A mulher no mercado de trabalho
Por: Talitandesouza • 25/9/2016 • Trabalho acadêmico • 4.188 Palavras (17 Páginas) • 341 Visualizações
RESUMO
O principal objetivo deste trabalho consiste em nos mostrar toda a história da mulher no mercado de trabalho, onde no principio a mesma era tratada apenas como dona de casa e tinha as funções de ser uma boa esposa e mãe. Através das I e II Guerras Mundiais as mulheres entrarão para o mercado de trabalho, onde estão até hoje em dia.
As mulheres passaram e ainda passam por muitas dificuldades no mercado de trabalho, desde a discriminação no momento da seleção por ser mãe até o momento em que entram para uma organização e se deparam que a sua remuneração é inferior em relação ao salário dos homens.
Porém mesmo com todas as dificuldades a mulher vem encontrando o seu espaço, pois possui características diferenciadas e além de ter muita força de vontade, acaba se dedicando bem mais aos estudos do que os homens, dessa forma as empresas enxergam todos os pontos positivos da mulher e isso faz com que tenhamos um crescimento do número de mulheres nos cargos de lideranças e chefias.
As mulheres também se destacam pela capacidade que possuem de ser multifuncional, na qual conseguem exercer várias funções ao mesmo tempo: cuidar dos filhos, da casa, do marido, estudar e trabalhar. As empresas acreditam que esta característica da mulher de ser multifuncional ajuda à mesma nas tomadas de decisões empresariais
Palavras-chave: Mulher no mercado de trabalho, discriminação, remuneração.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................5
1. História e evolução da mulher no mercado de trabalho...........................................6
2. As ocupações do trabalho feminino.........................................................................8
3. A dupla jornada das mulheres................................................................................11
3.1. Mulher "Multifuncional"........................................................................................12
4. O diferencial da educação da mulher.....................................................................13
5. O tratamento e a discriminação da mulher no mercado de trabalho.....................14
6. A proteção da mulher trabalhadora........................................................................16
6.1. O dia da Mulher...................................................................................................18
7. Marcos das Conquistas das Mulheres na História.................................................19
7.1. Mulheres que fazem parte da história.................................................................20
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................23
REFERÊNCIA............................................................................................................24
INTRODUÇÃO
A mulher entrou no mercado de trabalho através da necessidade que teve para ajudar o seu marido nas despesas do lar. Diante dessa obrigação vieram as dificuldades, o preconceito e as desigualdades, o que ocasionou a mulher a se tornar mais forte e lutar por todos os seus direitos e a sua igualdade perante os homens.
Com o passar do tempo à mulher foi evoluindo ao ponto de conquistar grande espaço no mercado de trabalho, ocupando muitas das vezes trabalhos que eram considerados apenas masculinos, como por exemplo: motorista de ônibus e caminhões, pilotas de avião e atuação na área da construção civil.
A mulher acabou tendo uma dupla jornada e consequentemente se tornou multifuncional, onde teve que lidar com diversas atividades muitas vezes ao mesmo tempo, no decorrer do dia. Com isso a mulher vem mostrando cada vez mais e mais muito interesse pelos estudos, onde podemos perceber que as universidades são ocupadas predominantemente pelo publico feminino. Porém mesmos com mais estudos as mulheres recebem menos dos que os homens.
A seguir veremos todo o contexto da mulher no mercado de trabalho desde a sua inserção até a atualidade, onde a mesma aos pouco vem conquistando os seus direitos, espaço e admiração de seu empregador.
1. História e evolução da mulher no mercado de trabalho
No início, as mulheres eram conhecidas como “as rainhas do lar”, os homens eram quem mantinham as famílias e a função da mulher era somente de cuidar da casa, dos filhos e do marido. Porém os tempos mudaram e a realidade destas mulheres mesmo não tendo sido o foco também mudou, onde sua presença representou uma importante mudança no cenário econômico nacional. (Samara, 2002).
A história da mulher no mercado de trabalho se iniciou através das Guerras Mundiais quando os homens iam para as frentes de batalha e as mulheres passavam a assumir os negócios da família e a posição dos maridos em seus postos de trabalho.
Após o término das Guerras muitas mulheres acabaram ficando viúvas e os homens que retornaram para suas casas estavam impossibilitados de voltarem ao trabalho, pois a grande maioria ficou inválido. Com isso as mulheres sentiram – se na obrigação de deixar a casa e os filhos para levar adiante os projetos e os trabalhos que eram realizados pelos seus esposos.
Com a Revolução Industrial as mulheres passaram a realizar o trabalho nas fábricas, onde recebiam uma remuneração inferior á do homem, porém faziam os mesmos serviços que eles. Sujeitavam-se a jornadas de trabalho de 14 a 16 horas diárias, com salários baixos, o serviço muitas vezes eram em condições prejudiciais á saúde e cumpriam obrigações além das que eram possíveis, só para não perderem o emprego. Além de tudo a mulher deveria ainda cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos.
A mulher através do seu trabalho contribuiu grandemente para o crescimento e evolução da sociedade em todos os seus aspectos. Mesmo sofrendo inúmeras discriminações em razão do gênero
...