A RESENHA ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Por: Patricia Regina • 27/5/2020 • Resenha • 529 Palavras (3 Páginas) • 769 Visualizações
RESENHA IBF
2020
Nome: PRSF- CÓD- XXXXX
Curso: MBA EM GESTÃO PÚBLICA
Disciplina: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Trata-se de resenha e análise crítica sobre o texto “Ética e Responsabilidade Social”, de autoria do professor Mestre Oswaldo Oliveira Santos Júnior, referente aos conceitos teóricos e históricos relacionados à reflexão da ética na sociedade e a Responsabilidade Social Empresarial.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma resenha e análise crítica do texto “Ética e Responsabilidade Social”, cujo autor aborda sobre conceitos teóricos e históricos relacionados à reflexão da ética na sociedade referente à Responsabilidade Social Empresarial. Para o desenvolvimento da resenha será realizada uma análise subjetiva com base no referido texto, nas vídeo-aulas apresentadas durante o curso e nas leituras complementares.
ANÁLISE DA OBRA
No texto o autor trata sobre a importância da reflexão da ética e o desenvolvimento diálogo, entre iguais, necessário para viver e conviver em sociedade.
O autor aborda aspectos históricos da sociedade capitalistas referindo-se a um importante período na década de 90 aos quais ocorreram avanços das políticas neoliberais para a sociedade brasileira com o surgimento, em meios às críticas, dos programas de Responsabilidade Social Empresarial, pois havia o intuito de projetar a imagem da corporação para a sociedade. Esses programas contribuíram positivamente para inibir práticas empresariais inadequadas como: falta de segurança no trabalho, processos industriais poluidores do ambiente, trabalho infantil e situação de trabalhos similares à escravidão, entre outros.
A Responsabilidade Social é um processo instrutivo e dinâmico que envolve ações governamentais por meio de políticas públicas e não governamentais, pelos cidadãos, e tem como objetivo as relações sociais, o equilíbrio ambiental e os direitos fundamentais à vida.
Nas sociedades encontramos diversas formas de manifestação de Responsabilidade Social que podem ser desenvolvidas com ações individuais, coletivas ou empresariais junto a órgãos públicos ou entidades privadas com a execução de trabalhos voluntários.
A Responsabilidade Social Empresarial tem incentivado os empresários obter um comprometimento ético contribuindo para o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade de vida de seus empregados, familiares, comunidade local e da sociedade em geral. Para incentivar e fiscalizar essas práticas foram criados medidas de desempenho social, indicadores, prêmios e certificações. Em contrapartida ampliou a visibilidade das empresas, obtendo maior credibilidade aos produtos e incentivando o consumo dos clientes, maximizando dos lucros dos empresários.
Os programas de Responsabilidades Sociais Empresariais incentivam o respeito à diversidade promovendo a redução das desigualdades sociais, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações presentes e futuras.
CONCLUSÃO
Diante explanação, podemos concluir que a ética é desenvolvida através do diálogo e essa reflexão permite a formação de valores o que possibilita o convívio harmonioso em sociedade.
A Responsabilidade Social Empresarial que tem a finalidade de conscientizar os empresários a obter um comportamento ético, promovendo ações que demonstrem sensibilidade social, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade de vida dos empregados e familiares, comunidade local da sociedade em geral. Contudo ainda há várias empresas que não respeitam os preceitos éticos de Responsabilidade Social visando apenas o lucro, por isso é importante que essas práticas inadequadas sejam coibidas e haja fiscalização adequada para o cumprimento das normas baseadas na ética e na moral para a construção de uma sociedade consciente, harmoniosa, saudável e digna.
...