A mulher no trabalho
Por: Magna Santos • 16/10/2016 • Ensaio • 1.859 Palavras (8 Páginas) • 378 Visualizações
FACULDADE CENTRAL CRISTALINENSE[pic 1]
MAGNA PEREIRA DOS SANTOS
A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: UMA BUSCA PELA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
Cristalina - GO
2016
[pic 2]
MAGNA PEREIRA DOS SANTOS
A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: UMA BUSCA PELA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do grau de Bacharel em Administração. Faculdade Central Cristalinense – FACEC.
Orientador(a):
Cristalina- GO
2016
MAGNA PEREIRA DOS SANTOS[pic 3]
A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: UMA BUSCA PELA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
Monografia de Graduação para obtenção do grau de Bacharel em Administração. Faculdade Central Cristalinense - FACEC. Área de concentração: Administração.
Data:
_______________________________________________
Professor (a)
_______________________________________________
Professor (a)
________________________________________________
Professor (a)
[pic 4]
dedicatória
[pic 5]
Agradecimentos
[pic 6]
RESUMO
ABSTRACT
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO[pic 9]
Introdução
1 RESGATE HISTÓRICO SOBRE O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE
1.1 Visão histórica da mulher através dos tempos
1.2 O princípio de igualdade de gênero e o olhar social
1.3 O mercado de trabalho brasileiro e a mulher
2 O MERCADO DE TRABALHO E A MULHER SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
2.1 A questão de gênero nas organizações
2.2 O perfil da mulher nas organizações: oportunidades do mercado de trabalho para as mulheres
2.3 Principais problemas enfrentados pelas mulheres nas organizações: Assédio moral, discriminação de gênero e racial
3 MULHERES E ORGANIZAÇÕES: PARCERIA DE SUCESSO
3.1 A liderança feminina
3.2 Cases de sucesso
3.3 ??
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Introdução[pic 10]
A mulher e sua participação no mercado de trabalho mudaram de maneira significativa ao longo dos anos. Este trabalho abordou a inserção da mulher no mercado, bem como as discriminações sofridas relacionadas à questão de gênero, e também procurou identificar as principais transformações ocorridas no mercado de trabalho feminino, analisando não apenas a trajetória de sua inserção no mercado formal como também sua evolução comportamental.
O objetivo do trabalho é abordar sobre o crescimento da mulher no mercado de trabalho, sua luta pela igualdade nas relações laborais dentro das organizações, analisando porque ela ainda é vista, como sexo frágil, mesmo demonstrando inegável capacidade. E, mesmo assim, ainda encontra-se submetida a salários mais baixos
As dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho são reais e alarmantes, uma vez que diariamente essa discriminação aberta ou veladamente, acomete diversas trabalhadoras que por várias vezes são obrigadas a realizar dupla, até tripla jornada para dar conta da vida profissional, dos afazeres domésticos do lar e da educação dos filhos.
A participação da mulher no mercado de trabalho é cada vez mais evidente, destacando-se não apenas como um complemento à renda familiar, mas em muitos casos como sua única provedora, porém, essa condição não é reconhecida pela sociedade em geral, muito embora a mulher seja uma parcela importante da força de trabalho no mercado atual, contribuindo para constantes transformações econômicas. Dessa forma, o tema justifica-se, por abordar um assunto que só ganhou destaque recentemente na sociedade principalmente por parte da imprensa, tornando imperativa a necessidade de análise e reflexão sobre o mesmo.
A discriminação com a mulher no mercado de trabalho pode ser considerado como algo cultural, uma vez que são educadas desde a infância para serem ótimas esposas e donas de casa. Por diversas vezes, as mesmas sofrem preconceitos até por outras mulheres, que acreditam que a mulher é frágil, ou até mesmo não têm capacidade para exercer algumas funções que antes eram desempenhadas por homens. Dessa forma, questiona-se sobre iniciativas que podem ser realizadas com o intuído tanto de coibir essas discriminações no mercado de trabalho, bem como políticas voltadas para a sua valorização.
...