A Teoria da Hierarquia das Necessidades
Por: Frank Hotops • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 6.541 Palavras (27 Páginas) • 265 Visualizações
SUMÁRIO
1- Resumo
2- Introdução
3- Definição de Salário
4- Teorias Motivacionais
1.1 Teoria da Hierarquia das Nescessidades
1.2 Teoria dos Fatores higiênicos
1.3 Teoria da Motivação por Êxito ou medo
5- Apresentação da Empresa
1.1 Metodologia Usada na Coleta de Dados
1.2 Quetionário representado por gráficos
1.3 Dados Coletados na Empresa com Entrevista
1.4 Quadro de Cargos e Salários
6- Plano de Cargo e Salários como Implementar na empresa
7- Beneficios do plano de Cargos e Salários
8- Remuneração Como Fator Motivados
9-Plano de Carreira
10- Participação nos Lucros
11- Programa de Sugestões de Idéias
12 -Finalização
13- Referências Bibliograficas
RESUMO
Este trabalho apresenta uma análise sobre o valor da implantação de um plano de cargos e sálarios. Neste trabalho foi analizada uma micro empresa a KitutsMarmitaria
os sócios e os funcionarios foram entrevistados com o objetivo de conhecer o entendimentos dos mesmos a respeito da importancia de ter um plano de cargos e salarios e se este era de interece aplica-lo na empresa .
A partir daí, verifica-se a responsabilidade social de uma empresa a qual planeja formas de contribuir com o desenretenção de talentos em uma organização . Utilizamos para realizar este trabalho os estudos volvimento de seus funcionarios .
Com base nos principais conceitos de autores relacionados a implantação de cargos e salarios e subsidiados pelas informaçõs adquiridas por meio das entrevistas verificou que uma organização a qual apresenta um plano que valorize seus funcionarios é capaz de rete-los e desenvolve-los conformr suas necessidades de crescimento bem como reselver conflitos entre eles por meio de uma gestão mais justa
INTRODUÇÃO
Atualmente o mercado enfrenta uma nova era , a era da concorrência e da globalização , este novo cenàrio esta obrigando as empresas a desenvolverem novas formas de administrar seu negócio e seus colaboradores para que eles tanham uma posição em destaque. Atraves de novos métodos de trabalho e valorização do capital humano exigem tecnologis de gestão mais adequadas para a obtenção dos resultaodos desejados . Aborda-se aqui uma das ferramentas consideradas fundamentais para a obtenção do comportamentopor parte dos funcionarios das empresas - a Política de Sálarios
Segundo Paschoal (2007) a importância do salário é analisada sob dois pontos de vista: o do empregado e o da organização. Para o empregado significa retribuição, sustento, padrão de vida, reconhecimento. Para a organização representa custo e fator influenciador do clima organizacional e da produtividade. Entende-se que o salário não é o único condicionante do comportamento das pessoas no trabalho. “Outros fatores estão presentes e o salário deve ser analisado nesse contexto para que não tendamos a tratar como salário questões não salariais ou, pelo menos, não exclusivamente salariais.
Definição de Sálario
Salário é a contraprestação devida diretamente pelo empregador ao empregado pela prestação do serviço decorrente do contrato de trabalho. Em outras palavras, é o pagamento justo feito pelo empregador ao empregado pelo seu trabalho.
Segundo Paschoal ( 2007) o sálario pode ser definido de varias maneiras dependendo da forma que é aplicado pela empresae para o empregado, algumas deficições principais são
SALARIO ABSOLUTO: examina se quanto a sua capacidade de adiquerir as coisas de que se precisae fazer reservas para necessidades futuras, estaria se pensando no valor absoluto
SALÁRIO RELATIVO : analiza se tendo em mente a sua compatibilidade com o trabalho que se realiza , e fatalmente tomasse outros colaboradores por comparação na mesma organização ou em outras neste sentidoestaria se preocupando com o salário relativo.
O salário se origina basicamente através do cargo e dentro dele as eventuais variações tem origem de um lado nas qualificações e de outro na performance de seus ocupantes de acordo com a politica salarial da empresa. ( Paschoal 200,7 p11)
TEORIAS MOTIVACIONAIS
1.1Abraham Maslow : Teoria da Hierarquia das necessidades
A teoria da hierarquia de Maslow é conhecida como uma das mais importantes dentro da área motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Ele explica ainda que a motivação seja explicada pelas necessidades humanas, sendo que os estímulos levam os indivíduos à ação. Nesse caso, pode ser externo ou interno. Isso nos dá idéia de ciclo motivacional..
Porém a satisfação de uma necessidade que sempre traz uma outra, ou seja, quando se satisfaz as necessidades fisiológicas, surgem outras, como por exemplo a autoestima. Atendida essa, surge então a necessidade de segurança, e assim por diante..
Os 5 níveis a serem “escalados” por um ser humano, segundo Maslow, são:
1- Atender as necessidades básicas ou fisiológicas
2- Atender as necessidades de segurança
3- Atender as necessidades Sociais ou de associação
4- Atender as necessidades de Status ou Auto Estima
5- Atender as necessidades de Auto-Realização
MODELO PIRAMIDE DE MASLOW
1.2Frederic Herzberg: Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais
A Teoria dos Dois Fatores foi desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg, sendo publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work). Tal teoria teve por base entrevistas realizadas com diversos profissionais da área industrial de Pittsburgh. Seu objetivo era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Para isso, questionou os entrevistados sobre o que os agradava e os desagradava nas empresas em que trabalhavam.
...