Adm da produção e operações
Por: Fernando Henriques • 4/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.621 Palavras (19 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – KROTON
Centro de Educação a Distância – Polo Jundiaí
Atividade Prática Supervisionada
Administração da Produção e Operações
Carla Mariana Grossi da Costa – RA 6501262711
Edson Ferri Junior – RA 7981714869
Fernando Victor Henriques – RA 7213580376
Jenifer Caroline Camargo de Oliveira – RA 6906416610
Curso: Administração
Período: 5º/6º Semestre
Disciplina: Administração da Produção e Operações
Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Professor: ME Luiz Manoel Palmeira
Tutor Presencial: Luciana Santos
Turma: A Turno: Noite
Jundiaí - SP, Outubro de 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. ETAPA 2 – DESCRIÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA..................................................4
3. Processo de Produção.......................................................................................................... 7
3.1 Controle da Matéria Prima 8
3.2 Recebimento 9
3.3 DESCARGA 10
4. Processo de Demanda de Produção 10
5. Programação da Produção. 11
6. ERP. 12
7. Conclusão 16
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 17
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar assuntos relacionados ao processo de produção e demanda da empresa pesquisada Klabin S/A. Com todas as informações levantadas iremos elaborar um relatório onde será desenvolvido um plano de produção, onde o objetivo principal é a busca de soluções no processo de atendimentos aos setores internos, clientes e fornecedores.
Através de uma pesquisa realizada no PLT em questão e em alguns artigos, elaboramos algumas perguntas referentes a empresa Klabin, e após isso iniciamos a execução das perguntas com o Técnico em Controle de Qualidade da empresa.
Neste trabalho também está presente os conceitos de MRP e MRP II, que são essenciais para qualquer indústria.
- ETAPA 2 – Descrição da Empresa Estudada
[pic 2]
Empresa: KLABIN S/A
Endereço: Avenida Augusta Zorzi Baradel, 700 – Tijuco Preto - Jundiaí, São Paulo
Atua no segmento de Conversão e desenvolvimento de embalagens.
Porte: Grande.
Missão: Fornecer produtos e soluções especiais, que atendam as expectativas do mercado, sob a perspectiva da qualidade de vida e de forma sustentável.
Visão: Ser importante e destacado fornecedor de produtos e soluções especiais em embalagens para o mercado global.
Valores: Idem a missão.
Produtos comercializados: Embalagens de Papelão ondulado.
Público alvo: Empresas.
Os processos de produção na Klabin são controlados através de uma carteira de vendas, onde os prazos e as prioridades são definidos pela área comercial e o setor de PCPM - Programação e Controle de Produção e Materiais, onde ordena e distribui nas máquinas conforme as características de cada produto. Os estoques de matéria prima são controlados via sistema ERP onde de acordo com a programação de produção realizada pelo PCPM, os materiais vão sendo reservados ao consumidos conforme ocorre à produção. Uma vez produzido um produto qualquer, através da sua “estrutura” cadastrada no ERP os materiais a qual constituem são consumidos do estoque.
Líder no mercado brasileiro de embalagens de papelão ondulado, a Klabin desenvolve qualquer tipo de embalagem, de acordo com as especificações do cliente, com aplicações em vários segmentos: alimentos, bebidas, cosméticos, eletroeletrônicos, higiene e limpeza, hortifrutigranjeiros e flores, materiais elétricos, químicos e derivados, vestuário e calçados, vidros e cerâmicas.
Para constituição do produto (projeto e desenvolvimento), é informado via ERP, os tempos estimados para cada fase de produção de cada produto. Assim a medida que os produtos são programados para a produção, os tempos de máquinas são atualizados.
Os horários dos funcionários funcionam por turno em horários assim estabelecidos:
Regime de turnos:
1º turno – 06:00 às 14:00 horas
2º turno – 14:00 às 22:00 horas
3º turno – 22:00 às 06:00 horas
Administrativo – 08:00 às 17:00 horas
Os contratempos que ocorrem referentes a estoque negativo poderá ser resolvido através de inventário e ajustado via ERP. Se, somente o sistema estiver negativo, é realizado o ajuste de acordo com a quantidade real. Se o sistema e o estoque real, estão negativos ou zerados, é administrado com o setor de compras a reposição do material faltante.
Dependendo da linha de produtos, produtos exclusivos de clientes específicos, somente é realizada a produção com pedidos emitidos pelo cliente. A quantidade anual da produção da empresa é estimada em 553.000.000 Kg /ano em embalagens de papelão ondulado.
Os principais equipamentos deste processo são a onduladeira e impressoras. A onduladeira transformam bobinas de papel em chapas de papelão ondulado. A Klabin Embalagens possui 10 (dez) onduladeiras de alta produção entre suas 9 (nove) unidades fabris. Produz normalmente chapas de papelão de ondas B, C, E, AC e CB
As impressoras transformam chapas de papelão ondulado em embalagens. A Klabin possui um moderno parque de impressoras, compreendendo aquelas do tipo “Corte-Vinco Rotativa” (utiliza formas para recortar e vincar o papelão fornecendo, como produto final, embalagens não dobradas) e “Dobradeiras Coladeiras” (produzem cortes e vincos em ferramentas ajustáveis, sem necessidade de formas fornecendo, como produto final, embalagens dobradas e com orelhas coladas). As impressoras da Companhia são capazes de produzir impressões de até 5 cores e reticuladas formando policromia.
...