Pesquisa Operacional. É gratuito, podendo ser distribuído, mas mantendo os direitos autorais de seu desenvolvedor. Vale ressaltar que o autor, Mauricio Pereira dos Santos, não tem qualquer responsabilidade pelo uso que dele for feito.
O software é disponibilizado nas versões Web e Windows, apesar que a versão Windows passou a ser descontinuada, sem possibilidades de qualquer atualização ou mesmo versões novas no caso de eventuais erros descobertos.
...