AS BEBIDAS REGGIANI
Por: Ramon Bastos • 11/11/2018 • Trabalho acadêmico • 494 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
CATÓLICA DE VITÓRIA CENTRO UNIVERSITÁRIO
RAMON FERREIRA BASTOS
ESTUDO DE CASO DA HABBIBS
VITÓRIA
2018
ESTUDO DE CASO DA HABBIB’S
- Descreva em poucas palavras quais foram os pilares utilizado pelo dono do Habib’s para formatar a sua gestão de operações;
O dono da empresa acreditou em uma estratégia visando uma variedade muito grande de produtos conciliando isso a preços competitivos dentro do mercado, em outras palavras o pilar fundamental utilizado é de proporcionar baixos preços com produtos de alta qualidade aos clientes. O foco na gestão de custos é de fundamental presença já que a empresa não é favor da terceirização dos serviços de atividades fim e com isso uma maior força é necessária para atingir bons resultados, como já acontece com a empresa.
- Como podemos enquadrar o modelo utilizado pelo Habib’s nas estratégias da cinco força competitiva de Porter. Descreva cada uma das ações do Habib’s utilizando a cinco forças competitiva de Porter.
As cinco forças competitivas de Michael Porter foram criadas para análise de competição entre as empresas e são elas: poder de barganha dos fornecedores, ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos e poder de barganha dos clientes e também a disputa entre as empresas. Para Porter todas essas características são de suma importância e devem ser sempre levadas em consideração e analisadas para que se desenvolva uma estratégia eficiente.
No caso da Habib’s é possível identificar fatores que estão lado a lado com as forças mencionadas por Porter: na ameaça de novos entrantes se dá pelo fato de o ramo de fast food é muito concorrido na indústria alimentícia e a habbis’s se destaca por manter um público “fiel” que é dificilmente batido por outras empresas do segmento. O Poder de negociação dos fornecedores não possui muita relevância, pois o grupo possui uma grande rede de empresas próprias para fornecer os produtos e matérias primas necessárias ao restaurante. A ameaça de produtos substitutos é um setor a qual a habib’s se mantém forte no seguimento pelo fato de outras empresas terem tentado combater o carro chefe, a esfiha, mas não conseguiram com êxito. O poder dos clientes é garantia das boas vendas do habib’s que fidelizam o serviço da empresa e fazem com que mais clientes frequentem o local, os clientes optam pelo local pela garantia de bons preços. Por fim, temos a questão da disputa entre concorrentes que, levando em consideração tudo que foi abordado anteriormente leva a empresa do habib’s a ser um diferencial no mercado perante as outras.
- Quais são os riscos do modelo de negócios do Habbib’s?
- Qual é o foco da rede em sua estratégia de negócios?
- Qual é o modelo de crescimento da rede?
- Quais são os pilares utilizado pelo Habbib’s em seus serviços? Quais são os fatores tangíveis e intangíveis do seu produto?
- Que tipo de estratégia genérica o Habbib’s utiliza. Faça um comentário dos fatores positivos e negativos desde tipos de estratégia.
- Como reproduzir no exterior os baixos custos e a qualidade baseados no processo produtivo verticalizado?
...