A Realidade da vida cotidiana, seus problemas e possíveis soluções
Por: aramos1 • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.555 Palavras (11 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
Ademilson Ramos da Silva - RA 421610
Roberto Vieira de Carvalho - RA 421606
Advanio Silva dos Anjos - RA 444682
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Professor EAD: MA Mariciane Mores Nunes
Tutor: Nilton Nelson Goulart Junior
Cuiabá-MT
14-10-2013
SUMÁRIO
1 Resumo......................................................................................................................Página 03
1.1 Introdução..............................................................................................................Página 03
2 Cultura.......................................................................................................................Página 04
3 Individuo...................................................................................................................Página 05 4 Sociedade..................................................................................................................Página 05
5 A realidade da vida cotidiana, seus problemas e possíveis soluções.........................Página 05
5.1 Politicas Públicas....................................................................................................Página 06
5.2 Moradias..................................................................................................................Página 06
5.3 Educação................................................................................................................Página 07
6. Interação Social........................................................................................................Página 08
6.1 Interações sociais no cotidiano da sociedade atual.................................................Página 09
7. Referências bibliográficas.........................................................................................Página 10
1. RESUMO
Este estudo destina-se a pesquisar as Ciências Sociais e sua representação na sociedade, buscando alcançar um aprofundamento detalhado da temática em questão, compreendendo-a tão relevante como um mecanismo de aproximação dos indivíduos no que tange sua origem, seu desenvolvimento, sua organização em grupos sociais, sua cultura, visando à percepção da realidade na qual esses grupos estejam inseridos.
Através de leituras e visualizações sobre o tema social, podemos compreender os acontecimentos, baseados em fundamentos sociológicos, e a busca da humanidade pela resolução de seus problemas cotidianos por processos de transformações das relações e estruturas sociais.
1.1 INTRODUÇÃO
A disciplina de Ciências Sociais difere-se da de Ciências Naturais. A primeira utiliza como objeto de estudo as interações humanas, focando em um mundo social, buscando objetivamente efetivar-se através do método científico.
A segunda procura compreender o mundo natural físico e biológico utilizando também o método científico em busca de padrões nas relações de causa e efeito de fenômenos naturais.
A Sociologia surgiu a partir de um processo histórico, intelectual e científico em meados do século XVIII, tendo como importante reformador social o filósofo e matemático francês, Augusto Comte.
Um dos importantes estudos realizados pela Sociologia é a Cultura. Apesar de existirem conceitos diversos, todos levam à definição compreensível de que se refere aos hábitos e costumes de uma sociedade, que também se define pela Sociologia, fundamentalmente como um grupo social organizado de acordo com o decorrer da vida de seus membros: os indivíduos.
Os indivíduos passam pela socialização em etapas, começando pela família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação de massa e grupos de referência, cujos modelos de comportamentos e atitudes podem ter papel positivo ou negativo, como por exemplo, uma banda musical ou um atleta podem desenvolver atitudes boas ou más aos seus seguidores.
As interações sociais que ocorrem no cotidiano de uma sociedade, também são importantes para a Sociologia e pela análise fenomenológica, diante da realidade diária há uma serie de outras realidades que existem independentes da exclusividade do indivíduo.
Fatos acontecendo a todo instante interferem no cotidiano, de inúmeras maneiras e requerem diferentes soluções que nem sempre são condizentes com o necessário.
Muitas atitudes engrossam estatísticas de desigualdade social, ligadas à qualidade de vida, ao bem estar de uma comunidade, aos processos sustentáveis e principalmente à proteção ao meio ambiente.
Os programas para o combate à desigualdade vêm crescendo nos países, mas, ainda estão distantes do ideal. Fome, desemprego, falta de moradias, segurança e educação, tudo contribui para o triste quadro da desigualdade social. E também vários fatores que pelas mãos do homem alteram a natureza resultam na própria destruição da raça humana.
2. CULTURA
Na concepção de Edward B. Tylor, antropólogo britânico e considerado o pai do conceito moderno de cultura, assim se define: “todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
A cultura tem diversas definições na Sociologia. Uma delas é a que consiste nos valores de um grupo de pessoas, no seu modo de vida, em suas normas e bens materiais, entendendo-se por normas princípios definidos ou regras que se espera que um povo cumpra.
Por exemplo, a monogamia matrimonial seria a norma permitida diante da sociedade ocidental, porém, em outras culturas ou em outros povos, o indivíduo pode ter mais de um parceiro.
Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura.
3. INDIVÍDUO
Dita a Sociologia que um indivíduo é um produto criado pela sociedade, pois desde a primeira infância ele recebe influência da comunidade que o cerca e passa a viver, defender e reproduzir os valores dessa sociedade.
...