A atitude de Valter foi correta
Por: Querin Ninive • 7/5/2017 • Projeto de pesquisa • 446 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
Acadêmica: Querin Ninive Rodrigues Lopez
Administração 5ª fase
Complexo negócio na África
- A atitude de Valter foi correta? Justifique.
Valter não tinha experiência em negócios internacionais necessitava apoio durante todo o processo, por não ter muita experiência teve medo de inovar, de fazer mudanças significativas na empresa e não obter o resultado esperado. Porém, como era uma negociação que geraria muito lucro para a empresa de uma forma inovadora, e consequentemente abriria portas do mercado internacional, deveria ter arriscado, visando no lucro que teria mais tarde.
- Coloque-se no lugar de Valter e diga o que você faria.
Investiria no negócio porque mesmo que essa operação fosse de grande porte, e eles necessitassem realizar todo um novo esforço de coordenação, mudando significativamente a maneira como até então controlara as atividades de sua empresa, eles iriam para o mercado internacional que lógico é mais competitivo, e a Agroarroz teria uma vantagem competitiva e ampliaria suas possibilidades de negócio, apesar do receio de saber que o risco era alto, buscaria inovar.
- Coloque-se no lugar de Raul e comente o que você faria.
A obrigação de Raul era de incentivar Valter, pois era o assessor, e Valter não tinha muita experiência nesse ramo. Como Raul teria consciência do risco, no entanto o momento era oportuno seria uma forma inovadora de acessar novos horizontes além do Brasil, seria uma encomenda equivalente a 04 meses de produção da empresa. Era o maior pedido que a Agroarroz havia recebido na história da empresa, claro que correríamos riscos, mas ampliando as possibilidade de negócio nos daria uma vantagem competitiva, sobre as nossas concorrentes.
- Em sua opinião, a inovação implica correr riscos? Justifique.
Com certeza, muitas vezes nosso receio de fracassar e parecer incompetente diante de grandes oportunidades nos leva a desistir antes mesmo de começar.
Estar no ramo dos negócios implica correr riscos, grandes líderes não são aqueles que acertam sempre, o que é quase impossível, mas aqueles que não tem medo de mudar, de inovar, têm a convicção que se pode sim, ter sucesso no que está tentando realizar.
- Discuta alternativas para a viabilização do negócio que pudessem diluir o risco e fossem suficientemente ágeis para aproveitar esta oportunidade (3 meses).
Como Valter não tinha muita experiência no mercado, deveria se especializar nesse tempo para fechar o negócio, aprender outros idiomas para facilitar possíveis negociações que viriam a partir dessa, aumentar mais um turno de produção pelo período de vigência do contrato, fazer sociedade com outra empresa para atender a demanda.
...