A Pesquisa Operacional
Por: crossato • 18/6/2015 • Relatório de pesquisa • 2.200 Palavras (9 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGURA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
GABRIEL ALEXANDRE DALLA POZZA – RA: 238132
CLAUDIA ROSSATO – RA: 238130
ALEXSANDER MORAES SCHMITT – RA: 224763
LEONORA SALVIAN - RA: 220352
LETICIA COSTA KROTH – RA: 196355
ADMINISTRAÇÃO
PESQUISA OPERACIONAL
SÃO PEDRO DO SUL – RIO GRANDE DO SUL
2013
[pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE ANHANGURA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
GABRIEL ALEXANDRE DALLA POZZA – RA: 238132
CLAUDIA ROSSATO – RA: 238130
ALEXSANDER MORAES SCHMITT – RA: 224763
LEONORA SALVIAN - RA: 220352
LETICIA COSTA KROTH – RA: 196355
ADMINISTRAÇÃO
PESQUISA OPERACIONAL
O desafio da disciplina de Pesquisa Operacional foi elaborado para fins de avaliação parcial da disciplina do curso de Administração da UNIDERP Interativa, sob orientação do professor local Fabiano Flesch e da Professora EAD Ivonete Melo de Carvalho.
SÃO PEDRO DO SUL – RIO GRANDE DO SUL
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 PROGRAMAÇÃO LINEAR
2 LEVANTAMENTO DE CUSTOS
2.1 MÉTODO SIMPLEX
2.2 MODELAGEM DE PROBLEMAS DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS
2.3 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
2.4 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA PELO SOLVER
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A pesquisa operacional surgiu durante a segunda guerra mundial, onde alguns cientistas foram convocados para estudar o problema de estratégia e de tática de guerras empregadas no campo de batalha. (PORTAL DOS ADMINISTRADORES).
A pesquisa operacional é um importante ferramenta que pode ser utilizada pelos administradores para auxiliar o processo de analise e a escolha do melhor caminho a ser seguido. Ela também oferece soluções matemáticas para os casos em que a otimização é necessária
Segundo Andrade (2000, p.1), “outra característica importante que a pesquisa operacional possui é a facilidade do processo de análise e de decisão é a utilização dos resultados”.
A pesquisa operacional é um método cientifico que proporciona a facilidade na tomada de decisão, oferecendo ao tomador a certeza que depois do modelo testado e colocado em prática, o erro tende a ser menor, do que não se tivesse colocado em prática através do modelo com a realização de um teste piloto.
È um método cientifico de tomada de decisões. Equivale à descrição de um sistema organizado com auxilio de um modelo matemático para, por meio da experimentação, descobrir a melhor maneira de operar tal sistema (MUROLO, 1998).
Para a realização da atividade pratica da disciplina de pesquisa operacional fomos desafiados a desenvolver um estudo direcionado à programação linear, em que o principal objetivo será a maximização de lucros, viabilizando alocação de recursos limitados e minimizando os impactos nas tarefas de tomada de decisão.
Por consequência, esta atividade demonstrará os aspectos mais relevantes dessa técnica, resolvendo, assim, um problema hipotético de alocação de recursos, por meio da ferramenta Solver, que compõe o Microsoft Excel.
1 PROGRAMAÇÃO LINEAR
A programação linear é umas técnicas mais utilizadas na abordagem de problemas de Pesquisa Operacional. Entre várias fatores positivos dessa técnica os dois que mais se destacam são a simplicidade do modelo envolvido e uma disponibilidade de uma técnica de solução programável através de programas de computação, que agilizam e facilitam seu uso.
Geralmente utilizamos a PL quando existe a necessidade de efetuar uma distribuição eficiente de recursos limitados, ou seja, maximizando lucros e/ou minimizando os custos. É importante lembrar que o objetivo na Programação Linear é definido como "Função Objetivo". Esses cálculos podem ser feitos pelo método do simplex, à mão, ou em planilhas eletrônicas como o excel e o lotus, pode ser pelo método gráfico, até duas variáveis, ou programas prontos como o lindo.
FROSSARD (2009) afirma que...
O modelo visa determinar o valor ótimo de uma função linear, dando um conjunto de restrições lineares de natureza estrita e não estrita. É pois, um modelo matemático de programação linear o qual é composto de uma função objetivo a de restrições técnicas representadas por um grupo de inequações também lineares. A função objetivo mede a eficiência e desempenho do sistema (no caso de maximização mede a geração de lucro). As restrições garantem que essas soluções estão de acordo com as limitações técnicas impostas pelo sistema. Existem ainda outras restrições que exigem a não negatividade das variáveis de decisão, o qual deverá acontecer sempre que a técnica de abordagem for a de programação linear.
2 LEVANTAMENTO DE CUSTOS
Uma marcenaria deseja implementar uma programação diária de produção contendo em seu escopo apenas dois produtos distintos: armário e cadeira, ambos em um único modelo produtivo. Seus gestores sabem que, para fazer tal implementação, a mesma tem estas limitações: matéria-prima (madeira), que tem um consumo de 24 m2, e mão de obra, cuja disponibilidade é de oito horas. Assim, desenvolva o modelo mais adequado de produção.
Restrições:
Madeira: 24m² diários
Mão-de-obra: 8 hs diárias
...