As Tecnologia de Produtos Lácteos
Por: Mari...12 • 9/11/2017 • Relatório de pesquisa • 622 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
Universidade Federal de Minas Gerais[pic 1][pic 2]
Instituto de Ciências Agrárias
Curso: Engenharia de Alimentos
Disciplina: Laboratório de Tecnologia de Produtos Lácteos
PRÁTICA II
Iogurte líquido
Iogurte líquido
Segundo a Resolução nº 46 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o iogurte é definido como leite fermentado cuja fermentação se realiza com cultivos protosimbióticos de Streptococcus salivarius subsp. thermophilus e Lactobacills bulgaricus aos quais podem-se acompanhar, de forma complementar, outras bactérias ácido-lácticas que, por sua atividade contribuem para a determinação das características do produto final.
O processo básico de fabricação do iogurte segue os seguintes passos:
- Leite pasteurizado: Deve ser fresco, produzido nas melhores condições sanitárias possíveis, com baixa contagem de bactérias, ausência de microrganismos patogênicos e de substâncias inibidoras e não rancificado.
- Padronização: É padronizado o teor de sólidos do leite. A porcentagem de sólidos não gordurosos do leite para produção de iogurte é de grande importância, pois afeta a cinética de acidificação e algumas características do produto como o pH, a acidez e a consistência.
- Adição de açúcares e/ou edulcorantes: Essa adição pode afetar a fermentação, e por consequência, aumentar o tempo para atingir a acidez desejada.
- Homogeneização: Tem a finalidade de promover a dispersão homogênea da mistura base, aumentar a viscosidade e melhorar as qualidades organolépticas.
- Tratamento térmico: É um dos principais parâmetros que afeta a textura, a microestrutura e a reologia do iogurte.
- Resfriamento: Após, tratamento térmico o produto deve ser resfriado para ser realizado a inoculação da cultura.
- Inoculação: Deve ser inoculada a cultura, preferencialmente, a cultura starter.
- Fermentação: Ocorre a 42 C. Desenvolve a temperatura constante até atingir a acidez ou o valor de pH desejado. O tempo de fermentação é variável de acordo com a cultura empregada.
- Resfriamento: Deve-se resfriar o produto, a uma tempera de 15 C a 25 C.
- Envase e produto pronto: Após, o envase o produto já está pronto para ser comercializado. Para prolongar sua vida útil é necessário manter sob temperatura de refrigeração.
Mesmo o iogurte sendo preparado com leite pasteurizado, após a homogeneização é importante realizar um tratamento térmico para uma melhor textura, pois altera as propriedades físico-químicas da caseína e desnatura as proteínas do soro. As proteínas são quebradas liberando produtos que estimulam o crescimento das culturas, eliminando o oxigênio dissolvido no leite, melhorando o crescimento das culturas microaerófilas, matando aos microorganismos patogênicos que possam estar presentes no leite. A aplicação de tratamento UHT (ultra-high temperature) não traz os mesmo benefícios e propriedades físicas necessárias ao crescimento da bactéria láctica, por isso a faixa de temperatura a ser empregada varia de 75 C/1 a 5 min até 95 C por um tempo de 5 a 10 min.
...