ATPS - Matematica aplicada
Por: Gregorio2013 • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.572 Palavras (11 Páginas) • 259 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 ETAPA 1 2
2 ETAPA 2 3
3 ETAPA 3 7
4 ETAPA 4 10
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................. 13
INTRODUÇÃO
A atividade prática supervisionada de Matemática Aplicada tem como objetivo estimular a aplicação de funções matemáticas em situações do cotidiano.
Nesta ATPS, estudaremos funções de primeiro e segundo grau, função exponencial, função logarítmica e o uso das derivadas na resolução de problemas. Observaremos que todas essas funções são de suma importância para o Administrador e estão presentes, direta ou indiretamente, em todas as atividades do dia a dia.
O trabalho focará um estudo de caso da Escola Reforço Escolar, que diante do crescimento e expansão do negócio, necessita de uma análise contábil e financeira para a tomada de decisões sobre financiamento junto a uma instituição bancária. A análise correta é importante, pois conduzirá o cliente na escolha da melhor alternativa para investir.
ETAPA 1
Questões do Anexo I
Atividade 1 - Escreva a função Receita para cada turno de aulas (manhã, tarde, noite e final de semana). Depois, calcule o valor médio das mensalidades e escreva outra função Receita para o valor obtido como média.
Atividade 2 - Escreva a função Custo da escola que dependerá de escrever a função Salário dos professores. Utilize variáveis diferentes para representar o número de alunos e o número de grupos de 20 alunos que poderão ser formados.
Atividade 3 – Obtenha a função lucro e o valor informado pelo gerente no cadastro da escola.
Atividade 4 – Obtenha a função que determina o valor das prestações do financiamento do custo dos computadores e elabore tabela e gráfico para: 2, 5, 10, 20 e 24 prestações.
Atividade 5 – Obtenha a função que determina o valor total para pagamento do capital de giro.
Atividade 6 – Conselhos do contador – o que o grupo diria ao Dono da Escola?
Observa-se que os problemas destacados abordam os seguintes conteúdos:
- A atividade 1 aborda a função receita e função variação média da receita;
- As atividades 2 e 3 abordam a função custo e a função lucro;
- A atividade 4 aborda a função exponencial, utilizada para o cálculo das prestações, bem como elaboração de gráficos para comparação;
- A atividade 5 aborda a função logarítmica para o cálculo de juros compostos para se determinar o cálculo do pagamento do capital de giro.
ETAPA 2
- Função receita:
- Principais características: De acordo com Murolo e Bonetto (2012, p. 46), a função receita é uma função polinomial de 2º grau. Está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto. Pode ser transcrita da seguinte forma: R = P x q, onde “P” é o preço e “q” é a quantidade vendida. O gráfico é sempre uma curva conhecida como parábola; apresenta intervalos de crescimento e decrescimento.
- Aplicação direta: utilizada quando se deseja saber a variação da receita em função do preço ou da quantidade vendida.
- Função custo
- Principais características: A função custo está relacionada aos gastos efetuados por uma empresa, indústria, loja, na produção ou aquisição de algum produto. O custo pode possuir duas partes: uma fixa e outra variável.
- Aplicação direta: utilizada para saber quanto se gasta para a produção de um bem/serviço na empresa.
- Função lucro
- Principais características: A função lucro diz respeito ao lucro líquido das empresas, lucro oriundo da subtração entre a função receita e a função custo.
- Aplicação direta: Lucro=receita R(x) - custo C(x)
- Função exponencial
- Principais características: são aquelas que crescem ou decrescem muito rapidamente. Desempenham papéis fundamentais na Matemática e nas ciências envolvidas com ela, como: Física, Química, Engenharia, Astronomia, Economia, Biologia, Psicologia e outras. O gráfico é sempre uma curva suave, podendo ser crescente, decrescente ou apresentar intervalos de crescimento e decrescimento. Pode ou não possuir raízes (ou zeros).
- Aplicação direta: muito utilizada no cálculo de taxas de juros compostos, depreciação de um bem e no crescimento populacional.
- Função logarítmica
- Principais características: “é comum em muitos fenômenos naturais, bem como em várias aplicações nas áreas de administração e economia” (Murolo e Bonetto, 2012, pag. 87). Assim como na função exponencial, o gráfico é sempre uma curva suave, podendo ser crescente, decrescente ou apresentar intervalos de crescimento e decrescimento. Pode ou não possuir raízes (ou zeros).
- Aplicação direta: usado na resolução de equações que surgem nos problemas envolvendo funções exponenciais, como cálculos de montante de dívidas em determinado mês. Outra utilização é no estudo da distribuição de rendas para os indivíduos de uma população de determinado tamanho.
Resolução do Anexo I:
RESPOSTA ATIVIDADE 1:
Receita de cada turno
R=p.q (preço x quantidade alunos)
R (manhã): 200x180=36.000
R (tarde): 200x200=40.000
R (noite): 150x140=21.000
R (finais de semana): 130x60=7.800
Valor médio das mensalidades:
Total do preço/total de alunos: 104.800/580=R$ 180,69
R(média) = p x q
R(média) = 180,69 x 580
R(média) = 104.800,20
...