A Política de Indexação
Por: Camila Barbosa • 11/4/2021 • Trabalho acadêmico • 2.231 Palavras (9 Páginas) • 224 Visualizações
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIA MONTESSORI
BIBLIOTECA ESCOLAR RACHEL DE QUEIROZ
POLÍTICA DE INDEXAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
RACHEL DE QUEIROZ
Daniel Luis Soares
Isabel Caroline da Silva Barbosa
Letícia Cristina Seganfredo Oro
Neila Adriane Müller
CAXIAS DO SUL
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 OBJETIVOS 2
2.1 Objetivo geral 2
2.2 Objetivo específico 2
3 PÚBLICO-ALVO 2
4 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 3
5 PROCESSO DE INDEXAÇÃO 3
5.1 Análise conceitual 3
5.2 Identificação dos conceitos 4
5.3 Tradução 5
6 ELEMENTOS DA POLÍTICA DE INDEXAÇÃO 5
6.1 Cobertura de assunto 5
6.2 Exaustividade 5
6.3 Especificidade 6
6.4 Linguagem utilizada 7
7 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO BIBLIOTECÁRIO INDEXADOR 8
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Segundo Lancaster (2004), a criação de resumos e índices é a forma de se determinar quais as palavras chaves que podemos retirar de um documento para que facilite sua recuperação posterior nos bancos de dados pelos usuários de informação. Esse processo, que tem por finalidade extrair dos documentos termos que representem o assunto tratado por eles com o objetivo de melhor recuperá-los (SANTOS, 2011 apud GUIM, 2016), se constitui na atividade de indexação. O estabelecimento de uma política formal a ser utilizada nesse processo garante a padronização e a uniformização na escolha desses termos, favorecendo a recuperação da informação. (OLIVEIRA, 2017). Por esse motivo, esta política é um guia para a atividade de indexação em nossa biblioteca.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Orientar os bibliotecários no processo de indexação dos documentos de nossa biblioteca escolar.
2.2 Objetivo específico
- Especificar a forma como o bibliotecário vai analisar os documentos para indexação;
- Orientar como deve ser feito o tratamento dos assuntos dos documentos para a indexação;
- Otimizar a recuperação da informação.
3 PÚBLICO-ALVO
Bibliotecários, indexadores, alunos do ensino fundamental ao médio, docentes, comunidade interna e externa.
4 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Montessori (EEFMMM), localizada na cidade de Caxias do Sul, interior do estado do Rio Grande do Sul, foi fundada no ano de 2002. Oferece desde o ensino fundamental até o ensino médio, tendo como principal missão formar seus alunos através de uma educação de qualidade, proporcionando oportunidades de desenvolvimento intelectual e pessoal, contribuindo dessa forma para que se tornem cidadãos capazes de atuar na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável, além de prepará-los para o ingresso no ensino superior. A qualificação do corpo docente é uma das prioridades da escola, que oferece incentivos para a educação continuada dos seus professores.
A Biblioteca Escolar Rachel de Queiroz, vinculada à EEFMMM, dá suporte às atividades desenvolvidas na instituição, e tem como finalidade proporcionar a sua comunidade o compromisso com a produção e socialização do conhecimento. A biblioteca oferece espaço de leitura e de estudo com o objetivo de enriquecer o conhecimento do estudante. Nesse contexto, a biblioteca tem como missão: Formar pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação através da promoção ao acesso do acervo e estrutura, contribuindo assim para o desenvolvimento com excelência das atividades de ensino que acompanham as transformações tecnológicas e culturais.
5 PROCESSO DE INDEXAÇÃO
O processo de indexação abrange as etapas que consistem na leitura e identificação dos conceitos, conversão da análise conceitual em descritores que irão representar tematicamente o documento, assim como as diretrizes estabelecidas.
5.1 Análise conceitual
5.1.1 Definição operacional
A análise conceitual se refere a primeira etapa do processo, em que o indexador deverá realizar uma breve leitura do documento. Dessa forma, a leitura documentária é muito importante, pois é a partir desse procedimento que o indexador irá identificar e selecionar termos para a recuperação de um determinado documento, sendo estas as próximas etapas do processo. De acordo com Fujita e Sousa (2014), a leitura compreende:
- Compreensão do conteúdo do documento;
- Identificação dos conceitos que representam este conteúdo;
- E seleção dos conceitos válidos para a recuperação;
5.1.2 Diretrizes
Conforme apresentado pela ABNT NBR 12676:1992, algumas partes do documento devem ser especialmente observadas durante a leitura técnica: título e subtítulo; resumo, se houver; sumário; introdução; ilustrações, diagramas, tabelas e seus títulos explicativos; palavras ou grupos de palavras em destaque; referências bibliográficas.
Não é recomendada a utilização desses itens isoladamente para a indexação, pois muitas vezes eles podem não representar o documento. Diante disso, haverá a exigência de uma leitura mais aprofundada do documento por parte do indexador. (ABNT NBR 12676:1992).
...