Analise do documentario the corporation
Por: Brendha Pudell • 20/4/2017 • Resenha • 567 Palavras (3 Páginas) • 568 Visualizações
THE COPORATION é um documentário onde denúncia irregularidades de varias empresas, empresas grandes e de vista bem avaliadas pela população mundial.
As corporações não tinham tanto poder durante o século XVI já que eram um numero reduzido, porém por volta de 1712 foi que ganhou força, no começo da era Industrial, onde a demanda de produtos era grande por conta dos consumidores, sem falar na necessidade de aumentar a produtividade e a enorme demanda por ferrovias, infra-estrutura e indústria pesada, surgidas com a guerra civil americana e a revolução industrial assim surgindo varias oportunidades de crescimento empresarial.
Ao final da guerra civil americana, a 14ª emenda da constituição dos EUA foi aprovada. Nela estava escrito que nenhum Estado poderia tirar a vida, a liberdade, ou a propriedade sem estar amparada a um processo legal. Dando assim, direitos iguais às pessoas negras e protegendo os escravos recém liberados. Ocorreu que, as corporações se aproveitando desta brecha na lei, foram até os tribunais e exigiram os mesmos direitos, por se tratarem também de uma pessoa. Como uma corporação não existe fisicamente foi criado um corpo jurídico. Uma pessoa jurídica. Começava ai, na metade do século XIX, a mudança no papel das corporações, que passaram de insignificantes, para onipresentes como a igreja, a monarquia e o partido comunista foram em outros tempos. Desta forma as corporações poderiam tomar atitudes de qualquer pessoa como, por exemplo: contratar e demitir pessoas. Essas corporações não possuem sentimentos e a noção da ética; o seu respaldo seria sempre adquirir mais consumidores e produzir grandes quantidades de produtos.
Nesse surgimento de corporação, as empresas tinham um único objetivo, o lucro. Sendo assim as empresas de grande porte escolhe países que tem mão de obra barata para que possa produzir seus produtos.
Com isso as empresas acabam contratando pessoas para trabalhar pagando o mínimo possível pelo serviço prestado, quem trabalhava nessas corporações eram crianças, idosos, mulheres gestantes realizando trabalhos insalubres, sem a menor falta de respeito com o próximo. Essas empresas são indiferentes aos sentimentos alheios, quando viam que nesses países tinha um custo mais alto por estar-se desenvolvendo iam para países com um custo mais baixo.
Essas empresas começam a ter um grande problema, tais como ser negligente na segurança, ter danos à saúde publica, causando poluição. As corporações sempre alegavam que não fazia esses tipos de coisas, sempre mentindo por ganância, pois diziam que tinham projetos sócias que ajudava o próximo e ao meio ambiente.
Os protagonistas do elenco do documentário foram submetidos a falsificar as historias das empresas, pois eles queriam que só passassem coisas boas das empresas mostrando-nos que a empresa cultuava valores que não prejudicava a sociedade e ao meio ambiente. Essas pessoas se recusaram a fazer essa falsificação, pois a vida de sua família como também a da sociedade corriam riscos.
Muitas pessoas foram a rua lutando para que a dignidade do ser humano possa ser estabelecida, ouve muitas guerras e mortes, para que isso possa acontecer. Com isso o governo teve que tomar uma atitude para que possa ter o controle da sociedade e das corporações.
Com essas implicações das corporações gerou um grande debate entre
...