Analise de credito
Por: ka1r • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 480 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Mecanismos De Combate
Segundo Soares (2007), uma das principais estratégicas para combater a corrupção, seria a “propagação dos conceitos e a aplicação dos princípios da ética e fixação dos valores morais no ambiente da sociedade e das corporações.”
Para Ramina (2002), “a prevenção é a melhor maneira de combater a corrupção, mesmo em termos de custo para a sociedade, a prevenção efetiva pode reduzir a extensão de ação penal.” No setor privado, códigos de ética e de integridade são de grande importância para desenvolver um senso cívico de respeito pelas instituições e pelos direitos humanos.
Spinelli (2008) afirma que “as atividades de controle interno devem ocorrer prioritariamente de forma preventiva”, buscando identificar pontos críticos no fluxo das ações desempenhadas, de modo a evitar a ocorrência de possíveis desvios na execução dos atos praticados. Porém, essa ação não inclui verificações concomitantes ou, ainda, a posteriori, com o intuito de examinar a regularidade das ações desenvolvidas e, se for o caso, apurar responsabilidades nas situações em que forem identificadas incorreções.
Dentre as ações corruptas que envolvem instituições financeiras, pode-se caracterizar aquelas que possuem impacto direto no patrimônio da empresa, como atos de desvio de recursos promovidos por funcionários, ou mesmo de agentes externos capazes de burlar o sistema financeiro em benefício próprio ou também os que não possuem impacto direto, mas utilizam a empresa como parte de um esquema de corrupção. Podemos citar:
Corrupção ativa - oferecer, para um indivíduo, vantagem indevida em troca de benefícios não legais.
Corrupção passiva - solicitar ou receber, para ou para outrem, uma vantagem indevida, a simples aceitação da proposta já constitui crime.
São propostas de mecanismos para combater a corrupção bancária nas instituições, segundo Costa (2011)
• Reduzir as oportunidades de corrupção por meio de simplificações de procedimentos e regulamentações, por intermédio do incremento da qualidade no uso da tecnologia nas informações.
• Minimizar o poder discricionário daqueles que têm poder de decisão.
• Desmistificar e despersonalizar a ação governamental por meio de mecanismos de transparência e acesso á informação dos públicos interessados.
• Promover a meritocracia no ambiente da organização.
• Aprimorar a gestão financeira e os mecanismos de controle, utilizando sistemas de contabilidade eficientes, combinados com atividades de auditorias internas e independentes.
• Estruturar e assegurar o suporte legal no combate a corrupção.
• Educar as novas gerações quanto á ações éticas e cidadã no trato dos negócios.
De forma geral os bancos adotam hoje, uma série de medidas cabíveis com relação a essas práticas corruptas, como o controle de suas informações. Com o conhecimento as informações, elas se transformam em um bem precioso para as empresas.
2.2.6 - Plano de Ação
O levantamento dessas práticas corruptas
...