A Qualidade no Gerenciamento de Projeto
Por: verinhaff • 30/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.018 Palavras (9 Páginas) • 416 Visualizações
Qualidade no Gerenciamento de Projeto
Carlos Jose Barbosa da Costa
Cleyton Guimarães de Carvalho
Resumo:
O projeto é um negócio com características próprias, tendo início e fim, conduzido por pessoas, para alcançar objetivos estabelecidos dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade.
Qualidade dentro do projeto representa o ponto chave de todo o processo que tem como principal fundamento e resultado de seu objetivo a entrega do produto ou serviço que atenda na integra a expectativa do cliente. O princípio de tudo da qualidade esta no planejamento, no qual se elabora a melhor estratégia, visando sempre o melhor resultado no menor tempo.
As empresas estão focando cada vez mais na qualidade, tanto nos processos de produção quanto na qualidade e entrega dos produtos, visando uma maior lucratividade e satisfação dos clientes, através de economias durante todo o desenvolvimento do projeto.
Para que a qualidade seja alcançada o principal Stakeholders envolvido no processo é o GP (Gerente de Projeto), no qual tem a responsabilidade de manter todos os stakeholders envolvidos e comprometidos em desenvolver da melhor forma o que cada um se propôs a realizar durante o processo.
Os ambientes externos tem bastante influencia na qualidade do projeto, não basta apenas ter uma equipe eficiente, se os parceiros no qual dão o apoio as empresas não tem o mesmo padrão de qualidade, por tal motivo o GP estabelece padrões para que os envolvidos tanto internos quanto externos mantenham um mesmo nível de eficiência.
Sem duvida, à qualidade cada vez mais, faz parte da realidade das empresas, demonstrando que em um mercado tão competitivo, o que faz uma empresa diferente uma da outra e a qualidade.
coordena todo o processo de
Palavras Chave:
Abstract
Keywords:.
1. Introdução
A qualidade esta cada vez mais presente na organização independente do setor, público ou privado. Podemos definir qualidade como a entrega de produtos e serviços que atenda aos requisitos dos clientes, para isso a necessidade de uma boa comunicação no relacionamento com o mesmo Se a Qualidade será avaliada em função dos desejos e necessidades do cliente destaca-se o entendimento do cliente como fator crítico de sucesso nesta empreitada.
A lição começa pela análise criteriosa dos Stakeholders e pela tradução do produto a ser entregue em suas características e atributos. As especificações não podem ficar no nível abstrato, devem ser expressas o mais numéricas possível. Pode-se elencar entre os principais atributos e características do produto a forma, aderência e função que se traduzem na capacidade de gerar o produto (tecnologia, time, “skills”, etc), usabilidade (performance, função, condições), confiabilidade, manutenabilidade (tempo de reparo), disponibilidade, capacidade do produto ser colocado em operação, flexibilidade (diferentes usos), aceitação social (segurança, impacto no ambiente, aparência) e viabilidade (capacidade de desenvolver, adquirir, operar e manter).
Qualidade é uma área que muitos falam que conhecem ou que utilizam, mas realmente poucos sabem como utiliza-la, a qualidade esta no centro de um processo onde tudo é movido pela qualidade, que é a mola propulsora das empresas, mas como é realizada a qualidade no gerenciamento de projeto, a primeira coisa, a saber, é o que realmente é qualidade, e quando se busca qualidade em projetos ou produtos estamos buscando a satisfação do cliente.
Quando um cliente tem uma necessidade por mais elementar que seja, garantir a qualidade é entender que independente do preço pode existir qualidade ou falta de qualidade, no gerenciamento de projeto à forma com é executado o trabalho pode garantir qualidade ou não. É importante entender que qualidade não é normatização, a normatização é o caminho, mas não garante qualidade, ter uma certificação ISO garante visibilidade para a empresa, mas fazer com qualidade é atender a expectativa e as necessidade do cliente.
2. Fundamentação Teórica
2.1 Gerenciamento do projeto
O gerenciamento do projeto procura garantir que o produto do projeto será obtido conforme o planejamento, no que diz respeito ao escopo, prazo, custo e qualidade. Chamamos de produto de um projeto àquilo que se espera obter no encerramento do projeto. [1]
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 42 processos agrupados logicamente abrangendo os 5 grupos. Os 5 grupos de processos são:
- Iniciação;
- Planejamento;
- Execução;
- Monitoramento e controle e
- Encerramento.
Gerenciar um projeto inclui:
- Identificação dos requisitos;
- Adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas à medida que o projeto é planejado e realizado;
- Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam a:
- Escopo
- Qualidade;
- Cronograma;
- Orçamento;
- Recursos e
- Risco.
O projeto específico influenciará as restrições nas quais o gerente precisa se concentrar.
A relação entre esses fatores ocorre de tal forma que se algum deles mudar, pelo menos um outro fator provavelmente será afetado. Por exemplo, se o cronograma for reduzido, muitas vezes o orçamento precisará ser aumentado para incluir recursos adicionais a fim de realizar a mesma quantidade de trabalho em menos tempo. Se não for possível um aumento no orçamento, o escopo ou a qualidade poderá ser reduzido para entregar um produto em menos tempo com o mesmo orçamento. As partes interessadas no projeto podem ter idéias divergentes quanto a quais fatores são os mais importantes, criando um desafio ainda maior.
...