As teorias administrativas surgiram como uma consequência do contexto sócio, político e econômico
Por: diogorosend • 19/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 353 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHARIA
TRABALHO SUBMETIDO À UFPE COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO POR
Diogo Rosendo
&
Thayse Amanda Siqueira Santos
Prof. Dr. Jocilene Otílio
Caruaru, 01 de outubro de 2015
Diogo Rosendo
&
Thayse Amanda Siqueira Santos
[pic 2]ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHARIA
[pic 3]Relatório submetido à UFPE e apresentado como atividade complementar na disciplina Administração para Engenharia, no curso de Engenharia Civil, ministrado pela professora:
[pic 4]Prof. Dr. Jocilene Otílio
Caruaru, 01 de outubro de 2015
SUMÁRIO
1. Sumário _ 3
2. Introdução _ 4
3. Análise da empresa _ 5
4. Análise do filme _ 9
5. Referências _ 10
INTRODUÇÃO
As teorias administrativas surgiram como uma consequência do contexto sócio, político e econômico que ao transformar os modelos de organização do trabalho foram transformando também as formas de compreender e de se utilizar a ciência administração nas instituições e serviços, pois o desenvolvimento contínuo das forças produtivas, a internacionalização dos mercados e os conflitos sociais e organizacionais é que levam a respostas mais abrangentes para as questões administrativas (PARK,1997).
O processo administrativo que é composto pelas funções de: planejamento, previsão, organização, direção e controle. Este trabalho tem como função possibilitar a visualização das funções administrativas em empresas facilmente reconhecidas por seus produtos consumidos no dia-a-dia.
Este trabalho tem por objetivo relatar sobre a empresa AVON, e seus principais acontecimentos, focados nos aspectos de natureza administrativa da empresa bem como no modelo de gestão da organização.
Os mesmos objetivos se aplicam à empresa do filme sorteado: De Pernas para o Ar.
ANÁLISE DA EMPRESA
Empresa: Avon Cosméticos Ltda.
Logomarca: Avon
1. Aspectos econômicos
∙ Setor econômico: Pertence ao setor secundário, pois transforma a matéria- prima em produtos de consumo (produtos de uso pessoal)
∙ Propriedade: Privada
∙ Tamanho: Grande empresa, pois possui mais de 33.200 funcionários e faturamento superior a U$ 8 850 000 000,00
∙ Número de proprietários: Sociedade de Responsabilidade limitada
2. Estrutura da organização: Organização com fins lucrativos
∙ Competitividade:
O diferencial para que uma empresa seja competitiva está na capacidade de promover os ambientes implantando novos conceitos e valores da sociedade às estratégias, como o respeito ao meio ambiente e ao ser humano sempre respeitando o consumidor através de altos padrões de qualidade.
A AVON utiliza a ferramenta Big Data, que monitora e armazena informações da rede interna e das redes sociais gerando uma maior interação com os clientes. Também alterou o composto da linha Renew, por exemplo aumentando assim suas vendas e competitividade.
∙ Ambiente organizacional:
Sintetiza a forma feminina de pensar e agir em três grandes valores. São eles:
▪ Co-inspiração: Cada ser é fonte inspiradora para outros seres humanos se desenvolverem.
▪ Cooperação: O trabalho de cada um constrói o trabalho de todos.
▪ Coexistência: Somos capazes de compartilhar um mesmo mundo.
As decisões são baseadas e determinadas após meses de pesquisas e reuniões entre toda a cúpula administrativa da empresa, elas sempre procuram atender as necessidades de suas revendedoras e de seus consumidores sem jamais esquecer da questão ambiental.
∙ Tecnologia:
Para a AVON, ser inovador faz parte da estratégia da empresa. A AVON se preocupa em sempre usar a melhor tecnologia para surpreender os consumidores. Em 1897 inaugurou seu primeiro laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento e transformou sua fábrica original em estrutura de madeira em uma instalação de tecnologia super avançada.
∙ Estrutura:
O sucesso da Avon deve-se também à sua estrutura empresarial bem organizada, claramente dividida e com uma base sólida de revendedoras que multiplicam o número de consumidoras com seus fiéis contatos.
...