ANÁLISE COMERCIAL
Por: Rodrigo Bressan • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.992 Palavras (12 Páginas) • 186 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA
NOME DO ALUNO - Rodrigo Bressan
RA - 1739011
TORRE 17 ANALISADA
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM VI
São Paulo/SP
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA
NOME DO ALUNO - Rodrigo Bressan
RA - 1739011
TORRE 17 - ANÁLISE COMERCIAL
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM VI
Projeto Integrado Multidisciplinar VI apresentado à Universidade Paulista – UNIP Interativa, como parte da avaliação para obtenção do título de Gestor Comercial, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Solimar Garcia.
São Paulo/SP
2018
RESUMO
O projeto integrado multidisciplinar do curso de Gestão Tecnológica em Gestão Comercial, aborda o levantamento de informações sobre possíveis melhorias da empresa Torre 17, uma instituição que atua no ramo varejista, um minimercado, atuante desde junho de 2015. O trabalho consiste em analisar os dados que mostram se é possível através de um aplicativo, melhorar a interação entre a empresa e seus clientes no ambiente virtual e de que forma ela é administrada na rede. Existe também uma análise paralela no plano de negócio, a fim de verificar quais dados podem ser melhorados dentro do seu contexto empresarial. Por fim, existem dois exemplos que mostram, de maneira real, como um comportamento ético pode influenciar dentro da empresa no que diz respeito a infração ou não da lei.
Palavras-chave: gestão, ética, aplicativo, plano de negócios, Lei.
Sumário
Introdução 3
Sistemas de Informação em Comércio e Serviços 4
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 6
Esboço do aplicativo 8
Plano de Negócio 10
Conclusão 14
Referências Bibliográficas 15
Introdução
TORRE 17 é uma empresa que atua no ramo varejista é um minimercado, atuante desde junho de 2015 está localizada em um bairro de baixa renda dentro de um condomínio com mais de 700 apartamentos, mas oferece muitas oportunidades de crescimento, pois os comércios varejistas estão muito afastados.
Por ser uma empresa de pequeno porte, não existem muitos recursos online para divulgar os serviços de vendas do mercado. Sua área de atuação é restrita a um determinado ambiente, o que torna o desenvolvimento de um aplicativo questionável pelo dono. Já foi levantada esta hipótese, porém alguns pontos foram questionados:
- A área que o mercado atende;
- O nível social e cultural das pessoas atendidas;
- A necessidade do serviço de acordo com a região;
- No caso da constatação de necessidade, de que forma o aplicativo seria desenvolvido.
Pensando na possível implementação de um aplicativo, existem alguns conceitos que determinarão se o plano de negócio seria modificado, levando em consideração que: a empresa teria um fluxo de negócio completamente diferente daquele que existe; os funcionários teriam que receber outro tipo de treinamento para execução de novas tarefas online; de que forma o aplicativo geraria um impacto nas tarefas diárias de seus colaboradores.
Tendo em mente como funciona uma aplicação online e as modificações que este software vai gerar na maneira como a empresa funciona, devemos também considerar em como o controle e o fluxo financeiro podem ou não dar brechas para desvios ou possíveis caixa 2. Evitar este tipo de situação cria um ambiente mais tranquilo e saudável para o desenvolvimento da empresa, sem gerar tensão interna e desconfiança.
Sistemas de Informação em Comércio e Serviços
A empresa, por ser de pequeno porte, não aborda muito bem este aspecto online, pois sua área de atuação é bem restrita. Tudo que diz respeito a relacionamento com cliente está baseado em sua interação direta e pessoal com o cliente.
Algumas ferramentas de gestão internas são de extrema ajuda, visto que não existe um controle muito efetivo de estoque. Os funcionários fazem contagem de estocagem com listas físicas de papel, e isso pode gerar muitos erros para gestão de contagem e reposição. Como não existe um sistema de compras online para clientes, este controle também não é integrado. Sem o aplicativo, não existe uma abrangência maior de sua clientela, restringindo bastante o crescimento do mercado.
Pensando nisso, uma concepção de aplicação online foi criada. Um aplicativo simples de vendas, onde o usuário pudesse realizar a compra de acordo com sua necessidade e, colocando seu endereço, uma empresa terceirizada faria o serviço de entrega.
Segundo o Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Aplicativo), a definição para aplicativo móvel ”conhecido normalmente por seu nome abreviado app, é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como um PDA, um telefone celular, um smartphone ou um leitor de MP3.” O número de downloads de aplicações móveis está em forte crescimento. Esta tendência está associada com a venda de smartphones, que também houve um grande crescimento de 74% no ano de 2017.
Definindo que o aplicativo ajuda realmente nos crescimentos reais de vendas, devemos escolher inicialmente qual sistema o aplicativo será desenvolvido. Depois de uma pesquisa rápida pela região em fontes online, chega se a conclusão que o número de usuários de sistema do sistema Android é muito maior que usuários de sistema I.O.S na região. Portanto o aplicativo terá um retorno muito maior no sistema Android. Desenvolver o aplicativo para os dois sistemas seria muito oneroso, e sem necessidade visto que o número de usuários do I.O.S não teriam impacto real em negociações online.
...