ADMINISTRAÇÃO RURAL
Por: Paulo1227 • 5/8/2018 • Projeto de pesquisa • 589 Palavras (3 Páginas) • 539 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL EDVALDO BRANDÃO CORREIA
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
WILLIAN SANTOS LEAL
ADMINISTRAÇÃO RURAL
JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido por uma curiosidade e para mostrar que a administração atua ate nas fazendas planejando estratégias para melhoras a produção de soja, milho , algodão , etc.
Objetivos
- O que é administração rural
- Qual a importância da administração rural na agricultura
- Desafios da administração rural
Referencial teórico
A administração rural surgiu no começo do século XX junto às universidades de ciências agrárias, na Inglaterra e Estados Unidos. Essa prática surge com a preocupação de, sobretudo, analisar, a credibilidade econômica e técnicas agrícolas.
- Administração rural é o conjunto de atividades que facilitam aos produtores rurais a tomada de decisões ao nível de sua empresa agrícola, com o fim de obter melhor resultado econômico, mantendo a produtividade da terra. O campo de atuação da Administração Rural está em plena expansão. Graças às tecnologias cada vez mais presente no setor rural, surge a necessidade de contratação de um administrador especialista na área. A tarefa de administrar começa pela tomada de conhecimento de tudo que constitui uma empresa rural. Terra, pessoas, máquinas, equipamentos, instalações e benfeitorias, fornecedores, clientes e dinheiro, são exemplos de recursos que uma empresa precisa para realizar suas atividades.
- A administração rural na agricultara é importante para que o agricultor tenha uma lucratividade maior e diminui as margens de erros. E com essas melhoras o agricultor pode foca em expandir sua propriedade com novas aquisições de terras.
Segundo Heleno (2009, p. 22), qualquer que seja o empreendimento, não importando se produz flores, milho, hortaliças, pequenos animais ou derivados de leite, exige-se hoje que princípios da administração sejam postos em prática.
Dessa forma, o administrador rural deve desempenhar as funções administrativas no ambiente rural e, ter conhecimento dos fatores externos e internos (preços dos produtos, disponibilidade e eficiência de mão de obra na região, existência de mercado para o produto e o clima). A partir de culturas como café, soja, cana-de-açúcar, houve a construção da economia. Com isso, as espécies agrícolas passaram a atender não apenas o mercado interno nacional, mas também mercado externo, o que fez com que impulsionasse ainda mais a economia do país.
O Agronegócio no Brasil é o setor de maior movimentação de bens do país. Além disso, contribui para o crescimento de empregos diretos e indiretos. De acordo com Heleno (2009, p. 24), o Brasil é um país que vem se consolidando no setor do agropecuário desde sua descoberta, graças ao que oferece, em termos de riquezas naturais, aos empreendedores rurais.
- O primeiro desafio é a Mão de obra no campo “que é a falta de mão de obra no campo e com a necessidade de mecanizar as lavouras”, o segundo é Estresses hídricos que é “De acordo com dados da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU), 70% da água do planeta é destinada à irrigação agrícola. Sendo o recurso natural indispensável para a manutenção das lavouras. “Diante dessa dependência, contribuir para a prevenção de crises hídricas é algo que deve fazer parte da rotina do produtor”, diz Lopes. Além do uso consciente de água, ele recomenda a opção por Sistemas de Plantio Direto, que aumentam a infiltração de água no solo e reabastecem os lençóis freáticos.”e o terceiro é Emissões na agropecuária que é “Ao lado da necessidade de abastecer a população mundial e atender sua demanda por alimento, está o compromisso de praticar ações sustentáveis”
Referencias
http://blog.aegro.com.br/conceito-de-administracao-rural/
http://blog.aegro.com.br/o-que-e-administracao-rural/
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/administracao-rural/10206/
...