Análise dos Fatores Comportamentais
Por: netpinheiro • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.498 Palavras (10 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MARIA PINHEIRO RA: 361667
ANALISE DOS FATORES COMPORTAMENTAIS
PROFª CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
PALMAS, TO
26/04/2012
[pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MARIA PINHEIRO RA: 361667
ANALISE DOS FATORES COMPORTAMENTAIS
Trabalho de Analise dos Fatores Comportamental referente à Atividade Prática Supervisionada (ATPS), apresentado à Faculdade Anhanguera – Uniderp, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Comportamento Organizacional, sob a orientação da Profª Cristiane Vinholi de Brito.
PALMAS, TO
26/04/2012
MARIA PINHEIRO RA:361667
ANALISE DOS FATORES COMPORTAMENTAIS
Trabalho de Analise dos fatores comportamentais referente à Atividade Prática Supervisionada (ATPS), apresentado à Faculdade Anhanguera – Uniderp, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Comportamento Organizacional, sob a orientação da Profª Cristiane Vinholi de Brito.
Aprovado em:
Banca Examinadora
____________________________________
Prof.
_____________________________________
Prof.
iv
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento organizacional, e os fatores influenciadores destes, como a inovação, liderança, percepção e comunicação, descrevendo através de pesquisas bibliográficas em livros, revista e sites especializados. Sendo como principal referência Idalberto Chiavenato cientista das relações humanas nas organizações. O comportamento organizacional baseia-se no comportamento das pessoas que compõe a organização, buscando explicar áreas tais como a motivação e os estilos administrativos. Alguns autores afirmam a ligação com a percepção, atitudes, personalidade e aprendizado. Considerando que o ambiente em que atua as organizações é essencialmente dinâmico, e que suas relações com esse ambiente devem proporcionar-lhe condições de sobrevivência, é necessário que o sistema mantenha certa capacidade de adaptação às exigências ambientais, que são sociais, políticas, econômicas, tecnológicas, ecológica e legal. Com isso, poderão auxiliar na elaboração das metas e estratégias para explicar, prever e controlar o comportamento.
Palavras chaves: Comportamento, percepção, inovação e liderança.
v
ABSTRACT
The objective of this study was to evaluate the organizational behavior and the influencing factors such as innovation, leadership, perception and communication, describing through literature searches in books, magazines and websites as the main reference especializados. Sendo Idalberto Chiavenato scientist of human relations in organizations. The organizational behavior is based on the behavior of people that make up the organization, seeking to explain areas such as motivation and administrative styles. Some authors claim a connection with perception, attitudes, personality and learning. Whereas the environment in which it operates is essentially dynamic organizations, and that his relations with this environment you must provide the conditions for survival, it is necessary that the system maintains some capacity to adapt to environmental requirements, which are social, political, economic, technological, ecological and legal. This may assist in the preparation of goals and strategies to explain, predict and control behavior.
Keywords: behavior, perception, innovation and leadership.
SUMÁRIO
Introdução 2
Capítulo I- Comportamento Organizacional 3
Capítulo II- Inovação 5
Capítulo III- Trabalho em Equipe 6
Capítulo IV-Percepção e Comunicação 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9
2
INTRODUÇÃO
O comportamento Organizacional é um objeto de estudo para relações humanas dentro da organização, onde existem diversidades de fatores que interferem ou geram crescimento. Variáveis que influencia o comportamento, favorecendo programa da valorização da diversidade, com estratégias de alinhamento, reestruturação e implementação. Com base, nestas percebemos a importância de examinar a fundo todas as reações, motivações e mudanças para que acorra maneiras como pratica de gestão. O termo CO relaciona-se de modo particular com questões sobre cultura organizacional, liderança, personalidade e emoções, percepção e tomada de decisão, valores, atitudes, satisfação com o trabalho, poder e política, conflito e negociação, mudança organizacional, comunicação, motivação, entre outros estudos que podem afetar os envolvidos. A eficiência que se define na ação em que o individuo tem para se alcançar determinando objetivo se torna ferramenta adotada para que o processo tenha resultado, eficácia consiste na forma como executamos as tarefas.
...