A Qualidade do Artigo Científico
Por: Gilson Sa Junior • 29/6/2020 • Artigo • 4.952 Palavras (20 Páginas) • 196 Visualizações
INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO
A Qualidade do Artigo Científico
Gilson Júnior
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração – Seminário Interdisciplinar I
2017
RESUMO
O objetivo deste trabalho é orientar e instruir aos acadêmicos quanto a qualidade na elaboração de artigos científicos. O artigo é uma publicação pequena, que possui elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, com componentes, características, estilo e propriedades específicas. A parte principal do trabalho inclui introdução, desenvolvimento e considerações finais, organizando e expondo as ideias mais importantes ou primárias seguidas de outras secundárias e direcionando o pensamento do autor coerentemente a um objetivo determinado. Dessa forma este paper pretende tratar da importância da qualidade desses elementos para a construção do artigo científico.
Palavras-chave: Qualidade; Artigo Científico; Elaboração; Pesquisa Científica.
1 INTRODUÇÃO
Os acadêmicos, cientistas e demais pesquisadores são chamados ao constante trabalho de observação, análise, investigação e experimentos para reconstituir fenômenos sociais e no decorrer destas atividades produzem conhecimentos que podem ser usados tanto em suas áreas quanto em outras correlatas. A partir desses estudos, refutações, comparações e inter-relações entre os conceitos e teorias paralelizados com a realidade histórica é que chegamos a novas descobertas científicas.
Para Marconi e Lakatos (2009, p.261), “O artigo científico se constitui num dos procedimentos mais eficazes e rápidos para a divulgação dos resultados de uma pesquisa e são estudos destinados ao público especializado, através de revistas e periódicos científicos, mas que não constituem em matéria de um livro. São resultados de estudos recentes e pesquisas sobre aspectos não devidamente explorados pelo leitor. Tendo mediante a descrição da metodologia empregada, do processamento utilizado e resultados obtidos, seguindo-se a analises dos dados envolvidos e as conclusões alcançadas. ”
Apesar deste formato ser de muito uso pela maioria dos pesquisadores e grupos de pesquisa observa-se um grau acentuado de dificuldade, por parte do pesquisador iniciante, na organização e redação dos primeiros artigos técnico-científicos, principalmente em relação à estrutura e organização do texto, colocação das ideias, utilização de certos termos, subdivisão dos assuntos, inserção de citações durante a elaboração do texto, entre outros aspectos referentes a qualidade na elaboração deste tipo de trabalho.
...