Análise de Mercado Clientes
Por: Larissarioga • 25/8/2016 • Relatório de pesquisa • 7.659 Palavras (31 Páginas) • 244 Visualizações
Introdução
O relatório presente tem como propósito apontar as informações obtidas através de entrevistas realizadas com alunas de Pole Dance na cidade de Belo Horizonte. Por intermédio dele será possível a analise das principais variáveis envolvidas no futuro negócio.
Foram entrevistadas dez alunas que frequentam diferentes escolas de Pole Dance distribuídas na região de Belo Horizonte. O período da coleta de dados foi do dia 11 de abril a 20 de maio do ano de 2016, tendo duração media de 15 a 20 minutos cada entrevista.
As entrevistas foram orientadas por um roteiro, através de perguntas feitas pelo entrevistador. Os encontros foram previamente agendados sendo 5 deles realizados nas escolas após as aulas, 2 por ligação telefone e os 3 últimas por gravação no aplicativo whatsapp. As conversas foram gravadas com a autorização de todas as entrevistadas e posteriormente transcritas.
Os depoimentos foram divididos em quatro blocos, sendo eles: Perfil das Alunas, Modalidade, Preferências das Alunas e Concorrência.
No bloco “Perfil das Alunas” está abordado pontos gerais sobre a primeira experiência de cada uma com o Pole Dance que engloba informações sobre cada aluna em relação ao meio esportivo, além de depoimentos sobre a decisão de iniciar as aulas e suas expectativas e interesses futuros.
O bloco “Modalidade” está evidenciada a maneira como cada participante da entrevista percebe a atividade em sua vida, assim como a comparação do Pole Dance com outras atividades disponíveis no mercado e os benefícios aferidos a ela. Neste bloco é também discutida a maneira como se realiza as aulas nas escolas.
Já no bloco “Preferências das Alunas” expõe o motivo de escolha das escolas em que procuram ou fazem parte. Também é apresentada a opinião das aulas experimentais e preço das mensalidades. Por fim, são expostas informações e preferências das alunas em relação a suas escolas.
O bloco “Concorrência” é o que considera as principais escolas conhecidas pelas alunas, e as experiências das mesmas.
Bloco 1 – Perfil das Alunas
O bloco em questão tem como finalidade conhecer as características e o relacionamento entre as alunas e a dança. Serão relatadas informações gerais sobre a experiência de cada aluna com o Pole Dance, e como a modalidade começou a fazer parte de suas vidas. São também comentadas as expectativas das alunas sobre a modalidade e as atividades físicas realizadas pelas mesmas.
- - Primeiro contato com o Pole Dance.
Algumas entrevistados comentaram que o primeiro contato que teve com a dança foi através da internet :
Em redes sociais como o Facebook e WhatSaap, onde as alunas que já praticavam a dança postavam fotos e vídeos de movimentos e figuras realizados na barra vertical.
“No meu feed do Facebook eu vi uma foto maravilhosa de uma menina que eu nem tinha muito contato fazendo o ‘Butterfly’, e nesse post tinha várias curtidas e vários comentários. Não era uma foto comum.”
Em vídeos no Youtube, que possuem como ilustração apresentações de dançarinas e atletas do Pole Dance.
“Vi um vídeo de uma dançarina de Pole Dance no Youtube, dançando uma musica que eu gosto muito que é da banda Florence and the Machine e eu apaixonei pelo vídeo”
Houve entrevistada que contou que descobriu a dança assistindo televisão por meio de novelas e programas de entretenimento
“Eu tinha uns 12 anos, eu vi na TV, era uma novela de uma personagem que dançava lindamente. Mais tarde eu vi num desafio no programa da Eliana”
Outras entrevistadas contaram que conheceram o Pole Dance através de amigas que praticavam a modalidade que comentavam dos benefícios, faziam elogios, convidavam para fazer aula experimental .
“Minha amiga começou a fazer, e ela elogia tanto que um dia eu falei: ‘Meu deus eu tenho que fazer isso também”
Uma das entrevistadas já praticava outra modalidade artística o que a fez conhecer o Pole Dance na própria academia de dança em que faz parte,despertando assim a sua curiosidade sobre a dança.
“Eu comecei a frequentar uma academia de dança, pra outra modalidade e lá tinha Pole Dance, isso me fez ter uma certa curiosidade e procurar saber mais a respeito”
- Iniciativa
Uma das entrevistadas contou ter iniciado as aulas de Pole Dance depois que percebeu a evolução e os benefícios da dança através da comparação das mudanças físicas e rápidas da amiga.
“Eu fiquei com muita vontade de começar a praticar porque eu vi a evolução dela, em pouco tempo o corpo mudou muito, com fortalecimento de músculos e alongamento. Eu tinha vontade de voltar com o meu alongamento quando a vi fazendo uma abertura.”
Outras entrevistadas comentaram que a iniciativa surgiu pelo desejo de fazer algo desafiador, diferente e divertido, que não fosse monótono e vir a ser uma rotina prática e repetitiva.
“ Eu queria arrumar alguma atividade física a fazer, mas odeio musculação e me sinto desmotivada quando faço coisas repetitivas que entram na rotina”
“Sempre gostei de tudo que é inovador e ousado, o Pole Dance atende nisso e muito mais”
Houve entrevistadas que admitiram que começaram fazer Pole Dance por motivos emocionais relacionadas a auto-estima e auto-confiança, e sabiam que a dança iria ajudá-las como uma terapia fazendo-as se sentirem melhor. Escolheram o Pole Dance por acreditarem que ele auxiliaria no empoderamento feminino.
“Eu estava com muita fragilidade emocional, eu precisava ocupar meu tempo e aí junto com o termino no meu namoro, queria fazer uma coisa pra eu me sentir melhor, empoderada como mulher, e fui atrás disso.”
Uma das entrevistadas contou em seu depoimento que uma foto em sua rede social chamou a sua atenção e, como consequência, surgiu o interesse para saber como era praticar o Pole Dance e os resultados que aquilo podia acrescentar em sua vida.
“Eu imediatamente comecei a pesquisar escolas de Pole Dance para fazer a minha matrícula. Eu tinha curiosidade. Aquela foto na barra vertical super feminina e sensual me instigou a fazer também, eu sabia que aquilo ia acrescentar algo”
- Atividades físicas em geral
Algumas entrevistadas compartilharam a informação de que praticam musculação e acreditam ser importante conciliar o Pole com atividades que desenvolve força, e resistência alem de ajudar no controle do peso.
...