Análise de Práticas de Gestão Adotadas pela Empresa Farmácia de Manipulação
Por: Thayss123 • 30/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.945 Palavras (8 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO ........................................................................................................3
2- DESENVOLVIMENTO ............................................................................................4
2.1- Como é o planejamento estratégico da empresa?................................................4
2.2- Qual a função social da escola, diante do processo de escolarização da população analfabeta e com baixa escolarização?......................................................5
2.3- Quais são os desafios e as possibilidades para a efetivação do direito à educação de Jovens e Adultos?...................................................................................6
3- CONCLUSÃO .........................................................................................................9
4- REFERÊNCIAS .....................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar a situação descrita no Estudo de Caso da Quintessência, Este trabalho abordará as ações de Gestão de Pessoas no que diz respeito ao Planejamento Estratégico da organização, avaliará o plano e Gestão de Pessoas que está sendo elaborado pela empresa estudada, seu processo de Gestão por competências na empresa e relacionará as atribuições/funções dos colaboradores com o desenvolvimento de competências.
Também verificará a descrição das competências apresentadas, descrevendo o melhor método para recrutar e selecionar pessoas para o cargo de gerente da Quintessência.
Apresentará ações essenciais junto ao público interno para que uma empresa seja de fato responsável socialmente e a relação com o meio ambiente e atividade junto à comunidade. Analisará ainda a importância dessas ações para o sucesso da Organização.
2. DESENVOLVIMENTO:
A empresa estudada possui um planejamento estratégico em amadurecimento e percebe que cada vez mais, ah uma necessidade de formar e disseminar um pensamento corporativo fundamentado na gestão do conhecimento.
2.1- Como é o planejamento estratégico da empresa (histórico da organização; Missão, Visão e Valores)?
No processo de planejamento e organização de empresas é fundamental ter na prática tanto a Missão, quanto a Visão e os Valores, pois são pilares fundamentais no Planejamento Estratégico de uma organização e deve ser trabalhada direcionada para que a empresa consiga atingir os seus os objetivos e se estabeleça no mercado. Ou seja, deve-se colocar em evidência qual é a razão da existência da empresa; apontar quais são os objetivos a longo prazo da empresa; reforçar os aspectos éticos e morais que a empresa é valorizada e compartilha com os seus consumidores e com a sociedade.
Na Quintessência, sua Missão é: “Promover a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável”. Já a Visão da empresa é: “A Farmácia Quintessência será líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços”. Seus Valores estão estabelecidos da seguinte forma: “Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade: acreditamos que nenhuma relação seja com clientes internos ou com externos pode ser duradoura sem ética, respeito e dignidade; Excelência na gestão: buscamos as melhores práticas para gerir nosso negócio; Direcionamento para o cliente: é para entendê-lo e atendê-lo cada vez mais e melhor que abrimos nossas portas todos os dias; Exigência de rigor nos processos: queremos ter os melhores processos sob a ótica de custos para a empresa e benefícios para o cliente; Foco em Resultados: sabemos da importância de monitorar o equilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados; Valorização das pessoas: investimos no treinamento e na troca de ideias, experiências e valores como caminho para o crescimento profissional e pessoal de nossa equipe.
2.2- Qual a função social da escola, diante do processo de escolarização da população analfabeta e com baixa escolarização?
A função social da escola é aquela que tem que gerar conhecimento e ir muito além do que possamos imaginar ser aquela que envolve a transmissão de valores para os cidadãos se formarem de melhores formas para uma sociedade muito melhor e justa para todos. Desse modo, a educação tem que ser feita de uma forma inclusiva que possa incluir qualquer cidadão, criando programas, dinâmicas, buscando sempre algo fácil para que os jovens/adultos possam aprender de um jeito diferente e proveitoso, assim sendo alfabetizado.
Com a função de educar Jovens e Adultos, o programa EJA aqui no Brasil é de rede pública, pois tem a finalidade de desenvolver o ensino fundamental e médio em um só, com qualidade, para aqueles que não tiveram oportunidade de frequentar a escola na infância ou que por algum motivo não conseguiram concluir todos os anos do ensino.
2.3- Quais são os desafios e as possibilidades para a efetivação do direito à educação de Jovens e Adultos?
. Observamos que existem mudanças significativas e essenciais referentes à modalidade educacional no Brasil, principalmente na legislação e na metodologia utilizada no processo ensino-aprendizagem. Na trajetória da educação de jovens e adultos é possível identificar avanços importantes na direção de seu conhecimento como direito para um conjunto expressivo de sujeitos que, por motivos diversos, não tiveram acesso ou possibilidade de permanência a um dos bens públicos mais valorizados em nossa sociedade, a educação.
...