Agenda 21
Por: Carbonieri • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 727 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
1. Introdução
A sustentabilidade é, cada vez mais, um assunto que ganha espaço nas conversas e preocupações das pessoas, discutir, conhecer e encontrar caminhos que tragam um consumo e utilização de produtos e meios de produção que estejam em harmonia com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais uma preocupação real.
Todos utilizamos recursos do meio ambiente, ao não nos preocuparmos em repor o que tiramos, e, principalmente não nos preocuparmos em diminuir o consumo e a poluição gerada por meios de produção e o lixo, estaremos em um desequilíbrio que já está sendo sentido em crises de água, aquecimento global e aumento de lixo.
A Agenda 21 é um exemplo de um conjunto de medidas que podem reduzir o nosso impacto sobre o meio ambiente, baseando-me em seus conceitos, descrevo abaixo 10 medidas que podem ser adotadas por qualquer cidadão e empresa que incluem diminuir, reutilizar e trocar métodos e hábitos atuais por alguns mais sustentáveis.
1. Trocar o carro por transporte público ou bicicleta;
2. Consumo racional de água;
3. Acumular uma quantidade grande de roupas para a lavagem;
4. Utilizar produtos fabricados por empresas que tenham responsabilidade social;
5. Utilizar os dois lados de uma folha em impressões;
6. Evitar o uso de lâmpadas durante o dia;
7. Realizar coleta seletiva de seu lixo;
8. Conscientizar pessoas próximas a adotarem medidas e práticas mais sustentáveis;
9. Varrer calçadas e quintais ao invés de lavá-los com mangueira
10. Adotar um sistema de caronas com colegas de trabalho ou pessoas que morem próximas.
Adotando pequenas medidas como essas, gradualmente conseguiremos reduzir o impacto individual que temos sobre o meio ambiente, e em conjunto, conseguiríamos uma razoável melhora em nosso modo de vida e no nosso planeta, devastando menos e trabalhando mais em equilíbrio com o mundo.
Algumas medidas citadas já foram adotadas por mim e por pessoas próximas como uma Agenda 21 particular, por exemplo, a utilização da água e energia elétrica, principalmente em um período de seca como o que vivemos nesse momento no Estado de São Paulo, separação de lixo orgânico de lixo seco e encaminhamento para locais próprios e preparados para lidar com a coleta seletiva e a redução do uso de sacolas plásticas.
2. Considerações
A Agenda 21 é um programa participativo que engloba todos os “atores sociais”, ou seja, as áreas que afetam a sociedade como um todo e cada país desenvolverá sua própria agenda com soluções adequadas a sua realidade e problemas próprios.
O projeto da Agenda 21 visa, junto a toda a população, criar ideias e meios que possibilitem a exploração de recursos de maneira mais sustentável, não causando um desequilíbrio entre produção/consumo e meio ambiente.
Ao tomarmos consciência desses pontos podemos criar uma agenda pessoal, em escala doméstica, a ser seguida e dividida com pessoas próximas para que elas também criem suas próprias ações gerando, assim, uma rede de conscientização que trará soluções para um
...