Analise Literária do Livro - A Iliada de Homero”Adaptada por Frederico Lourenço
Por: leticia fernandes • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 1.790 Visualizações
Universidade Luterana do Brasil
Ulbra-Torres
Analise Literária do Livro- “ A Iliada de Homero”Adaptada por Frederico Lourenço
Acadêmico: Leticia Fernandes Gonçalves
Setembro de 2017
Folha de Rosto
Universidade Luterana do Brasil
Ulbra – Torres
Leticia Fernandes Gonçalves
Trabalho Cientifico (Analise Literaria do Livro “A iliada de Homero” Adaptada por Eduardo Lourenço
Trabalho apresentado ao curso de Sociedade e Comtemporaneide,como parte das exigências do curso ,orientado pelo Professor Luiz Carlos Garlipp
Setembro 2017
Introdução
O presente trabalho tem como finalidade a analise da obra “A Iliada de Homero ” traduzida e apresentada e prosa pelo autor Eduardo Lourenço.
O qual esta estruturado da seguinte forma:
No primeiro momento apresentamos as causas que levaram a guerra de Tróia, no seguinte momento temos os episódios em destaque, e por sequencia, apresentaremos as consequências da guerra, após este ato iremos apresentar o estudo dos personagens, e algumas citações e comentários ,e por fim a conclusão .
Sumario
- Capitulo I - Causas da Guerra
- Capitulo II- Episodios em Destaque
-Rapto de Helena
-Cavalo de Tróia
- Capitulo III- Consequencias da Guerra
- Capitulo IV- Estudo dos Personagens
- Capitulo V- Conclusão
Resumo
A Iliada de Homero
Gregos e troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena de Troia (esposa do rei lendário Menelau), por Páris (filho do rei Príamo de Troia). Isto ocorreu quando o príncipe troiano foi à Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organizasse um poderoso exército. O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Troia. A Guerra
O cerco grego à Troia durou cerca de 10 anos. Vários soldados foram mortos, entre eles os heróis gregos Heitor e Aquiles (morto após ser atingido em seu ponto fraco, o calcanhar).
A guerra terminou após o grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua ideia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protetores. Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, abriram-se portas no cavalo de madeira e saíram centenas de soldados gregos. Estes abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Troia até sua destruição.
Capitulo I
Causas da Guerra
Segundo o relato feito no livro ,o conflito começa em uma festa de bodas de Peleu ( um bravo guerreiro mortal) e a Deusa Tétis para a qual são o casamento de Peleu e Tétis todos os deuses foram convidados, menos Éris, ou Discórdia. Ofendida, a deusa compareceu invisível e deixou à mesa um pomo de ouro com a inscrição “à mais bela”. As deusas Hera, Atena e Afrodite disputaram o pomo e o título de mais bela. Zeus então ordenou que o príncipe troiano Páris, à época sendo criado como um pastor ali perto, resolvesse a disputa. Para ganhar o título de “mais bela”, Atena ofereceu a Páris poder na batalha, Hera o poder e Afrodite o amor da mulher mais bela do mundo. Páris deu o pomo a Afrodite, ganhando assim sua proteção, porém atraindo o ódio das outras duas deusas contra si e contra Troia.
A mulher mais bela do mundo era Helena, filha de Zeus e Leda. Helena possuía diversos pretendentes, que incluíam muitos dos maiores heróis da Grécia, e o seu pai adotivo. Finalmente um de seus pretendentes, Odisseu (cujo nome latino era Ulisses), rei de Ítaca, resolveu o impasse propondo que todos os pretendentes jurassem proteger Helena e sua escolha, qualquer que fosse. Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta.
Quando Páris foi a Esparta em missão diplomática, se apaixonou por Helena e ambos fugiram para Troia, enfurecendo Menelau. O qual apelou aos antigos pretendentes de Helena, lembrando- os do juramento que haviam feito. Agamenon então assumiu o comando de um exército de mil barcos e atravessou o mar Egeu para atacar Troia. As naus gregas desembarcaram na praia próxima a Troia e iniciaram um cerco que duraria dez anos, custando a vida de muitos heróis, de ambos os lados. Finalmente, seguindo um estratagema proposto por Odisseu, o famoso Cavalo de Troia, os gregos assim venceram a guerra.
...