ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
Por: ellen099 • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.275 Palavras (14 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
Adriana Ramos RA: 8640267450
Elem Silva RA: 9097459307
José Junior RA: 2983530472
Karoline Caldeira RA: 8095927030
Ludiano Alves RA: 1299109332
Maria Gleiciane Santos RA: 8097894827
Valdeni Soares RA: 8489107752
ATIviDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS
ETAPAS 1 e 2
Orientador: Alessandro Guilherme da Silva
São Paulo
2015
SUMÁRIO
1 passo 1 (etapa 1)
2 passo 2 (etapa 1)
3 passo 3 (etapa 1)
4 passo 4 (etapa 1)
5 passo 1 (etapa 2)
6 passo 2 (etapa 2)
7 passo 3 (etapa 2)
8 passo 4 (etapa 2)
9 referências bibliográficas
Não esqueça de deletar as orientações abaixos!
Este sumário está pré-formatado. Para atualizá-lo é só clicar em qualquer parte dele para selecioná-lo. Em seguida: (i) clicar com o botão direito do mouse, (ii) selecionar a opção atualizar campo e (iii) solicitar para atualizar o índice inteiro. Feito isto, deletar estas observações, em azul.
passo 1 (etapa 1)
A palavra Motivo vem do latim “Motivus” que significa aquilo que se movimenta, que se move, faz andar. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma tendência, a um comportamento específico, de acordo com o ciclo motivacional toda pessoa tem um equilíbrio interno que com um estimulo ou incentivo faz surgir uma necessidade, toda vez que surge uma necessidade, atinge o estado de equilíbrio da pessoa, fazendo com que ela tenha uma ação ou comportamento. Assim dependendo do comportamento pode gerar um sentimento de satisfação ou insatisfação, e com isso a insatisfação desperta na pessoa um sentimento de frustação podendo gerar estresse, insônia, estado de frustação, baixa autoestima e etc.
E uma das questões mais polêmicas referentes ao salário é se este funciona como um fator de motivação para os funcionários. O salário não é um fator motivacional se analisado isoladamente. As pessoas buscam uma garantia no emprego para assim sempre ter sobrevivência os funcionários veem o salário como apenas uma recompensa de seu trabalho que foi exercida durante um mês, um dia, uma hora ou uma semana.
Por isso, as empresas devem ver o salário como função agregada de motivação para procurar usar como instrumento a mais para atingir os objetivos organizacionais e pessoais. Para ter pessoas integradas e produtivas e um ambiente motivador na organização são necessários planos adequados de recursos humanos considerando como o carro chefe, o plano de cargos e salários.
passo 2 (etapa 1)
- Abraham Maslow: Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.
[pic 1]Necessidades Fisiológicas: são necessidades básicas do ser humano.
Necessidades de Segurança: plano de saúde, trabalho remunerado, seguro de vida.
Necessidades Sociais: refere-se a parte de convívio.
Necessidades de Estima: refere-se a parte pessoal.
Necessidades de Auto realização: alcançar objetivos.
- Frederik Herzberg: Teoria dos Fatores Higiênicos Motivacionais [pic 2]
Seu objetivo é identificar fatores que geram satisfação e insatisfação nos funcionários.
[pic 3]- David Mac Clelland: Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou Medo
Esta teoria sustenta que diferentes indivíduos têm diferentes níveis de cada motivo, mas nunca a inexistência de qualquer um deles, em especial o da realização (motivação pelo êxito), aprendido inicialmente na infância.
Na busca de um melhor entendimento do que leva o ser humano realização ou satisfação de um estado latente de necessidade, abaixo segue um quadro comparativo entre as teorias de utilizadas neste estudo.
[pic 4]Na verdade, o que se percebe nas teorias de Maslow, Herzberg e McClelland são tentativas de busca para explicar o que acontece com o comportamento humano e como modifica-lo para a melhor obtenção de resultados nas mais variadas situações da vida.
passo 3 (etapa 1)
Salário: é todo preço pago para os funcionários por exercer determinada função. Por isso a grande questão, salário motiva?
Motivação: A definição de motivação para Abraham Maslow, Frederik Herzberg, Davi MacClelland, é que qualquer pessoa tem suas necessidades sejam elas básicas como Maslow define ou motivadoras e higiênicas como Herzberg define.
Para Maslow a motivação existe em cinco itens hierárquicos, e para Herzberg estão definidos em dois fatores que servem para estímulos e para melhorar o desempenho. Seu objetivo é descobrir o motivo pelo qual os empregados estão desmotivados ou motivados em seu local de trabalho.
...