As Principais Escolas da Administração
Por: Guilherme Mazur • 29/3/2017 • Trabalho acadêmico • 822 Palavras (4 Páginas) • 370 Visualizações
Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Paranavaí
Acadêmico:
Curso: Ciências Contábeis Série: 1 1ºT1
Professora: Letícia
Apostila: Teoria Geral da Administração
Tema 2: As Principais Escolas da Administração
1 - Como Taylor iniciou seus estudos?
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários desde o chão de fábrica ate a alta gerencia. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo, dando ênfase na tarefa.
2 - Qual era o interesse da Administração Científica?
Possuía o intuito de aplicar a ciência à administração. Com ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.
3 - Explique com suas palavras o Estudo dos Tempos e Movimentos.
O estudo dos tempos e movimentos é a analise de quanto tempo e de que forma um operário realiza sua tarefa, nesse estudo se verifica qual a melhor forma de realizar a tarefa, calculando o tempo e os movimentos gastos com intuito de aprimorar a produtividade.
4 - Explique o sistema de gratificação por peça.
O sistema de gratificação por peça surgiu com a necessidade de aumento de produção das industrias, para incentivar os operários a trabalharem mais criaram esse sistema para que quanto mais estes produzissem mais eles iriam ganhar, com isso houve um aumento de produtividade na época.
5 - Taylor assegurava que as indústrias padeciam de 3 males. Quais eram esses males? Explique cada um deles.
1. Vadiagem sistemática dos operários - que reduziam a produção acerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. Há três causas determinantes da vadiagem no trabalho:
a) O engano disseminado entre os trabalhadores de que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego.
b) O sistema defeituoso de Administração que força os operários à ociosidade no trabalho a fim de proteger seus interesses pessoais.
c) Os métodos empíricos ineficientes utilizados nas empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte de seu esforço e tempo.
2. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização. Não sabem como produzir e quanto produzir.
3. Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho. Não possui critérios, ou seja procedimentos para executar as tarefas.
6 - Quais os aspectos das ORT (Organização Racional do Trabalho) ? Explique brevemente cada um.
Seleção Cientifica do Trabalhador: O trabalhador deve se desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões.
Tempo-Padrão: O trabalhador deve atingir no mínimo a produção estabelecida pela gerência.
Plano de incentivo salarial: A remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao numero de unidades produzidas.
Trabalho em conjunto: Os interesses dos funcionários e da administração podem ser conciliados através da busca de maior grau de eficiência e produtividade. Quando o trabalhador produz muito, sua remuneração aumenta e a produtividade da empresa também.
Gerentes planejam, operários executam: O planejamento deve ser de responsabilidade
...