APS UNIP - Sobre a Empresa Spotify
Por: Amanda Luiza • 15/11/2024 • Dissertação • 3.578 Palavras (15 Páginas) • 39 Visualizações
1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
1.1 Apresentação da empresa
1.1.1 Dados e fatos relevantes da origem da organização
A razão social da empresa escolhida para elaboração foi a Spotify. A Spotify USA, Inc. oferece o serviço do Spotify aos usuários nos Estados Unidos. A Spotify AB oferece o serviço do Spotify aos usuários em todos os outros mercados. Refere-se a uma entidade legal que do ponto de vista jurídico encontra-se separada das pessoas que fazem parte da mesma. Deste modo, a corporação é responsável por suas dívidas e suas responsabilidades fiscais ou de qualquer outra índole.
O Spotify, originado no ano de 2006, em Rågsved, subúrbio da capital sueca Estocolmo tem como seus fundadores Daniel Ek e Martin Lorentzon, eles desenvolveram a plataforma com o intuito de tornar a música acessível para todos já que na época havia uma imensa crescente da pirataria em todos os lugares do mundo. A idéia principal era entregar uma nova forma de desfrutar boas músicas sem muita restrição e demoras de downloads. O lançamento oficial veio em 2008, já com um aporte de 21 milhões de dólares de investidores que entenderam que tinha um gap enorme na indústria da música. Em compensação a versão gratuita do Streaming só ficou disponível no Reino Unido e para alguns convidados, para ter utilizar você teria que solicitar a alguém que possuía o acesso livre. O nome Spotify originou-se em um dos encontros dos fundadores onde estavam em quartos separados e a fim de decidir um nome, aleatoriamente recitavam palavras e dentre elas surgiu “Spotify”, outro significado deste nome é a combinação das palavras spot (localizar, descobrir) e identify (identificar).
1.1.2 Empresa pública com fins lucrativos
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu sobre o tema, por meio do Recurso Extraordinário nº 1056363 o entendimento que determina o streaming de conteúdos a ser classificado como execução pública para fins de cobrança de direitos autorais por parte do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
“De acordo com os arts. 5º, inciso II, e 68, §§ 2º e 3º, da Lei Autoral, é possível afirmar que o streaming é uma das modalidades previstas em lei, pela qual as
obras musicais e fonogramas são transmitidos e que a internet é local de
frequência coletiva, caracterizando-se, desse modo, a execução como pública.”
O Spotify, seguindo os fatos apresentados, foi classificado como execução pública e a internet, como um local de frequência coletiva no qual essa execução pública é realizada. Podemos considerá-la como empresa com fins lucrativos uma vez que os serviços oferecidos além da versão gratuita. é disponibilizado também na versão paga onde pode-se ouvir músicas sem propaganda e sem precisar estar conectado à internet.
1.1.3 Atividade principal
A empresa atua no ramo tecnológico de entretenimento com foco principal em streamings de áudio estende-se também a reprodução de podcasts seja no celular, no computador, no tablet ou em outros dispositivos. A principal atribuição do Spotify consiste em disponibilizar conteúdos de áudio, em seu acervo atual consta cerca de 40 milhões de músicas, dificilmente uma pessoa conseguirá ouvir tudo isso, mas tem muito conteúdo regional. Foi divulgado em uma entrevista para a Exame.com, os dados pelo Spotify Brasil, o qual revela tempo médio de uso da plataforma pelos usuários brasileiros durante o ano de 2015 de 104 minutos por dia. Os brasileiros ouviram mais de 200 milhões de horas de música no serviço, o equivalente a 23 mil anos.
1.1.4 Informações sobre o porte da empresa
Trata-se de uma empresa pública, a mesma teve ganho líquido de € 241 milhões no terceiro trimestre de 2019, acima do prejuízo de € 76 milhões nos três meses anteriores. Atribuindo como base o faturamento apresentado, podemos concluir que o Spotify é uma empresa de grande porte de acordo com o Guia do Financiamento “a classificação de porte é realizada conforme a Receita Operacional Bruta (ROB) das empresas ou conforme a renda anual de clientes pessoas físicas”. Uma organização com mais de 300 milhões de faturamento é considerada de grande porte.
1.2 Produtos e Clientes
1.2.1 Produtos principais
A plataforma permite que os assinantes acessem cerca de 30 milhões de músicas a partir de diversos modos de navegação. No Spotify, o usuário pode encontrar playlists e rádios, checar quais músicas estão fazendo sucesso entre os assinantes, criar suas próprias coleções ou seguir as coleções de amigos e artistas. A plataforma conta com acesso a listagem de podcasts e prepara playlists exclusivas para cada usuário de acordo com seu histórico de reprodução. De acordo com a companhia, o Spotify conta com 170 milhões de usuários, sendo 70 milhões de assinantes pagos em todo o mundo.
1.2.2 Clientes Alvo
Seu público alvo tem como maioria jovens, o público do Spotify no Brasil em sua maioria consiste em cerca de 79% uma faixa etária peculiar: 18 a 34 anos. Isso deve-se a considerar que a geração denominada como “Y” ou "millennials" têm grande afinidade com recursos tecnológicos e plataformas digitais. Mas como há uma gama muito ampla de conteúdos ofertados, o público tem estendido-se para todas as idades e gêneros.
1.3 Principais concorrentes e a organização
1.3.1 Concorrentes diretos e indiretos
Entre os principais concorrentes estão Apple Music, SoundCloud, Google Play Música, Youtube e Deezer. Além desses existem muitos outros, como por exemplo Pandora, que é um Streaming que ainda não está disponível no Brasil.
O SoundCloud vem com a opção de ser usado gratuitamente, além da imensa quantidade de conteúdo disponível, há uma variedade considerável de versões, isso destaca a plataforma das demais já apresentadas. O Google Play Música, é uma plataforma oferecida também gratuitamente pela Google, é um sistema nativo do sistema Android, nele é possível optar por acessar o aplicativo através de um serviço de assinatura, mas também comprar a versão digital de seus álbuns, que ficará disponível permanentemente. O Deezer possui um sistema de inteligência artificial impressionante. Sua função chamada Flow é uma espécie de serviço para recomendações infinitas, pois ele sempre coloca novas músicas para escutar, sem a necessidade de interrupção. A funcionalidade analise seu comportamento no app para descobrir seus gostos, mesclando canções que está acostumado a ouvir diariamente, misturando com músicas semelhantes, permitindo ampliar seu conhecimento musical. O Youtube no entanto, não se trata de um concorrente direto em vista que seu serviço não tem necessariamente o mesmo objetivo das demais plataformas, provavelmente a mais utilizada.
...