Atividade colaborativa Etica e relações humanas
Por: jacquesoliveira • 8/6/2015 • Relatório de pesquisa • 749 Palavras (3 Páginas) • 285 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração de Empresas
Unidade de Ensino: Unidade Vila Mariana
NOME | Jacques Oliveira Nunes |
RA | 4253835280 |
Atividade Colaborativa
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração de Empresas
Unidade de Ensino: Vila Mariana
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Rosangela Fatima Santiago.
ARTIGO
Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI
Passo 3:
Para concluir esta Atividade Colaborativa, você deverá consolidar as conclusões que os debates no Fórum auxiliaram você a desenvolver. Este é o momento em que você elabora seu artigo. Organize todas as conclusões a que você chegou após debate no Fórum. Em seguida, elabore suas argumentações/explicações, de forma a justificar as seguintes questões, em ordem sugerida a seguir:
- Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização.
O trabalho escravo existe à muito tempo, e no Brasil, infelizmente se tornou uma herança cultural, além disso, é tratado com impunidade causada pela desigualdade. No intuito de suprir necessidades básicas, as pessoas abandonam sua cidade de origem aceitando propostas sedutoras, mas não é isso que de fato acontece, elas caem na escravocrata contemporânea, que surgiu na globalização neoliberal.
A Constituição Federal Brasileira de 1888 e os princípios da Consolidação das Leis do Trabalho que são protetivas, acabam sendo deixadas de lado, pelas necessidades em que o trabalhador se encontra, quem negocia essa “escravidão contemporânea” é chamado de aliciador.
Na verdade o que essas pessoas buscam, é o mínimo de dignidade que deveria ser proporcionada pelo Governo, apesar da falta de estrutura oferecida, o Estado luta para que as condições que essas pessoas se encontram, sofram mudanças. Isso é feito através da Organização Internacional do Trabalho e pela Sociedade Civil, mas mesmo assim a situação persiste.
- Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.
Nas zonas rurais brasileiras, por exemplo, as pessoas vivem da pecuária e da lavoura, mas nem sempre o clima ou diversos outros fatores ajudam na produção dos mesmos. Diante dos imprevistos, o trabalhador fica impossibilitado de sobreviver, então se submetem a qualquer tipo de trabalho.
O “patrão”, por sua vez, se aproveita do momento delicado em que as pessoas se encontram, e não cumprindo nada da lei, coloca essas pessoas em condição de escravidão total.
Geralmente, esses homens chegam em áreas afetadas pela depressão econômica, e de porta em porta, anunciam o recrutamento de colaborados. Em geral tentam conquistas a confiança das pessoas, elas entregam todo documento necessário para recrutamento, porém os mesmos nunca são devolvidos, criando mais um vínculo de dependência entre a vítima e o aliciador.
...