AS TÉCNICAS DE PESQUISA E ESCRITA ACADÊMICA
Por: Khloe JNN • 26/6/2022 • Resenha • 571 Palavras (3 Páginas) • 89 Visualizações
FUNDAÇÃO GETULO VARGAS
MBA EXECUTIVO: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICOS
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE PESQUISA E ESCRITA ACADÊMICA
TURMA: 24
ALUNO:
RESUMO
REFERÊNCIA
FRANCHITTO, M. A implementação de uma Organização Social para gestão das atividades de ciência, tecnologia e inovação da Força Aérea Brasileira. Rio de Janeiro, 2016. 26 p. TCC (Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais). Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.
Este artigo foi escrito por Franchitto, da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, e teve como palavras-chave: Gestão. Ciência, Tecnologia & Inovação. Organização Social. O objetivo da pesquisa foi investigar as vantagens da implementação de uma Organização Social (OS) para a gestão as atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) na Força Aérea Brasileira (FAB), em complemento ou substituição a órgãos da Administração Pública Direta.
O autor destaca a importância do assunto quando afirma que a gestão de C,T&I é cada vez mais estratégica para as organizações militares, considerando que a aplicação de tecnologias críticas em aeronaves e sistemas d’armas com ciclos de desenvolvimento menores auxiliam a prontidão operacional e cumprimento da missão da Força.
Neste esteio, Franchitto aponta que a flexibilização administrativa do modelo de Organização Social, comparado ao modelo de Administração Pública Direta torna mais simples a contratação de recursos humanos especializados para C,T&I,. Isto ocorre pela possibilidade da celebração de contratos sob a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e otimização o processo de compra de materiais e serviços.
A contribuição esperada da pesquisa é identificar até que ponto uma Organização Social contribui para a otimização da obtenção de resultados e da gestão dos recursos humanos e financeiros nas atividades de C,T&I da FAB.
Para tanto, na revisão de literatura o autor inicia trazendo a Teoria Geral dos Sistemas que define que a função básica dos sistemas é converter os insumos de entrada (materiais, trabalho, informação) em produtos na saída (bens, serviços, informações) de natureza diferente de seus insumos.
Assim, o pesquisador cita o estudo de Ludwig Von Bertalanffy, explicando que a compreensão dessa teoria é essencial para abordar um tema complexo, como a gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação na Força Aérea Brasileira.
Não obstante, há a análise sob o ponto de vista do gerenciamento de projetos e da importância da administração de diferentes áreas de conhecimento como escopo, tempo e custo no sucesso de um empreendimento.
Com relação ao método, o estudo é exploratório e a pesquisa qualitativa baseou-se em dados bibliográficos e documentais. Foram realizados levantamentos obtidos a partir de questionários enviados a gerentes e pesquisadores, civis e militares, funcionários do setor público e privado, comparando o desempenho da gestão da Administração Pública Direta e da Organização Social, em relação à gestão de escopo, aquisições e contratação de recursos humanos.
...