A REVOLUÇÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA
Por: thirsilva • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.317 Palavras (14 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 3]
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
REVOLUÇÃO DA NOTA FISCAL ELETRONICA
[pic 4]
[pic 5]
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Grupo: | RA: |
Nilton Cesar | 3770753076 |
Thiago Ribeiro | 4476864939 |
Professor(a) Orientador(a): Ms. Márcia Marcondes da Silva
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO............................................................................................................... 2
- Objetivos da pesquisa............................................................................ 7
- Justificativa............................................................................................. 7
- Situação problema.................................................................................. 8
- REVISÃO DE LITERATURA.........................................................................................9
- O Sistema Tributário Brasileiro.......................................................................09
- Evasão Fiscal no Brasil....................................................................................09
- A Evolação na Emissão das notas Fiscais.....................................................10
- Projeto Sistema Publico de Escrituração Fiscal............................................12
- Projeto Nota Fiscal Eletronica.........................................................................14
- MÉTODO DE PESQUISA..........................................................................................
- CRONOGRAMA...............................................................................................
REFERÊNCIAS..............................................................................................
- INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento e a constante inovação tecnológica, diversas ferramentas foram criadas para a simplificação dos procedimentos contábeis, visando sempre a praticidade e a confiabilidade das informações, tais transformações e processos, promoveram uma vasta mudança nas rotinas profissionais, desde a facilidade nas conferencias de registros, entre outros processos contábeis.
Neste contexto geral, surge uma das mais eficientes ferramentas por parte do governo, a criação do Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED), essa ferramenta por sua vez, veio para viabilizar três subprojetos, a Escrituração Contábil, Escrituração Fiscal e a Nota fiscal eletrônica.
Em resumo, o Sistema Público de Escrituração Fiscal, facilita as obrigações fiscais desenvolvidas, feitas por meio eletrônico através de alguns formulários e livros fiscais.
Trazer a idéia de que devido as constantes inovações, o documento impresso em papel, devido a limitação tecnológica da época, se tornou obsoleto, e hoje é constituído por um cenário totalmente virtual, onde o governo pode fiscalizar com mais segurança e descobrir as fraudes mais facilmente.
- Objetivo Geral
Informar o benefício que a NFE trouxe tanto para a população como para o governo e verificar os benefícios gerais para seus usuários e sua viabilidade nas informações.
- Objetivos Específicos
Ter como finalidade, o comprimento das obrigações acessórias e ter um maior controle por parte do fisco, ou seja, fiscalizar e ter um controle total de todas as operações sejam elas, tanto de produtos (mercadorias), quanto de serviços.
Trazer a idéia de que devido as constantes inovações, o documento impresso em papel antigamente, devido a limitação tecnológica da época, se tornou obsoleto, e hoje é constituído por um cenário totalmente virtual, longe de fraudes e totalmente seguro.
- Justificativa.
Conforme exposto no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, o objetivo principal do projeto Nota Fiscal Eletronica é a implantação de um modelo nacional de documentos fiscal eletrônico, que substitua a sistemática atual do documento fiscal em papel, com a validade jurídica para todos os fins simplificados as obrigações acessórias dos contribuintes, ao mesmo tempo permiti um controle em tempo real das operações comerciais pelo Fisco
Baseando-se na unificação e nas normas tributarias e obrigações perante as três esferas do governo, percebe-se que quanto maior a qualidade nas informações prestadas, consequentemente, é gerado menos erros. A troca de dados precisa e confiável, evita a multiplicidade de rotinas de trabalho, pois apesar de ser esferas diferentes, boa parte das informações solicitadas são as mesmas, independente de qual órgão governamental a utilize, fora o fato de que a quantidade de papel a ser utilizado, gera um enorme custo de armazenagem, além do risco de envelhecimento com o tempo entre outras questões.
Alem disso com o sistema unificado tanto a população como o Governo terão os seus benefícios assegurados, por um lado o governo que poderá fiscalizar com mais rigor as empresas e por outro a população pois com a fiscalização mais apertada para as empresas a arrecadação aumenta e conseguintemente os benefícios serão maiores para o desenvolvimento.
Enfim, projeto da Nota Fiscal Eletrônica conta, para isso, com investimentos em tecnologia de forma a modernizar o parque tecnológico e os sistemas de informação, facilitando o atendimento das unidades administrativas.
...