APS UNIP
Por: hudsondias • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.786 Palavras (20 Páginas) • 451 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OU
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO
2014
Componentes do grupo
O PROCESSO DE PROVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS (PESSOAS) EM UMA ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO OU MÉDIO PORTE
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 2º. semestre, do curso de Administração de Empresas da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO
2014
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Tabela 1- Tabela a classificação de porte da empresa adotada pelo BNDES..11
Tabela 2- Tabela ilustrativa de desligamento.....................................................20
Gráfico 1 – Índice ilustrativo de motivos de desligamento.................................21
Gráfico 2- Gráfico ilustrativo de desligamento, por área....................................21
LISTA DE ABREVIATURAS
S.A- Sociedade Anônima
R&S – Recrutamento e Seleção
RH- Recursos Humanos
SUMÁRIO
Introdução 4
1. Revisão Conceitual 5
2. Estudo de caso 10
2.1 Perfil da organização 10
2.2 Coleta de dados 13
2.3 Avaliação da eficiência, eficácia e adaptabilidade do processo........... 16
Considerações finais 23
Elementos pós-textuais 24
Anexos 25
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, apresentaremos os aspectos do Recrutamento e Seleção da empresa PDG Realty S.A Empreendimentos e Participações, uma construtora nacional de grande porte.
Abordaremos a teoria de Idalberto Chiavenato sobre recrutamento e seleção, mostrando os principais pontos a serem elaborados do processo, bem como as atitudes/ações a serem tomadas durante este. Teremos os aspectos desde a atração do candidato, a contratação até o acompanhamento do mesmo como funcionário da empresa.
Teremos também um âmbito geral da empresa, com seus dados básicos para que seja possível a analise correta dos dados (se certo processo esta coerente ao porte da empresa). Também serão abordados os objetivos da organização como empregadora, a partir do momento que o funcionário começa a prestar serviços para ela.
O fluxograma do R&S será apresentado, de forma que todas as informações estejam disponíveis para a consulta.
Por fim, uma análise e comentários sobre os pontos fortes e fracos da organização neste mérito e sugestões de melhorias conforme nossos conhecimentos.
Boa leitura!
1. Revisão Conceitual
O Recrutamento e Seleção é um processo de suma importância para a organização, através dele é possível que a organização conte com os melhores profissionais do mercado de trabalho.
Segundo o autor Idalberto Chiavenato, recrutamento e seleção consistem em um conjunto de técnicas utilizadas para atrair talentos (pessoas qualificadas e capacitadas) para a organização.
A este processo é indispensável a análise de quem é a pessoa certa para o cargo certo, levando em consideração as características pessoais da pessoa, juntamente com sua qualificação acadêmica e profissional e visando também as responsabilidades e tarefas que terão que ser exercidas pelo cargo que futuramente será ocupado, visando sempre a melhora continua do desempenho e eficiência do pessoal.
O recrutamento deve ser realizado a partir das necessidades presentes e futuras das organizações. Consiste em pesquisas por meios competentes de talentos capazes de oferecer a execução dos objetivos traçados pela mesma e assim, atrair e posteriormente realizar a contratação deste candidato.
Chiavenato também considera que as pessoas e seus conhecimentos/habilidades são a nova base das organizações. A antiga administração de Recursos Humanos deixa de existir para que se surja a Gestão de Pessoas, tratando os colaboradores realmente como pessoas que possuem sentimentos, vontades, inteligência, personalidade, entre outros.
O processo de recrutamento requer um planejamento completo de suas etapas, estas que seguem:
a) O que a organização precisa em termos de pessoas;
b) O que o mercado de RH pode oferecer;
c) Quais as técnicas de recrutamento à aplicar.
O planejamento de pessoal nem sempre é de responsabilidade do órgão da organização, isto quer dizer que o processo pode ser terceirizado.
A administração estratégica de Recursos Humanos é a utilização do potencial das atividades desta área alinhada às metas, objetivos e valores estratégicos da organização com o objetivo de estimular a participação de todos e melhorar o desempenho da organização.
Este alinhamento propicia a implantação de mudanças, a criatividade, a inovação e a flexibilidade da estrutura.
...