A VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Por: Lani Oliveira • 29/11/2017 • Tese • 724 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Trabalho apresentado à disciplina de
Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas
Para aprovação da mesma.
Professor: Cássio dos Santos
Nova Iguaçu
2017
Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas
Empresa: Limppano S/A
Conforme solicitado, farei um breve resumo da experiência vivida na empresa Limppano S/A que está a 55 anos no mercado, com produtos de higiene e limpeza. Motivo pela escolha da
empresa é por se tratar de uma indústria e ser um ramo bastante propício para os
assuntos a serem abordados.
Em uma filial com 6 fábricas, possuem 2 Supervisores e 6 Líderes de equipe. Cada líder possui uma equipe de no mínimo 10 colaboradores.
Em assuntos abordados em sala de aula, falamos sobre vários tipos de Liderança, sabemos que para ser líder não basta somente querer mandar. Acontecem casos que os líderes não conseguem se colocar no lugar do colaborador pensando somente em si mesmo, ou na própria empresa. E isso, prejudica o andamento do trabalho, pois parece que estamos voltando ao tempo de escravidão onde não tínhamos nossos direitos.
Para ser um bom líder não basta apenas saber liderar, para ser líder tem que ser acima de tudo ser
humano, atuando como um líder coaching, pensando na organização como um todo.
Pois a partir do momento em que pensamos como um todo, estamos nos preocupando
não somente com aquilo que nos compete fazer.
Nesta empresa, a comunicação dos líderes não está sendo realizada, pois os mesmos só pensam no seu próprio trabalho, não existe o trabalho em equipe. Na minha concepção não é somente a
produção que é válida, temos que pensar no bem-estar de cada colaborador, tem
também a legislação para ser seguida, a CLT e isso acaba gerando problemas
judiciais futuros. O líder precisa ser um Gestor de Mudanças promovendo ações
para que qualquer decisão ou atitude não venha prejudicar as demais áreas
da organização. Pensar sempre se a atitude ou decisão terá consequências a
médio ou longo prazo.
Sabemos que hoje as organizações estão cada vez mais exigentes, dando oportunidade a líderes polivalentes, para que a organização possa usufruir o máximo de conhecimento e habilidade deste líder. Falando um pouco sobre Gestão, há o Gerente Industrial que pensa da mesma forma que seu líder, então vemos aí que o Líder segue o Gestor. E isso dificulta o processo para outras equipes. Não lembram que os seus clientes são seus próprios colaboradores, não se preocupando as vezes com a qualidade do produto, preocupado somente em entregar o pedido, não se preocupando se o colaborador está a mais de 6 horas sem se alimentar, se está em pé, sentado e etc.
Isso faz com que os colaboradores se sintam desvalorizados, poderiam pensar de outra forma, fazendo com que o colaborador se sinta e importante para a empresa, e sinta que faz parte dela. Pois, a empresa não funciona se não houver um colaborador, essa visão deveria ser mudada. Os líderes deveriam ser treinados, capacitados para estar na frente de uma equipe, mas, muita das vezes os líderes são colaboradores que iniciaram no chão de fábrica e foram conquistando seu espaço, e quando chegou um pouco mais alto, esqueceu de ser um pouco mais humano.
...