A cultura organizacional brasileira – Alguns de seus traços comentados nas notícias
Por: loveran • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.161 Palavras (5 Páginas) • 535 Visualizações
A cultura organizacional brasileira – Alguns de seus traços comentados nas notícias
A cultura organizacional brasileira, derivada da cultura de nosso país, demonstra como, embora estabelecido algumas formas de trabalho através de normas, regulamentos e métodos, agem informalmente no dia a dia as empresas, sobretudo as públicas.
Já há muito tempo se estuda a cultura organizacional e destes estudos destacam-se o de Chu e Wood Jr. (2008) e de Pereira et al (2013), dos quais é possível denotar sete traços principais desta cultura em nosso país.
A fim deste texto trataremos somente de cinco, dos quais são mais fáceis de identificar por serem visíveis quase o tempo todo em nossa sociedade.
A abordagem a ser adotada será a de mostrar uma matéria jornalística, identificar o(s) traço(s) explicitado(s), suas explicações pelos autores expostos e suas implicações na gestão da coisa pública.
Diante do já exposto, temos:
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,tcu-apura-emprestimo-do-banco-do-brasil-para-val-marchiori-na-gestao-de-aldemir-bendine,1631454
Definição: Jeitinho – Comportamento que visa à harmonização das regras e determinações universais da vida com as necessidades diárias do cidadão, buscando a realização de objetivos a despeito de determinações legais contrárias. Revela um "combate" entre leis universais e relações pessoais.
Nesta matéria é nítido o uso deste artifício para a liberação de uma quantia alta para uma socialite que não havia recurso, uma vez que esta, além de inadimplente com o banco, ainda não havia a capacidade de solvência da dívida contraída, usando-se desta forma de outra característica que será abordada mais adiante.
Quem liberou o empréstimo (segundo a matéria de quem a socialite é amiga), claramente burla todas as duras regras de liberação de empréstimo e o faz, e ao fazê-lo caracteriza nitidamente dentro da definição de Jeitinho descrito acima.
Definição: Personalismo – Expressa a importância atribuída às pessoas e aos interesses pessoais em detrimento das pessoas ou interesses do grupo ou comunidade. Indica o alto grau de confiança depositado na rede de amigos e familiares para resolução de problemas ou obtenção de privilégios. A expressão popular local “para os amigos tudo, para os inimigos nada, para os indiferentes a lei” atribuída a uma importante figura política do século XX exemplifica esse traço.
Ainda dentro da mesma matéria podemos averiguar este traço apresentado na sua essência apresentada pela frase acima.
É nítido que a amizade entre quem empresa e quem recebe somente facilita o processo para a obtenção do empréstimo vultuoso. Caso este mesmo empréstimo fosse solicitado por uma pessoa qualquer, esta estaria obrigada a se colocar dentro de todo o “ritual” para obtenção de empréstimo, e pelo que nos diz a reportagem, com certeza seria negado uma vez que não teríamos solvência para a sua quitação.
Ora, assim sendo, é claro a abordagem patrimonialista do executivo do Banco do Brasil para com sua colega socialite em detrimento de todo um país.
http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,abrir-uma-empresa-demora-107-dias-e-pagamento-de-impostos-rouba-2-6-mil-horas-no-brasil,4650,0.htm
Definição: Formalismo – Se traduz nas organizações por meio de comportamentos que buscam por um lado a redução do risco, da ambiguidade e da incerteza e, por outro, aumento de previsibilidade e controle sobre as ações e comportamentos humanos. Essa busca se dá por meio da criação de grande quantidade de regras, normas e procedimentos que visam garantir segurança.
Nesta matéria podemos visualizar não somente o formalismo em questão mas também o tipo de “estrago” que ele pode causar dentro de uma economia pois a facilidade de abrir empresas e fechá-las pode dinamizar nosso mercado tornando mais competitivo e atraente frente as demais economias mundiais.
O formalismo é apresentado na quantidade de tempo para a abertura de empresa, e também quanto ao papelório utilizado havendo de chegar ao cúmulo de comprovar que “você é você mesmo”, mediante certificações cartoriais.
Enquanto em outros países, como a Nova Zelândia é possível abrir uma empresa, segundo a reportagem, em meio dia de trabalho, nosso país demanda de 107 dias a fim de processar os excessos de formalismos e retrabalhos.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/07/20/caso-thor-apos-quatro-meses-filho-de-eike-batista-pode-voltar-a-dirigir.htm
Definição: Desigualdade de poder e hierarquia – O sistema de relações hierárquicas que vigorou nas relações entre senhor e escravo no Brasil colonial marcou profundamente a sociedade local. Em sociedades como a norte-americana tem-se como pressuposto que todo cidadão é igual perante a sociedade e a lei. No Brasil, muitos indivíduos julgam-se com direitos especiais que os eximem de sujeitar-se à lei de caráter generalizante. A expressão popular “você sabe com quem está falando?” é comumente ouvida em situações de conflito e revela uma reação autoritária, que tenta impor uma condição especial.
Aqui temos a nítida diferença na balança da justiça. Veja que o réu é filho de um ex-bilionário brasileiro – à época da reportagem ainda o era – e teve seus
...