A Sistema Nacional de Trânsito
Por: Andrea Back Virmond • 5/5/2020 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância I |
Unidade de aprendizagem: Sistema Nacional de Trânsito
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Observamos que o Regulamento do Código Nacional de Trânsito trouxe algumas inovações legais para a correta aplicação da legislação, através da fiscalização de trânsito.
Apresente como o Regulamento do CNT (Decreto Federal nº 62.127/1968) previu a realização da fiscalização de trânsito naquele período da história (sua resposta deve ter de 10 a 15 linhas): (5 pontos)
“...com base no art. 10, alínea e, do CNT, alguns DETRAN implantaram guardas para efetivar a fiscalização de trânsito. Os estados, por sua vez, baseados no art. 36, VII, do RCNT, apoderaram-se do serviço de fiscalização e policiamento de trânsito por intermédio das Polícias Militares, que realizavam o serviço de policiamento com exclusividade, segundo o art. 13, §4º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1967, combinado com o art. 3º, alínea a, do Decreto-lei nº 667/1969”
“Para execução dessa fiscalização e desse policiamento de trânsito, eram firmados convênios com os municípios, objetivando responsabilidades e divisão dos valores arrecadados. No entanto, as Polícias Militares não figuravam como integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. Esse é um breve apanhado histórico dos primórdios do Sistema Nacional de Trânsito na legislação brasileira e a evolução dele até a chegada do Código de Trânsito Brasileiro – Lei nº 9.503/1997” https://www.uaberta.unisul.br/eadv4/#modalGeral
Hoje o município tem que ter condições de assumir a fiscalização de trânsito, que pode ser efetuada mediante o emprego de agentes próprios e/ou por convênio com a Polícia Militar, nos termos do artigo 23.
2. Assinale V para as verdadeiras e F para as alternativas falsas. No caso das alternativas falsas, justifique qual(is) órgão(s) pode(m) desenvolver a(s) atividade(s). (5 pontos)
São competências do Contran (Art. 12 do CTB):
a. [ v ]. Estabelecer as normas regulamentares referidas neste Código e as diretrizes da Polític a Nacional de Trânsito.
...