ATIVIDADE: DIREÇÃO – MUDANÇAS NA DIREÇÃO DA SÃO PAULO ALPARGATAS
Por: Maiara1995 • 26/11/2020 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 129 Visualizações
ATIVIDADE: DIREÇÃO – MUDANÇAS NA DIREÇÃO DA SÃO PAULO ALPARGATAS
Questão 1
Tigre teve que enfrentar desconfianças dos diretores e dos funcionários da empresa, sendo encarregado de fazer a empresa crescer e gerar lucros, e para isso teria que mudar a filosofia da organização, e ainda lidar com a grande concorrência das empresas estrangeiras, principalmente das chinesas. A empresas brasileiras também eram adversárias nesse mercado, fazendo com que o executivo tivesse que reestruturar e modernizar as alpargatas, e pra fechar o círculo das principais dificuldades para Tigre, ele se deparou com trabalhadores desmotivados e sem esperança quanto ao futuro da empresa, e quando o mesmo começou a implementar mudanças, os funcionários do quadro gerencial não aceitaram bem, e 60% do alto escalão abandonou a empresa.
A rigidez e a formalidade atreladas a uma organização ineficiente, que focava apenas na produção fabril, com uma comunicação falha e uma centralização excessiva, gerava todo um sistema autoritário que causava incerteza e desmotivação nos trabalhadores.
Questão 2
A teoria dos dois fatores de Herzberg, pois inicialmente a empresa se preocupava muito com as produções fabris, tendo uma excessiva formalização que provocava desunião entre os funcionários, em que se priorizava as hierarquias e gerava um ambiente pesado esquecendo-se do funcionário e de suas necessidades, se caracterizando nos fatores higiênicos. A partir do momento em que Tigre assumiu a empresa ele incentivou a mudanças e a criatividade dos funcionários, assumindo uma postura motivacional, que se enquadra nos fatores motivacionais de Herzberg.
Medidas de fatores higiênicos: cobranças constantes, falta de comunicação, excessiva formalização, alta burocratização dos trabalhos, foco na produção fabril em larga escala, funcionários ligados só pelas tarefas e pela autoridade, etc.
Medidas de fatores motivacionais: Incentivo a aceitação de mudanças e a criatividade, eficiência organizacional, autonomia para criar, desenvolvimento de capacidade dos funcionários, melhor comunicação, delegação de tarefas que dava mais responsabilidade e gerava reconhecimento.
Questão 3
Fernando Tigre era mais voltado para as pessoas, pois se preocupava em promover a aceitação de mudanças e não apenas impor, ele cuidava da motivação estando atento a autoestima dos colaboradores, e dando oportunidades de expressar a criatividade e autonomia para criar, além de sempre buscar melhorar a comunicação, no intuito de tornar o local de trabalho mais harmonioso com um sistema organizacional maias eficaz na realização de tarefas, o que refletiu diretamente nos produtos, que passaram a ser mais atrativos aos consumidores, gerando por consequência mais lucro pra empresa e mais benefícios para todos os envolvidos.
Para Marcio Utsch, sua preocupação já era com as tarefas, pois tinha maior capacidade de decidir e executar maias rapidamente, sendo muito disciplinado. Tigre o definiu como ágil e agressivo, sempre se saindo bem diante dos desafios. E sua rigidez também se tornou marca registrada, pois ele cobrava disciplinas de todos (estabeleceu multas de 50 reais para os executivos que chegassem atrasados nas reuniões), mais sempre sendo atencioso em saber ouvir para poder delegar da melhor forma.
A teoria contingencial diz basicamente que diferentes situações requerem diferentes tipos de líderes ou de diretrizes, por isso não dar para se atingir os objetivos de forma eficaz, seguindo um único modelo, pois as circunstancias é que vão definir qual a melhor e mais adequada forma de se atingir tais objetivos.
...