A Psicologia das Organizações
Por: Luciana Silva • 9/10/2020 • Relatório de pesquisa • 946 Palavras (4 Páginas) • 859 Visualizações
Trabalho Avaliativo – Psicologia das Organizações
- Defina comportamento organizacional. Relacione isto com a administração.
R:. Comportamento Organizacional, é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações. Se relaciona com a Gestão de Pessoas no propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
- “O comportamento é geralmente previsível, não havendo necessidade de ser estudado formalmente.” Por que essa afirmação está incorreta?
R:; Esta incorreta porque o comportamento é imprevisível, cada pessoa tem a sua personalidade, podendo ocorrer mudanças ao longo da vida, mudanças essas influenciadas por questões externas e internas.
- Todas as organizações ganham ao contratar as pessoas mais inteligentes que podem encontrar. “Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
R:. Não concordo, tendo em vista que nem sempre as ‘pessoas mais inteligentes” se adaptam ao dia a dia em um ambiente organizacional, muitas das vezes não conseguem trabalhar em equipe ou ter sucesso guando assumem papéis de liderança. Elas podem assumir um comportamento de arrogância, impactando assim no relacionamento interpessoal dentro da organização.
- O que você acha que tem maior probabilidade de assegurar o sucesso: uma boa adequação entre a habilidade e função ou entre personalidade e organização? Explique.
R:. Eu defendo que é uma boa adequação entre a habilidade e a função, pois a habilidade do funcionário pode ser avaliada cuidadosamente, sendo modificado com treinamento onde é necessário. Já a personalidade é um pouco complexa de ser adequada, caso a pessoa não se permita à mudança.
- Quais habilidades você considera mais importantes para o sucesso em posições de chefia?
R:. A habilidade primordial em minha consideração é a habilidade humana, onde a chefia deverá ter um bom relacionamento interpessoal, saber coordenar e liderar uma equipe.
E não menos importante a habilidade conceitual, para que ele tenha uma visão da organização como um todo. Facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações.
- “Há 35 anos, os jovens trabalhadores, que contratávamos eram ambiciosos, conscienciosos, esforçados e honestos. Os de hoje não possuem mais os mesmos valores.” Você concorda com esse comentário feito por um executivo? Justifique sua opinião.
R:. Não concordo, pois cada geração tem os seus valores individuais variados. Acredito que os jovens de hoje valorizam muito o dinheiro e querem comprar tudo o que eles podem comprar. Eles buscam o sucesso financeiro, gostam de trabalhar em equipe, mas confiam principalmente em si mesmos. Tendem a enfatizar valores terminais como liberdade e uma vida confortável. Diante deste exposto, vejo que eles apenas têm uma visão diferente dos jovens de 35 anos atrás.
- “A hereditariedade determina a personalidade.”
A) Elabore uma argumentação que corrobore esta afirmativa:
R:. Vimos em uma pesquisa com casais de gêmeos idênticos que foram afastados no nascimento e criados separadamente, que sim, a hereditariedade determina a personalidade de ambos, pois, foram identificados as mesmas escolhas e percepção em cada irmão. Sendo assim, a ciência confirma que a genética tem sim, participação na personalidade dos indivíduos.
B) Elabore uma argumentação que a refute:
R:. Por outro lado, um ambiente organizacional, pode contribuir para a mudança da personalidade de um indivíduo.
...