A Resenha Crítica
Por: Raphael Santiago • 30/4/2022 • Resenha • 836 Palavras (4 Páginas) • 92 Visualizações
Curso de Engenharia Elétrica
Administração
Trabalho 2
Resenha Crítica
Docente: Daniela Pereira Contelli
Discentes: André Silva
Rafael Oliveira
Raphael Santiago
Vitória da Conquista – BA, 23 de novembro de 2017
Gerenciar uma empresa demanda grande responsabilidade, pois decisões que afetaram o futuro da mesma passam diretamente pelas mãos do gestor. Um dos problemas de maior recorrência dentro de uma empresa é se manter competitiva frente ao mercado consumidor e para que isso possa ocorrer uma das ferramentas mais simples a ser levada em consideração é analise SWOT.
Tal analise criada pelos professores da Harvard Business, Kenneth Andrews e Rolando Cristensen, estuda a competitividade de uma empresa segundo quatro variáveis: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Oportunities (oportunidades), e Threats (ameaças), sendo que essas podem ser relacionadas de forma que suas forças potencializem suas oportunidades ou diminuam suas ameaças, por exemplo.
A analise de forças (fatores que representam vantagem em comparação com a concorrência) e fraquezas (fatores que representam desvantagens em relação a concorrência) ocorre no ambiente interno, que diz respeito a tudo que a empresa pode controlar, ou seja, pode agir sobre os aspectos de forma a potencializar as forças e diminuir as fraquezas, fazem parte do ambiente interno os colaboradores, maquinário, politica de vendas, tecnologias empregadas, softwares e sistemas de gestão, frotas de veículos, rede de filiais, carteiras de clientes, a cultura organizacional, capacidade de investimento etc.
Já as oportunidades (fatores que criam um ambiente favorável a empresa) e ameaças (fatores que criam um ambiente desfavorável a empresa) ocorrerem no ambiente externo, que são os fatores que a empresa não pode controlar tais como clima, taxa de juros, mudanças na legislação, câmbios, desastres naturais, politicas ambientais, guerras, embargos econômicos, crises econômicas, eleições etc.
O estudo de caso em questão utiliza a analise SWOT para estudar uma escola de idiomas que atua em São Paulo, esta identificada como Escola A, de forma a identificar os componentes que compõem as variáveis da analise, de forma a realizar um planejamento estratégico que faça com que a empresa possa se desenvolver.
Após a analise da matriz SWOT da Escola A, tem-se que as suas forças estão no foco em um só idioma, a tradição, gerada pelo tempo de atuação na cidade (77 anos), e reconhecimento da marca, o diferencial cultural da França e a renovação técnica e pedagógica. Com relação às fraquezas tem-se que as mesmas se fazem marcantes na descontinuidade de direção, falta de organização e comunicação, falta de plano de carreira, infraestrutura desatualizada e evasão de alunos.
Com respeito às oportunidades foi visto que a empresa pode criar novos produtos, aumentar parcerias e explorar o publico alvo. Em relação as ameaças foi constatado que a descontinuidade de projetos, redução do poder aquisitivo da classes mais altas, a diminuição do prestigio da França, aumento da concorrência, a localização e estrutura das unidades e ainda tomadas de decisão incorretas representam ameaças ao futuro da Escola A.
...