ATPS Pesquisa Operacional
Por: josegabrielsilva • 21/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
Curso de Administração
Disciplina – Pesquisa Operacional
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TURMA B 7º SEMESTRE
Beatriz Farias de Farias RA 6823485358
José Gabriel Andrade da Silva RA 6816435963
Julia Graciela Corrêa Terra RA 6662430371
Noslen Machado Quaresma RA 6814005269
Pâmela de Freitas Bulla Corrêa RA 6662404400
Raphael Gaspar RA 6659426705
Rio Grande, Abril 2016.
Curso de Administração
Disciplina – Pesquisa Operacional
ATPS
Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa Operacional Mercadológica à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade pratica supervisionada, sob orientação do professor Especialista Divino Lessa.
Rio Grande, Abril de 2016.
INTRODUÇÃO
A pesquisa operacional tem como foco a tomada de decisão. Sendo que é a ciência que fornece ferramentas quantitativas que auxiliam a relacionar a melhor maneira para se operar um sistema.
As organizações são vista como um sistema que busca obter maior retorno possível para as atividades que pratica. Assim podendo entender como a atividade da qualidade de um serviço ou lucro obtido pela venda de um produto.
ETAPA 01 - PESQUISA OPERACIONAL
A pesquisa operacional (PO) se originou na Segunda Guerra Mundial foi utilizada como recurso auxiliando as equipes multidisciplinares nas soluções dos problemas operacionais e de recursos limitados. É usado também para analisar sistemas complexos com propósito de melhorar ou aperfeiçoar a desempenho.
A área da PO esta interligada principalmente a logística, pois vários sistemas produtivos, industriais e gerenciais fazem uso das técnicas para adquirir desempenho superior. Atualmente varias emprese se utilizam de softwares determinando a melhor quantidade de produto mantido em estoque. O campo da atividade da PO se expande desde produção de matéria prima, bens de consumo ao setor e as aplicações de interesse social como as relacionadas à área da saúde, educação entre outros.
Em vista que a OP tem grande impacto crescente na administração de empresas nos últimos anos. Quanto ao numero e variedades de suas aplicações e assim continuam a crescer rapidamente.
Sendo que a PO e a ciência que esta direcionada para resolver problemas reais, tendo como objetivo a tomada de decisão, desse modo da condição para:
• Tomar decisões embasadas em fatos, dados e correlações quantitativas;
• Conceber, planejar, analisar, programar, operar e controlar sistemas por meio da tecnologia bem como de métodos de outras áreas do conhecimento;
• Minimizar custos e maximizar o lucro;
• Encontrar a melhor solução para um problema, ou seja, a solução ótima.
Para resolução de problemas pela pesquisa operacional essa ferramenta se divide em seis fases:
1 - Formulação do Problema: Essa fase, se determinada objetivo, aonde é identificado restrições e planejamento possíveis para caminhos a serem seguidos.
2 - Construção de modelagem: Nessa fase prevalece a modelagem matemática, ou seja, as equações e inequações, na função objetivo, nas restrições. Cabe distinguir variáveis decisivas (variáveis controláveis), das não decisivas.
3 - Resolução do modelo (Também chamada de cálculo do modelo): É nessa fase é encontrada a solução do modelo por meio da utilização de diversas técnicas, desde as mais simples para problemas simples, até as técnicas mais modernas para resolução de problemas mais complexos. E assim foram desenvolvidos softwares que permitem resolver problemas complexos com extrema rapidez e confiabilidade. O Solver do Office Excelda Microsoft e O Lingo Lindo API são exemplos de softwares.
4. Teste do modelo e da solução: Durante essa fase, verifica os resultados encontrados atendem o modelo real do problema. Assim demonstra após a implantação, permitindo detectar se novas soluções são necessárias para possíveis melhorias.
5. Controle das soluções: são identificados parâmetros e valores fixos que envolvem o problema. O controle dos parâmetros é importante para detectar desvios durante o processo. As variações nos parâmetros implicam em correção do modelo.
6. Implantação e Acompanhamento: Nessa fase são avaliados os resultados para fazer ajuste, se necessário no modelo.
ETAPA 02 – Modelagem Matemática;
Caso - Metalíssima
A companhia Metalíssima, objetivando minimizar seus custos, pretende desenvolver uma nova liga composta de 40% de estanho, 35% de Zinco e 25% de chumbo, a partir de diversas ligas disponíveis com as seguintes propriedades:
Tabela - Propriedades
...