As Políticas Públicas
Por: Silvia Duarte • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 966 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Coordenação de Educação a Distância
Especialização Gestão Pública Municipal
Políticas Públicas
Aluna: Silvia Renata da Silva Duarte
Atividade I
1)Analise as interações sociais cooperação, competição, consenso e coerção e conflito, apresentando situações reais onde cada uma pode ocorrer e destacando as correlações de força dos atores envolvidos.
Resposta: As interações sociais envolvem indivíduos, grupos, organizações e coletividades.
A cooperação consiste na capacidade de realização de ações conjuntas em prol de um benefício comum, ou seja, as pessoas envolvidas buscam motivação e interagir por possuírem os mesmos objetivos e valores. Podemos citar como exemplo o mutirão da Justiça, em que um grande número de juristas e funcionários se une para dar celeridade a processos cíveis e criminais de detentos com ou sem condenação;
A competição é uma forma de interação social que compreende um amplo número de procedimentos de disputa por bens escassos, geralmente conforme regras admitidas pelas partes, ou seja, é a busca em alcançar um objetivo excluindo as possibilidades de outros. Podemos citar como exemplo a licitação na modalidade de pregão, em que o pregoeiro menciona um item do objeto do certame e os fornecedores e/ou representantes das empresas interessadas no fornecimento, realizam a disputa para ver quem vai ter a proposta mais vantajosa e ganha o direito de fornecer;
O consenso e coerção são meios a qual se pode se administrar os conflitos, o consenso busca a mediação através da existência de um acordo entre os membros de uma coletividade, quanto a princípios, normas, valores, objetivos 2 ou meios, que possibilitem o bem-estar coletivo. O consenso precisa se construído, não ocorrem naturalmente e a coerção quando não há um consenso na resolutividade dos conflitos.
A coerção consiste na ação de reprimir, de refrear. Na política corresponde à força exercida pelo Estado para fazer valer o direito. Como a aplicação da força pode gerar reações, o custo da coerção pode ser muito elevado, e o seu uso, demasiado desgastante para quem a aplica. Podemos citar como exemplo de consenso, uma audiência de separação em que há conciliação de casais em processos de separação que envolve pensão de alimentados e guarda dos mesmos. Já um exemplo de coerção, podemos citar as manifestações que vem ocorrendo em todo o Brasil. O Governo tem utilizado a força policial para conter os manifestantes, na maioria trabalhadores, que reivindicam a saída de um agente público do cargo, ou que alguma lei que possa prejudicar a classe seja sancionada e outras mais.
O conflito se distingue das outras interações sociais, porque pode levar a choques para obter o acesso a recursos escassos como riqueza, poder e prestígio e todos os seus instrumentos. Para que a sociedade possa continuar a existir, a possibilidade do uso da violência, própria do conflito, deve estar dentro de limites administráveis. Quando o conflito envolve o uso da violência, dizemos que as partes estão em situação de confronto, cujo ponto crítico é a guerra. Podemos citar como exemplo a guerra da Síria, que surgiu com a revolta civil de oposição ao presidente do país, motivados, entre outras coisas, na busca pela democracia, direitos humanos e liberdade de expressão.
2)O que são políticas públicas e como se pode analisá-las?
Resposta: Existem muitas definições sobre a temática.
No material disponibilizado do curso, pude verificar a definição de que Políticas Públicas é o conjunto de decisões e ações destinadas à resolução de problemas políticos, ou seja, buscar dar resolutividade a uma demanda da sociedade.
Podemos analisá-las pelo a partir de modelos abaixo:
Modelo institucional;
...