A UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO
Por: Marcos Montenegro • 3/11/2020 • Projeto de pesquisa • 1.917 Palavras (8 Páginas) • 145 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO
GRUPO PROJETO SOCIAL 1
Costurando a vida
Porto Alegre
2019
GRUPO PROJETO SOCIAL 1
Costurando a vida
Trabalho apresentado para a disciplina de Projeto social 1, pelo Curso de Administração, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pela professora Silvia de Oliveira Polgati e pela tutora Tatiana Maia.
Porto Alegre
2019
RESUMO
Nesse trabalho iremos falar sobre um projeto social elaborado pelo grupo 17 da disciplina de projeto social 1, esse projeto foi direcionado para mães que encontram dificuldade de encontrar um trabalho formal, por não terem onde deixar seus filhos ou outros diversos motivos.
A zona norte de Porto Alegre, mais especificamente a Vila Nazaré no bairro Rubem Berta foi a região escolhida para alocar a instituição. Essa parte da capital tem um grande número de famílias de baixa renda, nas quais muitas mães enfrentam a dificuldade de conseguir um emprego.O projeto tem como objetivo capacitar mulheres(mães) de baixa renda que tenham interesse em aprender corte e costura para que tenham uma fonte de renda, tendo a possibilidade de aloca-las posteriormente em um emprego as ajudando a conseguir uma posição nesse mercado de trabalho. Aqui também está descrito as demais informações sobre a instituição, como proposta e objetivos, a demanda encontrada, e os cronograma de atividades e financeiro.
Projeto costurando a vida.
Porto Alegre
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 COSTURANDO A VIDA 6
2.1 descrição da instituição 6
2.2 Demanda 7
3 Definição dos Objetivos 7
3.1 Público-Alvo 7
3.2 Objetivos 7
3.2.1 Objetivo geral 8
3.2.2 Objetivos específicos 8
3.3 Apresentação de metas 8
4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICO 01
5 CRONOGRAMA FINANCEIRO 12
6 AUTO-AVALIAÇÃO 13
ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO – A SER DELETADO PARA A VERSÃO FINAL DO PROJETO 14
REFERÊNCIAS 22
APÊNDICE A - TÍTULO do apêndice 24
ANEXO A - TÍTULO do Anexo 25
Porto Alegre
2019
1 INTRODUÇÃO
Ao longo deste trabalho irá ser apresentado o trabalho social realizado pela instituição Associação de Mães Costurando a Vida, assim como qual é e onde se encontra a demanda para o projeto, como melhor realiza-lo, quais são seus os objetivos gerais e específicos e quais são os resultados esperados a partir da sua total implantação.
Apesar de a ideia ter surgido com objetivos pequenos como fornecer uma atividade e nova habilidades para mães em situação de vulnerabilidade social, ela alcançou proporções muito maiores pois encontrou uma demanda muito mais expressiva do que o esperado. Uma vez que se percebeu muitas mães com dificuldades de conciliar um trabalho formal com as tarefas domesticas em comunidades mais pobres. Assim o projeto ganhou força e adesão bem como objetivos novos e maiores.
Desse modo entende-se que esse projeto social é de grande importância para todos pois lida com um público que é responsável pelo futuro do país de forma direta. Com a recolocação desse grupo no mercado de trabalho se garante uma melhor estrutura familiar para essas mães em situações de vulnerabilidade, criando assim um melhor ambiente familiar para toda família e um ambiente melhor traz melhoras na vida das crianças que por isso terão futuros melhores, ajudando assim um grande número de pessoas no longo prazo.
Porto Alegre
2019
2 COSTURANDO A VIDA
Essa instituição foi criada no ano de 2014 com apenas duas professoras que tinham a intuição de capacitar mães que não tinham condições de trabalhar fora por não terem onde deixar seus filhos. No início a meta era ensinar a elas o básico de corte e costura para que pudessem fazer pequenos consertos, e assim gerar uma renda para suas famílias.
Aos poucos a instituição foi ganhando destaque e agregando valores, as mãezinhas que antes aprendiam a fazer apenas bainhas e pinchais, já estavam aprendendo a confeccionar roupas, o que não demorou muito para sua marca ser reconhecida.
Hoje com mais de 100 integrantes, a maioria jovens mães em situações de vulnerabilidade, a instituição mantém o foco principal de ensinar uma profissão a elas, porém agora dando também a oportunidade de trabalho junto a uma equipe 100% formada por ex-alunas da instituição.
Sua marca ficou conhecida como mães à obra, e hoje fornece mercadoria para praticamente todas as regiões do Brasil.
2.1 descrição da instituição
- Costurando a vida.
- Associação de mães COSTURANDO A VIDA.
- maescosturandoavida@gmail.com
- Capacitar mães em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho.
- A instituição nasceu da ideia de Jussara Silva e Margarida dos Santos, duas mães e professoras de corte e costura aposentadas de ensinar o que aprenderam durante suas vidas profissionais para essas mulheres com pouca ou nenhuma oportunidade de emprego, foi fundada no dia 01/01/2014.
- Como alunas existem aproximadamente 100 integrantes.
Porto Alegre
2019
- Na parte de confecção de sua marca a instituição conta hoje com mais de 50 funcionárias, todas ex-alunas, 7 professoras voluntárias, e também com 2 dirigentes e 5 gerentes de setores.
- A zona norte de Porto Alegre, mais especificadamente a Vila Nazaré no bairro Rubem Berta foi a região escolhida para alocar a instituição.
- A duração do curso básico é de 6 meses, podendo ser expandido para o avançado de mais 1 ano.
2.2 Demanda
A instituição foi alocada no na zona norte de Porto Alegre, mais especificadamente a Vila Nazaré no bairro Rubem Berta, por essa região manter um número significativo de mulheres com filhos pequenos a maioria com 2 ou mais, criando uma certa dificuldade dessas mães conseguirem um trabalho e se conseguirem ainda existe a falta de vagas nas creches para deixarem as crianças, a região escolhida é conhecida pelo alto índice de violência, o que causa ainda mais a necessidade dessas mães se manterem perto dos filhos.
...